Thursday, May 04, 2006

Vários pensamentos interessantes

Como é meu hábito, pus-me a pensar. E não é que me lembrei de umas coisas engraçadas? Quer dizer, engraçadas no sentido de cerebralmente estimulantes, não no sentido de hilariantes. Cá vai.

1) Os comentários de Koeman sobre o Rio Ave - Sportém. Muito se tem falado sobre isso. São insinuações feias, lá isso são. Mas não me convencem que alguém - ok, talvez um Luís Campos, um Vítor Oliveira ou um Octávio Machado, mas não "alguém" em actividade na primeira Liga, pronto - dizia eu que não me convencem que alguém seja tão obtuso que realmente ache que o Rio Ave fez de propósito para sofrer golos contra o Sportém, correndo o risco de descer de divisão por causa disso. Seria exagero de estupidez. Temos, portanto, uma de duas hipóteses: ou Koeman é retardado; ou Koeman lançou a laracha de maneira a entreter os média durante sete dias e a enervar a turminha verde-alface, que se indigna com estrondo, durante outros tantos. Eu vou mais pela segunda, até porque o plantel e as especulações sobre os jogadores benfiquistas - e o próprio Koeman - já começaram, sendo que este assunto sempre desvia um pouco - é pena que não desvie mais - as atenções.

2) Sobre a saída de Koeman. A verdade é que Ronald, o Rosadinho, não fez o suficiente para que eu o defenda. Porém, o Benfica merece defesa. Não creio que mudar de treinador como quem muda de cuecas... bom, talvez a analogia não tenha sido feliz... mudar de treinador como quem muda de destino de férias - ah-ah! esta sim, foi boa - seja uma boa base de trabalho e de preparação de uma época. Da última vez que um treinador transitou com sucesso, o Benfica fez um óptimo campeonato e ganhou a Taça de Portugal. É pouco? Não, foi muito. Trata-se de Camacho, que construiu (porque teve tempo e tolerância dos adeptos) toda a base da equipa actual, que ficou em segundo porque em primeiro ficou o "Porto de Mourinho" e a Taça foi ganha contra esse mesmo "Porto de Mourinho" (não confundir com "FC Porto"). Por tudo isto, e também porque a época não foi tão desastrosa quanto a pintam agora - antes de 28 de Fevereiro, estávamos lançados; fomos eliminados da Taça num jogo em que fizemos cerca de 30 - trinta! - remates à baliza; fomos eliminados da Champions pela melhor equipa da actualidade e depois de ter ultrapassado Man. Utd. e o Campeão Europeu em título (qualquer das formações com um orçamento bastantes vezes superior ao do Benfica) -, penso que a continuidade seria a solução. Ou, pelo menos, não seria o agravamento do "problema". Se querem mandar alguém para o PSV, experimentem mandar o Veiga - se calhar, os resultados serão surpreendentes. Aproveitem, façam também um pacotinho com os "seus" reforços de Inverno. E "seus" não é metáfora.

3) Os mesmo benfiquistas que desejaram a permanência de Trapattoni, desejam agora a saída de Koeman. Companheiros: olhai para o relvado. O Benfica Koemanista não é de encantar. Mas o da "velha raposa" era uma lástima. Sejam justos: o velho ganhou nem sabe como. Fez muito bem em ir apanhar ar para a terra da Daimler. Às tantas, esta multidão benfiquista que se manifesta sem pensar muito bem quase faz (eu disse "quase") lembrar os sócios do Sportém a votar no senhor Franco. Francamente.

4) Se o 76 do Sportém se chamasse Rui Nereu, não faltariam sátiras arruaceiras acerca das suas qualidades de surfista. Sendo o Labreca do Montijo, suponho que a sua vocação seja moço de forcados. Pelo menos, a avaliar pela forma como tentou pegar a bola domingo passado: de caras. Isto, numa primeira fase. Numa segunda, fez como os outros: vergou-se e apanhou-a do interior das malhas. É treinar a sernelha.

