Friday, September 08, 2006

Segundo assalto

Achei este título particularmente espirituoso tratando-se o meu oponente (não, não lhe chamo rival, que ele ainda hesita a esse respeito) de um (mais ou menos) respeitado escriba de um blogue intitulado Mãos ao Ar. Ora, digam lá se não foi bem imaginado, hein? Segundo assalto -----> Mãos ao Ar. :)

Caro Bulhão,

como sabes, sou uma pessoa muito sossegada. Esta coisa dos duelos e não sei quê acarreta um grande dispêndio de energias e dinheiro em balas... pois, hrum... bem sei que escolheste o florete - azarinho.
Se calhar estás a estranhar este tom muito directo, dirigido especificamente à tua pessoa, menosprezando a avidez dos milhares de olhos que se esbugalham, neste preciso momento, frente aos ecrãs dos cyber-cafés, bibliotecas públicas e secretárias do José António Lima em redacções do jornal A Bola do planeta. Eu explico: para além de me sentir desconfortável na pele do profeta que fala para a multidão, existe uma razão ainda mais forte que me leva a fazê-lo - gosto de olhar nos olhos o adversário antes de desferir o golpe de misericórdia. E também gosto de atacá-lo pelas costas, à traição. Aliás, se houver essa possibilidade, até prefiro. Mas, para que depois não venhas com discursos mariquinhas "que não sei quê, que aquele Guitarrista, ai que horror, é um benfiquista bárbaro", desta vez poupo-te à tradicional cacetada na moleirinha. O que não garante que não venha a fazer uso do pica-rim.
Mas vamos ao que interessa que isto assim parece conversa de comadre. Antes de mais, queria perguntar-te, como bom benfiquista, que coisa é essa do "freud" e do "freudiano", que vos vejo sempre a falar no assunto e nunca percebo muito bem ao que se referem. Não estarão a fazer confusão com outra palavra qualquer? É que, sinceramente, isso são termos que nem me parecem portugueses. Isto, embora eu desconheça uma elevada percentagem dos termos da língua portuguesa.
Acerca da tua resposta à minha resposta à tua provocação (para os leitores: foi ele que começou), começarei pelos tubos de policloreto de vinil - assim, sem "o" no fim (os espanhóis é que dizem vinilo). Aliás, nem é por aqui que vou começar, soaria a deselegância emendar os golpes desferidos pelo oponente.
Por onde eu quero começar é pela chamada "questão essencial da polémica". Escreve o Bulhão, e provavelmente escreve-o com a ajuda de Sancho Urraco (considera esta menção uma gentileza, Bulhão - foi a pedido; sinto-me um fiscal-de-linha num jogo dos distritais), que "o tocador de banjo sabe bem qual é a questão essencial da polémica. Nunca nos diz qual é, mas vê-se que sabe". Fez-me lembrar aquelas pessoas que, quando se lhes conta uma anedota mais elaborada, abrem muito os olhos e riem alto para dar a ideia de que perceberam mesmo a piada. E eu até acredito que saibas qual é a questão - não menosprezo a tua perspicácia. Contudo, e para que não restem dúvidas, eu generosamente explico a "questão": intriga-me a fixação que o meu caro tem pelo Benfica. A sério que me intriga. Pergunto-me o que levará um orgulhoso sportinguista a escrever tantas vezes sobre o Benfica. Quer dizer, não me pergunto assim tanto. Digo isto apenas para dar algum ênfase ao texto. Mas que é estranho que se escreva um relato escarninho de uma ida ao Estádio da Luz - para ver o Benfica com o Austria Viena...-, ai isso é. Fora os restantes textos... não vou agora contá-los - por um lado, só sei contar até 20, o que é manifestamente pouco dada a quantidade de posts que dedicas ao Glorioso; por outro, falar em números quando a conversa é sobre bola é tão inadequado como falar em talento quando o tema é "Beto". Não vou agora incomodar-te com mesquinharias, nem pretendo que te justifiques, perante mim e também perante o mundo que nos lê, apreensivo e com dificuldades várias (miopias, analfabetismo, pó no ecrã... é escolher). Mas tens que concordar que a fixação de que falo existe e que, sobretudo, é recorrentemente exposta em termos pouco variados: ele é os fatos de treino, ele é os bigodes, ele é a gramática adaptada do Vieira, ele é o coirato... Eu já aqui há uns tempos escrevi um texto alusivo ao tema. Tratava-se de uma tentativa de condensar todas banalidades que se dizem e escrevem a respeito do Benfica. Claro que, devido à escassez de leitores deste recanto recôndito da imensa Blogosfera, ninguém me ligou nenhuma. Não os censuro. Mas, por outro lado, se me tivessem prestado atenção, não estava agora a gastar as teclas.
Para rematar, manifesto a minha indignação. E porquê? Porque o amigo Bulhão se esqueceu de mencionar o alaúde.

Cumprimentos ao Sancho e as melhores lá do problema das varizes.

Guitarrista

38 Comments:

At 5:23 PM, Blogger Paulo Rolão said...

