Monday, April 10, 2006

Sobre os "bons perdedores"

É traço comum aos textos da autoria de sportinguistas que li por essa futeblogosfera o reconhecimento do mérito do FC Porto na conquista, que tão bem se adivinha que já parece real, do campeonato deste ano. Fica-lhes bem, tal como fica a qualquer um que partilhe desta opinião - denota bom senso, por um lado, consciência do futebol que se praticou, por outro, e, não menos importante, demonstra um "saber perder" muito apurado (quiçá, fruto dos longos cem anos de experiência...).

Outro traço geral* - o chamado traço que borra a pintura - é o engasgamento com o campeonato do ano passado. A comparação surge com trejeitos de inevitabilidade: "o Porto ganha e muito bem, ao contrário dos 'outros', que ganharam com favores" é um pensamento recorrentemente expresso em muitas linhas que hoje tive a paciência de ler. Pois fiquem sabendo que não vos fica bem. Julgo que quando uma equipa é campeã com 65 ou 66 pontos (não me recordo ao certo), atribuir a culpa à teoria do colo soa absurdo. Pois que culpa tem o Benfica, os benfiquistas ou a APAF que FC Porto e Sporting (eos outros, por que não?), com seus treinadores menos que medíocres, conseguissem ser ainda mais incompetentes do que os de vermelho conduzidos por um velho senil e desactualizado? É uma pergunta pertinente, parece-me. Para esses sportinguistas, aqui fica o meu conselho: antes de fingirem que sabem perder, aprendam a digerir as derrotas. É que um ano de indigestão já é muito tempo.

Parabéns ao FC Porto. Desde há bastante tempo que parece ser a equipa que mais mereceu este título. Uma palavra de apreço ainda para o lunático holandês que, sob fogo e debaixo do apedrejamento dos críticos que salivam e urram, ganha uma campeonato com limpeza e está prestes a fazer a desejada dobradinha. É obra, quer se queira, quer não. Merece o meu respeito e, já agora, o meu agradecimento pela convulsão mental que provocará em senhores da verdade como Miguel Sousa Tavares, só para nomear. Mas também podia falar do Miguel Sousa Tavares, para não bater sempre no mesmo.

Para finalizar, devo acrescentar que, caso o Sporting tivesse ganho no sábado e conseguisse manter-se no primeiro lugar até ao fim - o que não se afiguraria óbvio, mesmo que tivesse ganho este jogo -, seria absolutamente notável depois de um início fraquinho, nas mãos do arrepiante Peseiro. Paulo Bento fez, sem dúvida, um trabalho de mestre que lhe augura um bom futuro como treinador. Precisa apenas de moderar o ímpeto durante os jogos, mas isso virá com o tempo, suponho. Aprendendo a perder, talvez. O primeiro passo está dado, assim sendo.

*"Traço geral" é uma expressão que não abrange, felizmente, TODOS os sportinguistas.

50 Comments:

At 11:37 AM, Blogger Férenc Meszaros said...

Sou dos que reconhece a superioridade do Porto (menos no jogo da Taça no Dragão), questiona o que teria sido este campeonato se o Peseiro tivesse saído logo depois do jogo do Halmstad (se, se...) e que mantém que o Benfica foi levadinho ao colo o ano passado.

Num dos comentários do post anterior dizes que '(...) A não ser que a escandaleira seja sub-humana, por mim, para se ganhar tem que se ser melhor do que os erros do árbitro'. Não posso estar mais de acordo. O problema é que, no ano passado, o nível dos adversários (leia-se Sporting e Porto) foi tão baixo, que os erros de arbitragem acabaram realmente por fazer a diferença no desfecho do campeonato. E mesmo assim, de uma forma evidente, grosseira e totalmente impune.

 
At 11:47 AM, Blogger Diego Armés said...

Já sentia saudades do teu chorinho, Férenc.

Liedson, o Benfica ficou fora da corrida este ano há duas jornadas atrás, após o empate com a Naval, em casa. Não foi assim tão cedo. De qualquer modo, é um assunto sobre o qual ainda me vou debruçar, em jeito de balanço. Mas concordo que dificilmente uma equipa como a doBenfica, este ano, ou do Sporting, o ano passao, tem estofo para duas competições (ou três, com a Taça) de envergadura em simultâneo.

 
At 11:55 AM, Anonymous Anonymous said...