5) Nós, os benfiquistas, temos fama de bárbaros, de Barbas, de básicos, etc. (ver lista completa no texto "Ladainha", mais abaixo). Suponho que a invasão de campo, em Penafiel, tenha sido protagonizada por "elementos infiltrados" dos No Name Boys. Aquilo só podia ser gente da Damaia e da Cova da Moura. Só que pintados de branco e vestidos de azul. Haja decoro.

6) Soares Franco em início de mandato. Começou com o pé direito e a cumprir com a palavra. Não podendo vender um imóvel como tanto apregoou, vai vender um semi-imóvel: convenhamos que Carlos Martins passa metade da época lesionado, um quarto da época no banco e, no outro quarto - quando joga -, só aguenta 45 minutos. Feitas as contas, mexe-se durante cerca de um oitavo daquilo que devia. O que equivale a 4 jogos ou 360 minutos (pouco mais que isso). Para além das suas características enquanto futebolista, está longe de ser património desportivo. Quanto muito, será "pouco desportivo", na linha de um Sá Pinto ou de um Beto (Beto Severo, o do Bordéus). Muito bem, senhor Franco.

7) As cantorias de Quaresma e companhia. Muito se falou sobre os cânticos anti-benfiquistas na festa dos jogadores folcuportistas. Como devem imaginar, fiquei ofendidíssimo. Aliás, gostaria de expressar aqui a minha indignação... E, como sei que eles também são sensíveis e vão sentir-se ofendidos, molestados no íntimo e afectados na honra, aqui vai a minha resposta: Quaresma, vai levar na peida enquanto eu acabo a cerveja. Agora, castiguem-me, vá.

8) O chourinho de Mourinho. Surpreendente. Depois de ganhar, biganhar, triganhar e tetraganhar, Mourinho não está feliz. Porquê? Porque não lhe reconhecem o mérito. Jose (lê-se "rouséi"), vai por mim: o respeito tem um preço. Normalmente, a base de licitação é a reciprocidade. Ora, Zé, pensa lá um bocadinho...

40 Comments:

At 9:47 AM, Blogger LOM said...

Embora eu reconheça alguns méritos a Ronald Koeman, saliento que é deveras preocupante nesta altura do campeonato ver a equipa do Benfica sem um esquema táctico bem definido e sem fio de jogo. E isto para não falar nos diversos erros na gestão do plantel, que continuam a acontecer!
Concordo consigo quando diz que a equipa de Trappatoni jogava um futebol bastante menos atractivo (usando outra palavra: Feio).
Vale mesmo a pena continuar com Koeman?

 
At 11:30 AM, Blogger Unknown said...

Guitarrista, uma chapelada às tuas postas. Simplesmente deliciosas.

Se tiveres o dom da guitarra como tens o da escrita então além da chapelada acrescento um: AH FADISTA!

:))

 
At 11:33 AM, Anonymous Anonymous said...

Em relação ao Benfica concordo, despachem mas é o Veiga e contratações que fazem melhor negócio. Quanto a claques, a única que acho espantosa é a do vitória de guimarães, não percebo como uma claque oriunda duma envolvente tão calma pode ser tão violenta, de resto, calhou ao Porto a vergonha - ou seja, o Porto também tem Damaias (e assim). Calculo que tenhas ficado ofendidíssimo com o linguajar do Quaresma & friends - até eu! Vão então vender o semi Carlos Martins, boa é só fazer de conta que ele não é semi. Será desta que o Ricardo vai para o estrangeiro? Conversa, conversa.
Mas tu ainda te incomodas a comentar as tretas do Special one? Aquilo é marketing, tem de dar notícia para manter-se on the top.

 
At 12:07 PM, Blogger Diego Armés said...

Well, well, well... e eis que, finalmente, tenho benfiquistas a comentar o que escrevo. Sejam bem aparecidos. Não me leves a mal, Helena, mas um bocadinho de vermelho fica bem no meio de tanto azul e verde.

 
At 12:43 PM, Anonymous Anonymous said...

Epah, se o Sporting vai vender o C. Martins, que tal propor a troca dele com o Beto? Ficavamos claramente a ganhar, eu sei...

Mais vale um C. Martins meio aleijado, do que o aleijado do Beto em bom estado...

