Tuesday, May 16, 2006

Os 23

Quaresma

Ai, que horror, que escândalo, o Quaresma não foi convocado... Poupem-me. O Quaresma foi altamente sobrevalorizado esta época. Intercalou grandes exibições - que as fez, sem dúvida - com mediocridade de "gajo que se arrasta" no campo. É um jogador imaturo, ainda em construção e que raramente integrou o grupo de Scolari, tendo sido utilizado meia-dúzia de vezes (se tanto...) e sempre a suplente-pouco-utilizado, salvo uma rara excepção que fez questão de desbaratar. Não está pronto para disputar um Mundial. Aliás, Quaresma padece do mesmo mal de Simão... reformulo: Quaresma padece de um mal do qual Simão também já padeceu - esconde-se nos jogos grandes. Desaparece ou aparece a espaços, o que é pouco quando se troca a alta competição pela "mais alta competição". Quaresma foi bem convocado para os sub-21 e não tem (por enquanto, evidentemente) lugar nos AA. Ponto.

Bruno Vale

Bem convocado. Depois de uma época de alto nível e de ter progredido em todos os escalões das selecções nacionais, merece e justifica a chamada. Mais: julgo que está presentemente mais apto para ser o segundo guarda-redes do que Quim.

Ricardo Costa

Escolha duvidosa. Sem pensar muito, vejo Tonel, Ricardo Rocha e Pedro Emanuel mais aptos para a função e para o lugar. A justificação para a chamada pode prender-se com a renovação da equipa. Porém, julgo que, a ser essa a justificação, se trata de um equívoco: o Felipão pode ir descansado que o seu substituo tratará de renovar a equipa já daqui a uns meses.

Costinha

Chamada incompreensível e injustificável. Por mais disciplinado que Costinha seja, por mais culto, poliglota e ministro que o apelidem, a verdade é que lhe falta ritmo competitivo. Ou será que o sargentão vai pô-lo a rodar nos jogos contra o "Iran" e a Angola? Se calhar é isso. Só sei que ficaram de fora Manuel Fernandes e João Moutinho. Qualquer um deles poderia ter ocupado a vaga.

Hugo Viana

A sua chamada é preferível à chamada de Rui Costa. Porém, o nome de Moutinho volta a surgir-me como possibilidade forte para o lugar. Ainda assim, é uma escolha que se aceita, até pelo facto de ser polivalente e de jogar de pé esquerdo.

Boa Morte

Pela época que fez e pela regularidade com que é chamado, não merece contestação. Temo apenas pelo seu temperamento. Mas também faz lá falta alguém que saiba afiambrar à inglesa. E nisso ele é expert.


Hélder Postiga


Mais uma chamada incompreensível. Com João Tomás em forma, é quase escandaloso que se chame o único striker português menos goleador do que a Amélinha. Até Hugo Almeida justificaria melhor a chamada. Por mim, Postiga continua a ser dos maiores flops da bola à portuguesa. Deus queira que me engane e que o gajo vá inspirado.

Posto isto, todos os não mencionados são escolhas seguras, esperadas e mais que justificadas. A minha bênção dianabólica a todos e não se esqueçam: cuidado com o controlo anti-dopping. E com os passeios na praia. E com todas as outras Paulas do mundo.

5 Comments:

At 1:42 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Desculpa Guitarrista mas não acho que as convocatórias de Nuno Valente, principalmente, e Maniche sejam seguras nem justificáveis. Esperadas sim.

Entendo todos os argumentos do homem sobre espírito de grupo, etc. mas uma convicção levada ao extremo passa a ser obstinação.

O grupo é mais forte por ter o Hugo Viana e não o Quaresma ou o Moutinho? Por ter o Ricardo Costa (mais valia ter chamado o João Pereira) e não o Tonel? Não me lixem.

Infelizmente e uma vez mais, temos uma selecção sem os melhores, mas com os amigos do Scolari. E o homem ainda tem a lata de pedir que a adoptemos como a 'selecção de todos nós'?

 
At 5:51 PM, Anonymous Anonymous said...

Concordo contigo em tudo, o Quaresma é sobrevalorizado.
O Scolari, que cresceu na favela, é que sabe a real valia do cigano.

 
At 6:11 PM, Blogger Diego Armés said...

Dispenso o sarcasmo do pessoal da Liga de Honra...

 
At 11:03 AM, Anonymous Anonymous said...

Muito bem, 11 milhões de seleccionadores - faz parte do folclore destes torneios, suponho.
Aproveito até para dar o meu contributo, que é: ora ainda bem que o Moretto é brasileiro........

 
At 7:13 PM, Anonymous Anonymous said...

Pronto, tenho de dizer. Discordo quanto ao Costinha, é indiferente se é poliglota. É dos tipos mais determinados que já vi, tem uma excelente visão de jogo e, odeia perder - sem fazer (pelo menos que eu me lembre) as figuretas do Ronaldo ou do Figo, por exemplo. Não deixas de ter alguma razão, mas eu pesaria também no factor frescura.

 

Post a Comment

<< Home