Guitarrista, Guitarrista, começo a ficar preocupada, já viste a temperatura? Por este andar não consigo discutir contigo! E, que diabo, inde já se viu uma "doente azul" não conseguir discutir com um Lampião? Apresento o meu protesto. ;-)

 
At 12:25 PM, Blogger Diego Armés said...

Não te preocupes, o grande dia está para chegar. ;-)

Ando em contenção, a poupar energia e maus fígados, de maneiras que, daqui a meia-dúzia de dias (ou horas, quem sabe...), a "grande análise guitarrística" dará que falar pela futeblogosfera. Estou em stand-by, a preparar as falanges para o teclamento e lobo frontal para a precisão vocabular.

 
At 12:30 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Confesso que acho graça ao estilo, Guitarrista: à falta de argumentos, lá se saca o sarcasmo fácil e a piadola.

Bem sei que nem tu ficaste bem convencido com o campeonato do ano passado, mas anda lá homem, consegues fazer melhor que isto!

 
At 12:41 PM, Blogger Diego Armés said...

Confundiste, não era piada. Disse exactamente aquilo que queria dizer: já tinha saudades dos teus comentários. Faz falta uma notinha de fado aqui pelo blog. "ai, que triste vida a minha"...

Mas o sarcasmo também não te fica mal. Podias era direccioná-lo melhor.

 
At 12:47 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Até acho que a minha vida podia ser bem mais triste: Podia ser do Benfica...

 
At 12:53 PM, Blogger Diego Armés said...

:-)

Não sejas previsível. E tenta não abusar do absurdo. Se soubesse o que é uma pessoa regozijar-se por sentir a inveja e a mesquinharia de um sportinguista...

 
At 2:33 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Confesso que tenho inveja do Sporting não treinar metade do ano no Jamor. E de não ter o Veiga como Director Geral da SAD. E de não ter o estádio cheio de gente sem dentes a puxar pela minha equipa...

Mas fico contente por te regozijares da minha inveja...

 
At 2:47 PM, Blogger Diego Armés said...

:-)

Repito: não sejas previsível.

Por falar nos dentes dos adeptos: esqueceste-te dos coiratos, das nódoas de vinho e das mines. Há que ser rigoroso na descrição.

 
At 6:05 PM, Anonymous Anonymous said...

Alguém falou de coiratos? E fatos d treino com nódoas?

 
At 6:06 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Esqueci-me também do Beto. Também me causa inveja.

 
At 6:29 PM, Blogger Diego Armés said...

Vocês também tinham um. Se o mandaram embora foi porque quiseram...

 
At 12:40 PM, Anonymous Anonymous said...

fpm se trincas a língua é o teu fim! ;-)

 
At 1:17 PM, Blogger Rhodes said...

Chi... parabéns meu! Só mesmo tu para dares conversa a lagartos e tripeiros(eu tb falo com eles, mas evito o assunto futebol. Alias, evito falar com "senhores da razão" sobre qualquer assunto).

Falando de coisas serias - fds grande! Capital ou província?

Abraço

 
At 3:29 PM, Blogger Diego Armés said...

Reclusão.

 
At 4:35 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu até acho que com tripeiros o melhor é nem falar. Não achas Guitarrista?

 
At 5:11 PM, Blogger Diego Armés said...

Nem mais. Só com tripeiras.

 
At 5:32 PM, Anonymous Anonymous said...

Com essas facciosas e adeptas de corruptos, que ainda por cima falam com imensos "ons" e são umas provincianas parolas que ainda por cima aparecem na blogosfera no intervalo da aula de alfabetização? Nem consigo descortinar-lhes uma virtude que seja.

 
At 6:00 PM, Blogger Diego Armés said...

São gajas. Basicamente, isso é uma virtude à partida, partindo daquela máxima muito minha "eu gosto de gajas"...

 
At 6:40 PM, Anonymous Anonymous said...

Gosto de ti porque és selectivo e nada machista!

 
At 7:32 PM, Blogger Diego Armés said...

Sim, eu sei. Além disso, sou altamente desejável. Não foi à toa que subi na vida...

 
At 11:18 AM, Anonymous Anonymous said...

Querido Guitarrista:

Ahhh, deixa lá!

 
At 8:20 PM, Blogger Apre said...

Gostei e subscrevo o comentário do Ferenk:
'O problema é que, no ano passado, o nível dos adversários (leia-se Sporting e Porto) foi tão baixo, que os erros de arbitragem acabaram realmente por fazer a diferença no desfecho do campeonato. E mesmo assim, de uma forma evidente, grosseira e totalmente impune.'

Nem mais!