 
At 12:45 PM, Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

É tudo verdade. Principalmente a secção dedicada ao Veiga.

E aos reforços: alguém, na presença de todas as suas faculdades mentais, acredita que foi Koeman a «pedir» Marcos Ferreiras, Manducas e Marcéis (hoje, o Record(ista) adianta que o Benfica vai ficar com ele para a próxima época)?

Para mim, nem merece a pena estar a falar do Camacho como boa hipótese para treinar o Benfica. Considero-o o melhor «director desportivo» que o Benfica teve.

Se calhar, o Veiga concorda comigo - e por isso já barrou a sua (re)entrada no Da Luz. Não vá ser ele o dispensado.

Talvez venha aí um Felipão. Talvez. (O namoro é antigo).

 
At 12:55 PM, Blogger Diego Armés said...

Não sei se gosto dessa ideia do Felipão...

Ao Carlos Martins, deixa-o ficar onde está ou ir lá para onde vai. No Benfica é que não!

 
At 1:04 PM, Anonymous Anonymous said...

Cá para mim, vão levar com o Felipão.... Vai ser giro!

 
At 1:21 PM, Blogger Diego Armés said...

O ideal, quanto a mim, passaria por dois regressos: Camacho, pela força dentro do balneário e pela postura nunca subserviente à direcção e/ou manobras de empresários; Jesualdo (como adjunto), para o resto que também faz falta aos treinadores (treino, táctica, prospecção...). Mas isto sou só eu a sonhar alto.

 
At 2:36 PM, Blogger Unknown said...

Nem Filipão, nem Camacho nem Eriksson (este sim era oiro sobre... vermelho).

Parece que o negócio com o PSV encontrou uma pedra na engrenagem e estacou.

Em relação ao Carlos Martins, estamos perante um aprendiz de Jardel. Corre por aí o boato (??) que o gajo é amigo das noitadas e não só.
Não foi por acaso que se foi tratar ao estrangeiro por sua conta e risco. Isto só aconteceria (como deve ter acontecido) por o departamento médico lag se ter recusado a tratá-lo de um mal extra-desportivo, achando, e bem, que aquilo não é um centro de recuperação de dependência de alcool e drogas.
Agora digam-me lá porque é que não houve denúncia das noitadas e dos vícios do CM, tal como aconteceu com o jardas cabeçudo?? Exactamente, a fonte (bufa) marchou para o Boavista.

 
At 2:42 PM, Blogger Unknown said...

O treinador ideal para o Benfica seria uma mistura Camacho-Trap-Koeman.

Explico:

- Camacho - o melhor "general" para comandar e incentivar as tropas (dentro do balneário ele é que manda, os "veigas" ficam à porta);

- Trap - o avôzinho, uma autêntica máquina humana e aglutinadora dos jogadores em torno de si próprios. Nunca vi um balneário tão unido como o do ano passado;

- Koeman - pelo conhecimento profundo, mostrado este ano na Champions, das equipas Europeias e o modo como se pode ganhar a uma super-potência do futebol.

Precisávamos de um Camtrappaman (quase que soa a caterpillar, né?)
Existirá tal personagem?

 
At 2:53 PM, Blogger Diego Armés said...

Havendo uma personalidade "à Camacho", o Trap é desnecessário: a união do plantel está garantida. Sobram Koeman e o espanhol. Eu acho que, tacticamente falando, Koeman é superior e está mais apto para o futebol actual. Camacho gere como ninguém um balneário. É difícil escolher. Daí que eu ache que o ideal seria o José António com o Jesualdo a adjunto - Jesualdo não fica atrás de Koeman em mais nada, para além do peso do nome no futebol mundial. Com esta dupla no comando técnico, tínhamos o equivalente a essa fusão que sugeres.

 
At 3:07 PM, Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

Curiosamente, e tendo em conta a descrição do urra...apre, parece-me uma carapuça à medida do... Sargentão Felipão Scolari.

No entanto, discordo da descrição de qualidades do Padre Frederico espanhol. Chamei-lhe «director desportivo» porque o senhor não se limita a «mandar dentro do balneário».

