Tuesday, May 02, 2006

Há 44 anos atrás

O Benfica conquistava a segunda Taça dos Campeões Europeus (nesse tempo, a Taça era mesmo ganha por clubes campeões, não por quartos classificados). Marcaram Coluna, Cavém, o grande capitão José Águas e, por duas vezes, um jovem lingrinhas chamado Eusébio, que chegara à Luz poucos meses antes do feito. Está é uma bela recordação que infelizmente não tenho. Bom, por um lado é felizmente: é sinal que ainda não tenho 44 anos.


(Da esquerda para a direita: Eusébio, melhor jogador português de todos os tempos; Taça dos Campeões Europeus, troféu muito cobiçado; Bella Gutman, imigrante de Leste com mau feitio; Mário Coluna, craque da época.)

Depois desta conquista, seguiram-se mais cinco tentativas para repetir a façanha. Todas elas terminaram da mesma forma: trouxémos para casa a miniatura. E porquê? Por causa de um desgraçado de um húngaro ou búlgaro ou lá o que era o raio do homem que havia de se lembrar de lançar uma maldição... E o Veloso também deu um jeitinho, verdade seja dita.

16 Comments:

At 6:37 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

A questão que se impõem: Será o Diamantino filho do Coluna?

 
At 6:42 PM, Blogger Diego Armés said...

Impõe-se a questão no plural ou no singular? Sendo só uma, fico na dúvida. Tudo bem, que é uma questão importante, talvez o plural seja justificado. Mas dá-me a ideia que não bate a bota com a perdigota.

 
At 8:04 PM, Blogger Diego Armés said...

Não vejo no texto uma única mensão ao facto de o Benfica ter sido o único clube português a vencer o troféu neste formato.

Mais se acrescenta que o que está em causa não é o ser mais fácil ou mais difícil. Trata-se de uma constatação: chama-se Taça dos Campeões e já chegou ter uma (pelo menos, que me lembre) final disputada com um clube que NUNCA na sua história tinha sido campeão do seu país (Bayer Leverkusen, que perdeu frente ao Real Madrid). Este ano, esteve perto de suceder o mesmo com o Villarreal a chegar às meias-finais... É uma questão de lógica, nada mais.

Já escrevi (não neste blog mas na Biqueirada - não confundir com A Biqueirada) sobre vários aspectos que considero incorrectos na caompetição Liga dos Campeões. Aliás, o ano passado esteve quase a acontecer o inconcebível: o Liverpool, que vencera a edição 2004-2005, esteve na iminência de não poder defender o seu título, em detrimento da participação do 4.º classificado da Premier League inglesa (o Everton, salvo erro). Inadmissível.

 
At 10:12 PM, Blogger Rhodes said...

Os "vizinhos" do Everton, sim senhor, o cartão confere.

Concordo com o teu ponto de vista acerca da Champions, e acho que faz falta a extinta Taça das Taças, ou pelo menos, que a UEFA volte aos moldes de outros tempos. Isto de levar com as sobras das Champions, após da fase de grupos desta, é criminoso. Quem não tem estaleca pra ficar pela Champions que espere até nova época. Isto da Uefa estar sempre a puxar pelos mais fortes (deveria dizer pelas receitas mais fortes?)é uma nojeira.

 
At 10:30 PM, Blogger Diego Armés said...

Nem mais. É por isso que periféricos históricos como Steaua Bucareste, Dínamo Kiev ou Estrela Vermelha, já para não falar em nórdicos com histórica, como o Gotemburgo ou o Malmoe, deixaram, há muito, de ter voto na matéria. Equipas que chegaram a dar cartas na Europa, como MTK Budapeste ou alguns austríacos, por exemplo, como Áustria de Viena (que nunca ganhou nada, mas que andava sempre em competição) são hoje nomes risíveis da Europa. Existe segregação à partida. Ainda por cima, com cabeças de série nas preliminares, cabeças de série nos grupos, cabeças de série nos quartos-de-final... é até não se poder escolher mais. E, mesmo quando parece que a competição já vai pelo seu próprio pé, há golos anulados Shevchenko, há penalties por marcar no estádio da Luz, há Del Hornos que são expulsos... depois o Mourinho é que é maluco.

 
At 9:05 AM, Blogger Apre said...

Bela foto a preto e branco.
Ganhavam aos Campeões de Malta etc, até apanharem colossos só na final.

 
At 12:05 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Tens razão, Guitarrista. Não se vê 'no texto uma única mensão ao facto de o Benfica ter sido o único clube português a vencer o troféu neste formato'. Experimenta agora ver se há alguma menção? Hmmm... também não.

 
At 12:14 PM, Blogger Diego Armés said...

E devia haver? Amigos, leiam: o post só existe porque assinala o 44.º ANIVERSÁRIO DA VITÓRIA DO BENFICA SOBRE O REAL DE MADRID NA TAÇA DOS CAMPEÕES. Qual é a vossa dificuldade? Analfabetismo? Ao fpm e ao Apre eu dou o desconto, que têm problemas. Agora, também tu, Férenc?...

 
At 12:29 PM, Anonymous Anonymous said...

Ó meus amigos, nem não falando da questão 2º lugar da Liga/acesso directo à Champions param de discutir? Ok, o Guitarrista não resiste e celebra o palmarés em trofeu análogo, isto não é inocente, não! Mas se calhar é melhor discutir o facto em si, do que andar a brigar por faits divers

 
At 12:40 PM, Blogger Diego Armés said...

Eles é que começara.

PS - Eu só gostava de saber por que raio viram neste post uma provocação ao FC Porto e à sua vitória na final de '87. Acaso acham que não vibrei com o galo do Madjer? Tenham dó...

 
At 12:47 PM, Anonymous Anonymous said...

Galo? Fugiu-te a boca para a verdade, vibras com golos e principalmente com galos azuis!

 
At 12:57 PM, Blogger Diego Armés said...

Isto é contagioso, sabes?... Infectam-me a caixa de comentários com asnice, eu vou atrás e faço o mesmo.

 
At 1:01 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Calma guitarrista, lê bem o meu comentário!

 
At 1:22 PM, Anonymous Anonymous said...

Pois Guitarrista, tem calma, antes trocar as teclas (acontece aos melhores) que as cordas, o último resultado é incomodativo enquanto este é divertido. Nós embirramos um bocado, é... temos de nos entreter com algo não é? E depois do elogio do Tiago não é bem chamar-nos asnos, o único elemento da espécie nos meus favoritos é o JUMENTO e acho-o brilhante.

 
At 1:27 PM, Blogger Diego Armés said...

Eu não chamei asno a ninguém... atirei para o ar. Não te preocupes que o Apre eo Fpm hão-de enfiar a carapuça. São craques nessa matéria.

Quanto ao comentário do Férenc, bom... hu-hrum... É que... errr... entornei o café em cima do teclado... e... portanto... fiquei nervoso, troquei os dedos, sei lá... Não podemos passar à frente?

 
At 1:43 PM, Anonymous Anonymous said...

Não. hehehehehehe

 

Post a Comment

<< Home