 
At 11:43 AM, Anonymous Anonymous said...

fpm cometeste um lapso, era certamente Leonor e não Helena. Estás perdoado, mas, por favor evita repetir.

 
At 3:45 PM, Blogger Diego Armés said...

"no ano passado, o nível dos adversários (leia-se Sporting e Porto) foi tão baixo"

Amigos, esta frase diz tudo. Querem o quê? Dizer que o Penafiel desce de divisão esta época porque não foi tão beneficiado como o foram Sporting e FC Porto? Não há qualidade, não há faixas. Ponto.

 
At 5:05 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Toma lá pela terceira vez. Desta, faz lá um esforço e tenta ler até ao fim: 'O problema é que, no ano passado, o nível dos adversários (leia-se Sporting e Porto) foi tão baixo, que os erros de arbitragem acabaram realmente por fazer a diferença no desfecho do campeonato. E mesmo assim, de uma forma evidente, grosseira e totalmente impune.'

 
At 5:54 PM, Blogger Diego Armés said...

És um mau perdedor. O que é estranho, com tantos anos de aprendizagem.

Fomos campeões (somos, que o campeonato ainda não tem novo dono) com mérito: fomos melhores que os outros. Cometeram erros a mais. Culpem quem quiserem, mas uma equipa que faz 62 pontos a lutar pelo campeonato em 34 jornadas só pode ser adjectivada de incompetente. Queres um desenho?

 
At 6:23 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Admito ser mau perdedor. Exactamente na mesma proporção em que sou sovina se me roubam a carteira.

E não preciso de desenhos, porque vais-me desenhar sempre entradas do Petit á bola. De facto caro Guitarrista, não acredito que haja desonestidade nos teus argumentos. Apenas invisualidade na tua análise.

 
At 6:34 PM, Anonymous Anonymous said...

Só por curiosidade, aonde querem chegar? À conclusão que nenhum dos dois gosta de perder - esta conclusão surge como corolário de tanto um como outro achar mais meritória e bonita a vitória da sua cor? Não seremos todos um bocado assim? Não sei, estou a perguntar..

 
At 6:48 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Pronto Helena, lá vens tu desligar-nos a playstation. Quando se fala sobre futebol, bem sabes, nem sempre conseguimos impôr os nossos argumentos ou fazer valer nossos pontos de vista. Mas isso muitas vezes, é acessório. A discussão vale pela partilha e pela catárse. E poupa o clube em cadeiras...

 
At 6:54 PM, Anonymous Anonymous said...

Ah, afinal era o que eu pensava. Desculpem, tinha de provocar um intervalo, estavam a fazer-me lembrar aquela animação dos homenzinhos com as mocas - sem desprimor para qualquer um de vocês. Façam o favor de continuar, não queremos cadeiras estragadas na próxima jornada! ;-)

 
At 6:55 PM, Blogger Diego Armés said...

Pfff... mulheres.

Atenção: eu não desvalorizei vitória alguma. Acho que o FC Porto será um justo campeão, este ano. Tal como o Sporting seria se não tivesse vacilado. O campeonato foi bem disputado e houve grande equilíbrio entre os três grandes até ao momento decisivo, quanto a mim, da prova: o Benfica - Sporting. Aí o Benfica ficou para trás. No outro encontro decisivo, foi o Sporting quem ficou para trás. É justo que o vencedor seja aquele que soube aguentar-se aos deslizes nos confrontos directos - apesar de ter perdido das duas vezes com o Benfica, o FC Porto nunca se foi abaixo na sequência dessas derrotas.

Agora, já não acho bem que me venham desvalorizar a vitória do Benfica do ano passado com teorias de conspiração e o blá blá blá da APAF e acessórios. Ganhámos e foi bem ganho. Foi por pouco, houve erros de arbitragem - como os há sempre e, na maior parte dos casos, em benefício dos grandes -, houve azares, sortes, lesões, o que vocês quiserem. Mas houve disso para todos. Se queriam ser cam~eões, fizessem por isso. Caramba, se o Porto (de Mourinho) foi campeão duas vezes conscutivas com o Benfica de Camacho a pontuar sempre acima dos 70 (uma das vezes foi aos 75 pontos), como é que me vêm com conversas de roubalheiras? É absurdo.

 
At 7:01 PM, Anonymous Anonymous said...

Ufff, homens. Tive uma boa ideia, vou arbitrar este confronto. Guitarrista, cartão amarelo, estás a comer letras.

Hehehehe estava a brincar, até me vou embora.