Ele gosta (tem «jeito», até) de se meter na orientação estratégica das SAD's - e por não poder fazê-lo, saltou fora do Real -, definindo quando, como e onde se deve contratar, treinar, jogar, estagiar, etc. Ele é que manda e não há discussão possível sobre isso.

E nós também já sabemos que, caso não o deixem trabalhar dessa forma, a dele, nada feito. E o Veiga não deixa.

O Simões, por exemplo, deixou - e perdeu o lugar.

Gosto bastante do Camacho, agrada-me o seu estilo (técnico, comercial, estratégico), mas reconheço que deve ser difícil trabalhar com ele.

O homem é como os eucaliptos - seca tudo o que está à volta.

 
At 3:39 PM, Blogger Unknown said...

Enquanto o Veiga lá estiver não há Camacho para ninguém.

E é exactamente pelo que o Pélé disse: O homem é como os eucaliptos - seca tudo o que está à volta.
Já viram o Veiga perder 1% do protagonismo? Nunca. O homem é um autêntico narciso.

PS - Padre Frederico LOL. Bem visto, é a spitting image um do outro :))

 
At 3:49 PM, Blogger Diego Armés said...

Prefiro o Camachoconcentrismo ao nacional-papalvismo do Veiga ou até mesmo ao autoritarismo Scolariesco. Porque, em Camacho, há uma honestidade rara: a da sua entrega ao grupo e ao clube. Quando uma pessoa se dedica a um projecto, pondo-o acima de tudo, tem o direito de exigir. Não quero com isto fazer finca-pé relativamente ao espanhol. Há por aí mais gente competente e com capacidades para orientar o Benfica, julgo eu. Acima de tudo, o que defendo é que a espertalhice tuga-typical do Veiga devia ser o primeiro itém a eliminar da estrutura do futebol benfiquista. Com estatuto ultra-prioritário.

 
At 4:14 PM, Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

(Claro. Mas não me parece que o LFV nos vá dar essa alegria)

A imagem autoritária do Scolari é apenas isso - uma imagem.

Ele, na relação que fomenta com os jogadores, é autoritário naquilo que lhe compete ser - na boa cobrança do máximo esforço possível em nome do objectivo delineado.

Em termos de relação inter-pessoal o homem é perfeito. E para constatar isso mesmo, basta atentar nas declarações de quem foi (ou é) treinado por ele.

O Roberto Carlos apelidou-o de «paizão». Todos os jogadores da selecção portuguesa o elogiam: começando no Ricardo (claro), passando pelo Figo e acabando em Pauletas, Quim's, Costinhas, Maniches, Ricardos Carvalhos e assim.

O conceito «família Scolari», tido como fundamental na conquista do tetra-campeonato, será uma parangona?

Não me parece.

 
At 4:36 PM, Blogger Diego Armés said...

Pois, mas essa proximidade extrema aos jogadores terá um preço: um sabor a diferenciação para aqueles que lhe não forem tão próximos. Se numa selecção nacional o espírito de comunhão é grande (ou deve ser...) à partida, num balneário de um clube, as coisas não se processam da mesma forma. Não sei... É claro que, sem ter experimentado, não posso dizer que Scolari não seria a solução.

 
At 4:54 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

1 e 2) Não acho que o Koeman seja tão inteligente ao ponto de ser tão premeditado. O homem estava apenas com uma azia tremenda por ver que está a ficar sem desculpas para o possível falhanço do ultimo objectivo da época. Melhor nem o Peseiro.

Sempre achei que a principal característica do senhor (para além da inegável parecença com qualquer das meninas do quadro do Velasquez) é a sua falta de bom senso. Logo, um homem que a sua principal característica (para a opinião pública, claro está) é um defeito, só desejo que fique onde está durante muitos anos. Tal com Veiga.

3) Eu sabia que conseguias, guitarrista! Finalmente uma análise mais justa em relação ao título. Enfim, mas esta conversa já foi chão que deu uvas...

4)Cúmulo do descaramento: Alguém que tem o Moretto como guarda-redes e atreve-se a gozar com o Ricardo.

5) Até devem ter sido os mesmos gajos que mostraram os lenços brancos ao Co Adriaanse, depois do jogo com o Benfica!

