Wednesday, October 08, 2008

Escreve José António Lima...

Depois das moralizadoras vitórias sobre o Sporting e o Nápoles (que é um clube médio italiano e não um Milan ou um Inter, como se quis fazer crer após a eliminatória...) (...) blá blá blá

Como não poderia deixar de ser, o vice-Rui Santos do nosso planeta da bola armou-se do seu já tradicional (ia dizer “clássico”, porém o termo não se aplica, tendo em conta o protagonista) nojinho e, após as tais “duas moralizadoras vitórias” do Benfica, colocou Quique Flores na secção “... em queda” da sua página, n’A Bola – caro Vítor Serpa: poupem nas despesas e deixem a página em branco... de qualquer modo, só serve para limpar montras ou para crianças do 5.º ano fazerem pasta de papel nas aulas de EVT. Noto ainda que este subproduto de Miguel Sousa Tavares faz a interessante ressalva do tal “clube médio italiano” – esqueceu-se de acrescentar relativamente ao sportém: “clube médio português e não um Benfica ou um folcuporto como muitos querem crer”. Vá lá, Zé António não se deixou deslumbrar pela estrondosa exibição e não menos vistosa vitória do seu sportém ante o poderoso Basileia: ao lado de Quique, surge Paulo Bento, também na secção “... em queda” (não se percebe por quê... queda de onde?).

Quem me conhece saberá que figurinhas como o Zé António me encantam. São tristes, são débeis, têm o seu quê de imbecilidade e, ainda assim, têm tempo de antena. Porém, há que reconhecer que nos fazem falta. Isto, na perspectiva da indústria do entretenimento – e o que são os jornais desportivos senão entretenimento? No entanto, o Zé António é daquelas personagens que conseguem sempre dizer qualquer coisa que me faz exclamar algo do género “... mas este pulha tem cérebro?!” e isso é um mérito, porque eu raramente uso o termo “pulha”, por um lado; por outro, há muito que concluí que “cérebro” é coisa que não tem (pelo menos, um cérebro saudável e funcional) e a dúvida surge-me inexplicavelmente todas as quartas-feiras – também é certo que se desvanece meia-dúzia de segundos depois, mas o que interessa é que este pop-up inconsciente me intriga.

Mas o Zé António também tem sentido de humor. Embora não tenha lido toda a página – só li mesmo a secção “... em queda”, confesso -, encontrei dois apontamentos de elevada sensibilidade para o riso. Diz, a propósito do empate (ui ui ui... o Zé António exultou com este empate!!! Viva o Leixões!!!) do Benfica em Matosinhos, que “só o ábritro não o deixou (ao Leixões) alcançar a vitória”. Não é divertido? Mas Zé António supera-se: junta ao seu humor pequeno-burguês um toque de refinada literatura a dá-se ao luxo de aplicar eufemismos para falar de obesidade. Ora, vejam só o que ele escreve: “a dupla Ro-Ro (Rochemback e Romagnoli) – PÁRA TUDO! Não é delicioso? Bem, continuando... – a dupla Ro-Ro (Rochemback e Romagnoli) introduz, por vezes, excesso de lentidão”. Escuso-me a comentar... Podia ir mais longe e falar do “trio Ro-Flo-Ro”, incluindo Miguel Veloso no pacote (com todo o respeito pelo pacote de José António Lima, que não era a esse que eu me referia).

Obrigado, Zé. Para a semana só limpo os vidros da casa-de-banho com a tua prosa depois de tirar apontamentos.

12 Comments:

At 8:45 AM, Blogger vinhas said...

Existe um dogma nacional à volta do Benfica: a equipe não pode perder, nem jogar mal nem ter resultados infelizes. É um dogma, sei lá porque!
Como dogma que é tem de ser escaupelizado pelos Torquemadas da nossa praça que deliciam-se em lançar à fogueira quem estiver a jeito. São assim os inquisidores perante o dogma: se não tiverem sangue a verter não sabem o que dizer.
Outro dogma comum é a comiseração relativamente ao Sporting. Pode jogar mal, ser lento ou estar com o periodo que todos os comentadores desta aldeia lamentam aqui e ali, acham que o PBento podia ter feito isto ou aquilo mas são sempre tratados como a equipa que nunca brilha mas como não é para brilhar está sempre assim-assim e como tal não se pode pendurar no garrote.
Sinto que já entramos na fase da má vontade com o Quique por ser um técnico sóbrio e coerente (provavelmente o melhor que o SLB teve nos ultimos 10 anos). Mas a coerencia no futebol é uma chatice para os autodenominados comentadores.

 
At 12:35 PM, Blogger Erk said...

De facto a coerência é lixada.