Gitarrista:

Não achas que já estás a exagerar um bocadinho nesta questão? Estava à espera de um pouco mais de "fair-play" da tua parte...
Escreves bem e às vezes até tens graça, mas, parafraseando um pouco o Vítor Baía, "deves deitar-te e acordares e pensar no Grande Bulhão"...

 
At 5:30 PM, Blogger Diego Armés said...

Estavas doidinho por meter o bedelho, não era? Mas, pronto: desta vez até escrevi o teu nome e tudo.

Sobre o assunto em si, não me parece que responder ao Bulhão sem ofender ninguém o prometer cargas de porrada seja falta de fair-play. Mas, se preferirem, posso fazer como outros e ir até à vossa caixa de comentários chamar nomes, etc...

De qualquer modo, admito que sim, que é verdade: acordo A pensar no Bulhão. Mas isso já toda a gente tinha percebido.

 
At 7:03 PM, Anonymous Anonymous said...

Se o Bardo se "deita e acorda a pensar no Bulhão", então lembra alguém, quiçá um guarda-redes leonino... Ichhhh, Bardo, isso não pode ser bom!

 
At 7:19 PM, Blogger Diego Armés said...

Aprecio o teu entusiasmo com este desafio, Helena. Isso é que é vibrar. :)

 
At 12:49 AM, Anonymous Anonymous said...

Psst... Vinilo existe, tal como existe cloreto de metilo... E já agora, "Para mais informações obre freud, consultar um livro de psicologia" (basta de 12.ºano)

 
At 12:51 AM, Anonymous Anonymous said...

Ah! E esqueci-me, VIVA O BULHÃO! Quem bate palmas é do Bulhão, Olé, Olé!

 
At 2:42 AM, Blogger Visigordo said...

Caramba Bardo, pedagogia, porra, pedagogia! Está na hora de passares esta fase e entrares na negação.

 
At 11:26 AM, Blogger Bulhão Pato said...

Já cheguei tarde...
Rggghhhnnn (som da frustração). Queria precisamente dizer que passei a noite a consultar manuais sobre tubos de PVC e reconfirmei que vinilo existe. Querem ver que tu cometes erros?
Estou um bocadinho desiludido. Se o estereótipo manda que o benfiquista passe grande parte da vida num andaime, seria legítimo esperar que tu soubesses de que massa... ahem... se faz um tubo de PVC.
Mas fica tranquilo: vou manter este pequeno deslize entre nós.

 
At 6:28 PM, Anonymous Anonymous said...

Ora, por este andar tenho de fazer claque pelo bardo? por 1 encarnado? Onde andam os T rex e os Vigilantes? Não estou a achar bem. Protesto!

 
At 11:17 PM, Blogger Sir said...

Crianças.. :-)

 
At 12:12 PM, Anonymous Anonymous said...

"Policloreto de Vinilo (PVC). É um material plástico sólido que se apresenta na sua forma original, como um pó de cor branca. Fabrica-se por polimerização do monómero de cloreto de vinilo (VCM) que, por sua vez, é obtido do sal e do petróleo."

Mas como é que tu podias saber?...

 
At 3:35 PM, Blogger Diego Armés said...

:(

Juro que nunca ouvira falar de vinilo... Obrigado a todos os sportinguistas pela correcção.

PS - Se quiserem comentar o resto do texto, estejam à vontade. Se não dominarem a restante matéria com o brilhantismo com que dominam a constituição do PVC, sintam-se livres para cometer gafes. Eu cometo-as e não fico mais pobre por isso.

PS2 - Helena, eu sabia que podia contar contigo...

 
At 3:54 PM, Blogger Bulhão Pato said...

…ahem… eu nunca me engano e raramente tenho dúvidas!

 
At 4:01 PM, Blogger Diego Armés said...

Não sei se ainda falo contigo, Bulhão. Não sei.

 
At 6:10 PM, Anonymous Anonymous said...

Querido Guitarrista, ter uma claque pouco convicta não é bom. Mas, uma vez que a tua forma esta semana não é a melhor, vou fazer um esforço. Qundo me custar muito penso no nº 3....

 
At 6:33 PM, Blogger Bulhão Pato said...

Ainda não percebi, Helena: estás por mim ou por ele? Nestas coisas, não há cá neutralidades...

 
At 7:17 PM, Blogger Diego Armés said...

Lamento, Bulhão: a massa acéf... adepta pode ser tua, mas o trunfo parece-me que é meu. Helena, estarás sempre no meu coração de uma só cor.

 
At 10:03 PM, Blogger Visigordo said...

Creio que a Helena estará no coração dos dois e propunha a partir desta fase em que as coisas estão, um dos dois que descalsasse as luvas e esbofeteasse o outro.
Caro Bulhão, o fim de semana não correu bem ao Bardo e acho que terias aqui grandes hipóteses de o pôr como o Petit (o que eu gosto de escrever o nome deste arruaceiro), sogadito durante as próximas semanas.
Mais, perdes o amor à pelica e sou eu quem te dou as próximas feitas em pele de colhão de andorinha (rarissimas).

 
At 3:05 PM, Blogger Diego Armés said...

Que fineza de trato, Visigordo...

 
At 3:07 PM, Anonymous Anonymous said...