6) Finalmente de acordo com alguma coisa que dizes sobre o Sporting. Ouvi uma vez alguém dizer que a razão pela qual o Carlos Martins nunca iria ser um grande jogador de futebol, era por ser pouco inteligente. Ajuda também ser gordo, lento e falhar golos descarada e sucessivamente como na Madeira, contra o Nacional ou contra a Naval, em casa. Para o lugar dele, temos que sobre. Levem-no se quiserem. Mas se calhar até ia para suplente do Beto.

7)Já viste porque é que em Alvalade não se odeia o Quaresma como se odeia o Simão?

8)Deve ser uma infelicidade, ser o José 'Calimero' Mourinho: Perde, chora; ganha, chora. Oh, vida madrasta e cruel que não me trazes nada de bom...

 
At 5:13 PM, Blogger Diego Armés said...

"4)Cúmulo do descaramento: Alguém que tem o Moretto como guarda-redes e atreve-se a gozar com o Ricardo."

Por partes: primeiro, por esta ordem de ideias, sempre que houvesse um frango, os sportinguistas NUNCA podiam gozar com ninguém. E não é isso que acontece. Mais se acrescenta que eu aqui nunca gozei com a Dulcine... com o Moretto porque nunca calhou. Mas um dia destes pode ser que calhe... andas mesmo distraídos, ó húngaro.

 
At 5:13 PM, Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

Mas isso não é assim tão líquido.

Há dezenas de exemplos de equipas nacionais (portuguesas, inglesas, chinesas, francesas) onde o «espírito de comunhão» era praticamente nulo.

Podemos até começar pelas nossas, até à coisa de dez/quinze anos atrás.

 
At 5:15 PM, Blogger Unknown said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 5:18 PM, Blogger Unknown said...

Se me mostrasses um frango típico do Baía ou do labreca cometido pelo Moretto até aceitava, assim essa boca é só de escárnio e mal dizer, sem consistência alguma.

E não vale falar dos quase frangos (porque eu também não vou falar do pénaltie do Ronaldinho, defendido), das defesas apalermadas mas que não deram em frangos, porque não há quase-frangos, HÁ FRANGOS, PERIOD.
O Baía mostrou-o contra o Estrela e contra o Benfica, e o labreca tirando o jogo com o Rio Ave, é um valha-lhes (aos lag's) a nossa senhora. Apenas o que tem valido ao labreca é a consistência defensiva que o Caneira e o Tonel vieram dar à equipa, porque com Polga e Beto/Hugo...

 
At 6:16 PM, Blogger Diego Armés said...

Edson: e o quantas vitórias (ou bons resultados) obtiveram essas equipas nacionais que mencionas? Daí que eu diga que "deve ser" o espírito, à partida.

Quanto ao affair "frango à Labreca", está tudo dito, parece-me. O que faltava dizer, disse-o o Urra...apre.

 
At 6:49 PM, Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

Euro-84: Uma Selecção Portuguesa esfrangalhada por questões internas graves (grande disputa entre as "facções" Benfica/Porto) + um corpo técnico composto por 4 treinadores - 2 do Benfica e 2 do Porto. Resultado: Meia-final.

Itália-90 e Euro-92: Uma Selecção Alemã de grande nível (Mathäus, Brehme, Kohler, Augenthaler, Voller, Klinsmann, Buchwald, Hässler, Moller, Littbarski), Campeã Mundial e Vice da Europa, mas afectada por um relacionamento entre jogadores pouco saudável. Ainda hoje há várias parelhas que não se dão nem pintados de ouro (Klinsmann-Mathäus, por exemplo).

Espanha-82: Itália é campeã, contra tudo e contra todos (já agora, e para quem tem TvSpor, a não perder os «filmes oficiais» dos mundiais até agora disputados), mas também envolta em alguma polémica interna, a começar na convocação de Paolo Rossi, depois deste ter estado suspenso um ano por envolvimento em apostas ilegais. Acontece que o tal de Rossi foi só o melhor jogador do campeonato.