 
At 7:59 PM, Blogger Diego Armés said...

Eu?!... Mas, mas... eu só joguei a bola... que eu seja ceguinho...

 
At 10:22 AM, Blogger Férenc Meszaros said...

Mete mas é lá outro post para mudarmos de campo...

 
At 2:02 PM, Blogger Diego Armés said...

Já escrevo, já escrevo... É que começo a pensar num assunto e há uma frase que me encrava logo o pensamento... "o tetra cada vez mais perto". Passo o dia nisto.

 
At 3:53 PM, Anonymous Anonymous said...

????? Quais tetra????

 
At 6:32 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 6:35 PM, Blogger Diego Armés said...

O tetra-vice-vice campeonato do Sporting, evidentemente.... du-uh...

 
At 6:39 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

O tetra do Sporting no 3o lugar, Helena. O pior é que também estou realmente convencido disso. Desde que o Benfica perdeu com o Barcelona...

 
At 8:22 PM, Blogger Diego Armés said...

Até os comemos!

 
At 11:39 AM, Anonymous Anonymous said...

Oh adepto de pouca fé! Os jogos que faltam ao Sporting não são assim tão difíceis, o pior é o Braga na última jornada. Antes tens a Naval e o Estrela. Se o benfica perder pontos na Madeira não há tetra, mesmo que empates com o Braga que, por sua vez na última jornada deve estar "exausto" e mai o jogo é em Alvalade.

 
At 11:42 AM, Anonymous Anonymous said...

Arrr, onde se lê "mai" deve ler-se mais, Sorry.
Já agora, que me dizem desta extraordinária notícia do Presidente da FIFA em relação ao Baia? Estou preplexa.

 
At 1:05 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Lembra-te, Helena, como o Sporting perdeu o ano passado o 2o lugar - e consequentemente o acesso directo à Champions e logo, a pelo menos, 5 M €. Quando existe um Luis Guilherme e um Cunha Leal a mandar nisto (quase) ninguém pode dormir tranquilo.

Mas a verdade é que os jogos que faltam, também não são assim favas contadas. Há que suar as estopinhas: Antes do Braga, há uma Naval aflita que vem jogar pró pontinho e uma ida a Vila do Conde (Estrela foi a semana passada), com o Rio Ave com a corda na garganta. Mas que temos equipa que sobra para ficar em segundo, lá isso temos.

 
At 1:24 PM, Blogger Rhodes said...

(Quase) ninguem pode dormir tranquilo? Não entendi...Eu podia jurar que a maioria do país é vermelha...

É verdade, há por essas bandas equipa que sobra (em qualidade) pra ficar em 2º-até em 1º!-, agora vamos ver se aquele "jardim infantil" tem a cabecinha necessária para reagir bem a adversidades - até agora não está a correr bem... que continue assim!

 
At 2:51 PM, Blogger Diego Armés said...

"Ai, o Luís Guilherme, deus nos acuda, e o Cunha Leal e os coiratos e as orelhas do Vieira e os kits e o Simão que é baixinho"... pá, que conversa de merda. Pardon my french. Muda o disco. Estou farto desse chorinho.

E prometo que escrevo um post novo antes de Setembro.

 
At 2:54 PM, Blogger Diego Armés said...

Helena: apesar do absurdo que são as declarações do Blatter, a verdade é que não me espanta ABSOLUTAMENTE NADA a existência do tal lobby. Claro que o objectivo não é promover o Baía. Mas aquilo a que se assistiu desde que o Baía foi excluído da selecção - e foi-o por motivos disciplinares extra-futebol, isso já toda a gente percebeu - é vergonhoso, ridículo, sujo, chato e, finalmente, difícil de compreender. Mas que há lobby, isso é seguro - há quatro anos que leio e ouço o lobby a funcionar...

 
At 3:15 PM, Anonymous Anonymous said...

Tens razão meszaros, tens o Rio Ave aflito (enganei-me a ver a minha folha), mas francamente, tens equipa para isso e muito mais; agora se todos pensarem assim (cheios de medo) não vão lá. Eu também não disse que eram favas contadas - odeio favas contadas é sempre = melão (vide 1º jogo do Euro com a Grécia).
Guitarrista, eu até ouvi falar do lobi contrário ao Baia - que é testemunha do Oliveirinha em procº contra a FPFP, bla bla.

 
At 3:29 PM, Blogger Diego Armés said...

Os sportinguistas são uns caguinchas.

 

Post a Comment

<< Home