Mas eu, sendo sportinguista, acho que às vezes o SCP leva paulada por tudo e por nada. Quando estava em 1º tudo o que era comentador dava pau. Descobria-se casos no balneário e maus fígados do treinador todos os dias. Agora que já não está, parece que as coisas acalmaram. A mim parece-me que o benfas é que tem boa imprensa. A capa dos "4 ases de trunfo" antes do derby deu-me vontade de rir, por exemplo. O destaque à exibição na derrota frente ao Nápoles. E o próprio anão dos caracóis, às vezes, parece que manda uns bitaites a favor. Da outra vez apareceu a dizer que o Suazo está a tempo de fazer o que Mantorras já não pode fazer. Soou a preparar os adeptos para a saída do Mantorras da equipa. Serviço para o Luís Filipe Vieira? Digam-me vocês... Mas nunca o ouvi dizer nada de positivo do SCP. Mesmo nas vitórias.

P.S.: O Paulo Bento desceu. É que ganhou a supertaça frente ao Porto, meses depois de lhes ter ganho na final da taça de Portugal. Entretanto a equipa tem praticado mau futebol, em comparação com o fim da época anterior e os primeiros dois jogos. Daí o desce.

 
At 3:16 PM, Blogger Diego Armés said...

Sim, mas quem desceu foi o Paulo Bento que, na minha modesta opinião, se mantém absolutamente igual a si próprio (para o bem e para o mal). Qual é a ideia? Para isso, meta-se a equipa do Sporting a descer... Não?

 
At 3:42 PM, Blogger Diego Armés said...

Gostava apenas de fazer aqui um auto-reparo: trio Ro-Flo-Ro... não era isto que eu queria dizer. Era isto: trio Flo-Ro-Ro. Mas para ler de seguida: trio Flóróró. Assim é que é.

 
At 8:01 PM, Blogger joemorales said...

Se esse Flo for de Floribela é muito bom. Muahaaahaha.
O Paulo Bentoinhas é um nabo e isso já todos repararam, querem fazer dele um Fergunson, mas esquecem-se que ele não passa de mais um como muitos que por aí há.
Caro Valdemar
Sim, do Benfica os jornais não falam. Um gajo abre o jornal e só tem 2 páginas do Glorioso, mas a capa é 75% vermelha. Olha, se fosse o Luisão a dar uma cotovelada na Floribela, muahaaahaha , como fez o Burro Alves, e não se falava noutra coisa durante esta paragem do campeonato...

 
At 12:54 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Gostei Guitarrista. E gostei em particular do 'Clube médio português'. Que por acaso até ganhou, nos ultimos 10 anos, 10 troféus nacionais, contra apenas 3 do Benfica, o maior dos grandes. Troféus Guadianas e cidade de Albufeira à parte. Por acaso, o Zéntóin Lima também me faz rir. Mas não é o único...

 
At 4:33 PM, Blogger Diego Armés said...

O Blackburn também já ganhou campeonatos em Inglaterra e o Nottingham Forest já foi Campeão (bicampeão!)Europeu. Isso não faz deles "grandes clubes ingleses", quando comparados com Liverpool, Man. United e Arsenal. Ou faz?

 
At 5:07 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Se é o Benfica que comparas ao blackburn e nott forest então, nesse caso, dou-te toda a razão porque a situação é precisamente essa: Não se pode considerar um clube grande apenas pelo que conquistou no passado.

 
At 5:32 PM, Blogger Diego Armés said...

Não, era mesmo o sportém.

 
At 8:46 AM, Blogger vinhas said...

Não embandeirem em arco...somos todos pequeninos no contexto europeu. O melhor que podemos esperar é que a crise economica venha a nivelar por baixo os 3 grandes campeonatos: Inglaterra, Espanha e Itália. Mesmo assim Holanda e Alemanha estarão à nossa frente.

 
At 12:51 PM, Blogger Bulhão Pato said...

Há duas coisas que me intrigam nesta história:
1) JA Lima é pior do que JM Delgado? Pelo menos, o Lima só escreve à quarta-feira. Em contrapartida, Delgado escreve mais vezes, embora normalmente com copy paste: ai, o Benfica estava tão mal quando o Vieira chegou; ai, o Vieira fez tão bem às finanças do Benfica; ai, não sejam ingratos e não se esqueçam da credibilidade recuperada; ai, os títulos hão-de chegar...
2) Porventura mais enigmático: a tua casa-de-banho tem vidros para limpar? Que raio!

 
At 8:57 PM, Blogger Diego Armés said...

Mas é claro que tem. A minha casa-de-banho tem vista sobre o Tejo...

 

Post a Comment

<< Home