Estes são só alguns exemplos, que me recordo «de cabeça». Não nos podemos esquecer que quando se ganha, parece estar tudo benzinho.

 
At 11:21 AM, Anonymous Anonymous said...

Quanto à conversa dos frangos, julgo que já se sabe o que tenho a dizer, só não encaixa frangos quem não está na baliza. Entre o Moretto e o Ricardo já há uma diferença, a Dulcineide declarou curto e grosso que falhou o lance, period. Fora o Labreca e teríamos uma choradeira sem fim à la Calimero. Agora, bem sei que falaste no plano dos sonhos, mas o Jesualdo como adjunto? Please!

 
At 1:04 PM, Blogger Diego Armés said...

Não seria a primeira, nem a segunda vez... Jesualdo é um pronto-socorro recorrente no Benfica.

A Dulcineide tem ou não tem pinta? Bastou-lhe ver o estatuto em perigo, com o lance do Labreca na semana passada, que pôs mãos à obra e fez o que dele sempre se espera.

 
At 1:15 PM, Anonymous Anonymous said...

Ora, o Jesualdo é um treinador interessante para principal de vários clubes da competição - acho uma asneira do Braga dispensá-lo, ainda para mais se a ambição é CL, ok, isso é mais uma questão de plantel/orçamento, vão-se dar mal. Fala-se do Jesualdo para orientar o Boavista... porque iria preferir ser adjunto no SLB?

 
At 2:36 PM, Blogger Diego Armés said...

Por ser do Benfica? Por ganhar mais como adjunto do Glorioso (do Camacho, neste caso específico) do que como principal do Boavista/Braga/Académica? Por gostar de viver em Lisboa? Sei lá, escolhe uma opção.

Já agora, acrescento mais uma possibilidade ao leque: com o currículo e a idade que tem, não veria com maus olhos uma abordagem ao Nelo Vingada - e este seria para treinador principal.

 
At 2:57 PM, Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

Foda-se, está tudo doido.

O Nelo Vingada? Meu Deus, vou começar a acreditar na Tua palavra.

O Jesualdo para adjunto? Do Camacho (que no Benfica só sem Veiga)?

É muita fantasia para uma banal segunda-feira.

 
At 3:01 PM, Anonymous Anonymous said...

É... eu diria mesmo mais, isto está a decair para o delírio... Guitarrista, mudaste o fornecedor de dianabol?

 
At 3:10 PM, Blogger Diego Armés said...

O Belém desceu, não desceu? Não só estou feliz como passei a acreditar numa série de coisas altamente improváveis.

 
At 3:15 PM, Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

Ah bom, sendo assim tudo bem.

Então olha, que venha o Couceiro substituir o Ronald(inho).

 
At 3:18 PM, Blogger Diego Armés said...

Da-se... Lagarto, lagarto, lagarto...

 
At 5:59 PM, Anonymous Anonymous said...

Olha, começo a achar que esse teu ódio de estimação tem o que se lhe diga.

 
At 6:37 PM, Blogger Diego Armés said...

Ódio de estimação? Qual deles?

 
At 7:02 PM, Anonymous Anonymous said...

O Apre?

 
At 7:06 PM, Blogger Diego Armés said...

Não tenho estimação nenhuma pelo Apre... Nem ódio. Isso era dantes, quando tínhamos equipas no mesmo escalão.

 
At 7:20 PM, Anonymous Anonymous said...

Guitarrista, Guitarrista, olha que não é bonito tratar os adversários dessa maneira, principalmente depois de uma derrota - e mais te digo que, a estética destas coisas anda ligada a eventuais desvarios da providência.

 
At 7:30 PM, Blogger Diego Armés said...

Há adversário e adversários. Há os que são honrados e há-os também mesquinhos, pequenos, traiçoeiros, sempre à espera do deslize, do fracasso, da fraqueza do oponente. A esses trato-os apenas como merecem...

Providência? Para o ano, falamos, no final da época. Eu digo que o belém não fica sequer na primeira metdade da tabela.

 
At 8:55 AM, Blogger Apre said...

Muito bem o ponto 8.

O ponto 7 é igual ao do ano passado, mas muda a cor.

 

Post a Comment

<< Home