Thursday, December 15, 2005

Sporting na UEFA

(Título deliberadamente jucoso e sem nível)

Bom, vamos lá: o nome CSKA de Moscovo diz-vos alguma coisa? Não? Adiante: e o nome Halmstad? Nada? Pois, bem me parecia. Fiquem os senhores sabendo que estes dois colossos do futebol europeu, que fizeram a folha a clubes nossos conhecidos em tempos recentes, foram à UEFA passear a sua classe. Que é como quem diz, "laurear a pevide", tendo regressado a casa com a barriguinha cheia de tristes figuras.

O primeiro, depois de conquistar o troféu numa final de triste memória para muitos amigos meus (confesso que até eu fiquei com uma pontinha de... não sei bem definir... mas não era aquele regozijo que habitualmente surge no final das derrotas do Sportém), foi eliminado nesta fase de grupos da UEFA. Ok, uma vez mais, ficou patente a superioridade dos russos sobre os verdinhos do Lumiar (sim, os moscovitas CHEGARAM à fase de grupos da UEFA). Porém, 4 pontos em 4 jogos valeram-lhes um desonroso 4º lugar, deixando-os fora dos oitavos-de-final. Pouco para quem uma taça daquelas, ainda fresquinha, lá em casa.

Já os outros estrangeiros altos e louros conseguiram proeza maior: tornar ainda mais humilhante a prestação do Sportém na UEFA da presente temporada. Pois siabam então que o Halmstad ficou em último lugar do grupo, com zero pontos (decidi escrever por extenso para que não restassem dúvidas), 1 golo marcado e apenas 12 tentos sofridos. Isto, em 4 jogos. É, no mínimo, notável. De facto, era areia a mais para o a camioneta da turminha verde-alface.

Em jeito de conclusão, resta-me acrescentar que o Miguel Garcia é um sacana talhado para injustiça - excepção feita àquela bola na trave, ao oitavo penalty, a época passada, na Luz (abençoada deficiência nesse pé direito!). O cabeceamento, aos 123 minutos, em Alkmaar, que virou do avesso 122 minutos de futebol (lembram-se? A lagartagem toda amuada e os holandeses todos felizes e eufóricos? E, num segundo, invertem-se as posições e toda a gente se esquece que quem merecia ter passado era o AZ? E o Sportém já era o maior? Lembram-se?) foi das coisas mais injustificadas que o desporto-rei trouxe ao mundo. A sublinar o que digo, aqui vai: a equipa holandesa já está apurada para os oitavos, quando ainda lhe falta disputar um jogo (o Middlesbrough também está apurado; mas esses têm o Rochemback, o que faz toda a diferença para o ano passado - não só não o tinham como ainda o defrontaram...). Foi isto que esse alentejano mal-amanhado veio fazer para o futebol profissional? Foi?

0 Comments:

Post a Comment

<< Home