Ora Bulhão, a referência cromática é: ciano + magenta (pouco, muito pouco) = azul-folcuporto.
Vamos lá ver,
ciano + amarelo = verde
magenta + amarelo = vermelho. Pela cor não vamos lá... A tua claque é numerosa Bulhão, o Bardo conta com quem? Não, o fpm não conta, até porque não é fiável (desculpa mpf, mas contr factos...). Assim, devo ser considerada claque do Bardo, o problema é que também eu não sou de fiar...

 
At 3:48 PM, Blogger Diego Armés said...

Touché, Bulhão.

(Conseguem imaginar-me a festejar o golo, a dar beijinhos na aliança e a dedicar a todos os meus colegas de trabalho aqui à minha volta? Hã? Conseguem?)

 
At 4:15 PM, Anonymous Anonymous said...

Não, imagino mais o pontapé involuntário na mesa de apoio e a família em pânico com a possível lesão a estragar o fim-de-semana feliz. Mas o beijo na aliança também te ficava bem (assim tipo amelinha - não esquecendo a indispensável fitinha no cabelo, ok retiramos o tique de arranjar o cabelo).

 
At 4:41 PM, Blogger Diego Armés said...

Perdão: COM o tique de arranjar o cabelo, se faz favor. E era exactamente, qual Amelinha que eu festejaria se não tivesse esta profissão ingrata - nunca deixem os vossos filhos seguir a vida de cangalheiro...

 
At 5:08 PM, Anonymous Anonymous said...

Ó famoso Bardo, era só uma sugestão... e ok, não condizia com os teus escritos, mas apenas com a cor - mas, que era pitoresco, isso era.

 
At 9:01 AM, Blogger Apre said...

Se não chegarem a acordo quanto às armas, podem sempre escolher as matracas de gladiador, e se isso não for suficiente para resolver a contenda, entram os leões e as aves de rapina para a arena para terminar o trabalho.

 
At 2:30 PM, Anonymous Anonymous said...

Ó mpf, francamente, só não bates no Guitarrista quando não podes, mesmo. Bem sei que gastas poucos caracteres, mas és persistente!

 
At 4:22 PM, Blogger Diego Armés said...

Hu-hrum... Os meus apoiantes são muito boas pessoas. Porém, são um pouco possessivos. Vá lá, vá lá... Não precisam de se chatear por minha causa. Podem apoiar-me os dois.

 
At 5:41 PM, Blogger Apre said...

A minha ideia era degladiarem-se com matracas e machados numa arena Romana, com os restos a serem, ou não, limpos por leões e aves de rapina.
Não referi apoio a nenhum, no máximo estaria disposto a deslocar-me ao camarote imperial, juntamente com o meu polegar, para assistir e decidir, se o esticaria para cima ou para baixo.

 
At 5:49 PM, Blogger Diego Armés said...

E eu estaria disposto a deslocar-me à arena, juntamente com o meu dedo médio, só para te elogiar. Não o faço porque sou bem educado e, sobretudo, porque ultimamente apresentas claras melhoras de comportamento. Os tr~es meses na Liga de Honra fizeram-te bem.

 
At 5:58 PM, Anonymous Anonymous said...

Caro fpm, estiveste agora muito bem, e mostraste a tua capacidade para gastar caracteres com fartura e sendo assertivo, não és agressivo. Agora se eu fosse o Guitarrista, mesmo em versão feminina (devia ter bigode, mas há, hoje em dia, tratamentos eficazes para essas inconveniências) diria: Posso ser Melena e gaja mas sou educada, caso contrário, fpm mostrava-te o dedo médio e dizia-te para ficares com o Bardo e tirares bom proveito.

 
At 6:53 PM, Blogger Diego Armés said...

Eh-lá! Alto! Alto! Não sei se aprecio essa ideia. Aqui vale tudo... menos bichisse.

 
At 7:13 PM, Blogger Bulhão Pato said...

Eu ia entrar novamente, mas sinto-me como o mordomo que surpreendeu a patroa com o caseiro. Não se incomodem, eu fecho já a porta.

 
At 12:14 PM, Anonymous Anonymous said...

Ora sai um calduço para o Bulhão... Bulhão esse teu estilo oitocentista impediu-te de constatar a contemporaneidade do fpm. Ele é assim, terrorista e poupadinho nos recursos.

 
At 1:52 PM, Blogger Diego Armés said...

Meus amigos: isto é um blogue de bola! Pelo menos, era... Porquê agora abordar o tema do acasalamento?

 
At 6:07 PM, Anonymous Anonymous said...

Pois fpm, mas olha que andas muito gastador, e não sei se não preferia quando eras mais sucinto.

 
At 7:04 PM, Blogger Diego Armés said...

Não digas "sucinto", Helena. Usa palavras mais simples.

 
At 1:13 AM, Blogger Visigordo said...

Raisparta o "Juanito Caminante"! Para o que ele havia de dar! Ideia parva, foi o que foi.
Bardo, o teu Benfica é que é!
Estou a gostar muito...............

 
At 1:08 PM, Anonymous Anonymous said...

Ah, está a voltar ao normal...

 

Post a Comment

<< Home