Monday, September 18, 2006

Vanguardas

1. Vata. Passei o fim-de-semana inteiro a pensar nesse eterno número 16 benfiquista. O homem dos 5 minutos finais. O gajo que fazia um a zero ou o dois a um nos descontos. Vata. O desajeitado que tirou o Tapi do sério. O acidental que colocou o Benfica na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus com uma mão que não foi de Deus nem de qualquer individualidade que andasse sequer pelos arredores do Criador: fê-lo com a sua singela extremidade, sem vaidades. Foi uma questão de necessidade, não de ostentação ou talento: quando a perna não chega lá, estica-se o braço.
Eu acredito que um golo marcado com a mão tem sempre o seu quê de vaidade, de maldade, de provocação - é como uma bola por baixo das pernas do guarda-redes, soa sempre a desleal. É uma ratice, uma sacanice, uma espertice. Mas Vata inaugurou uma era, foi um vanguardista: marcou com a mão porque sim, porque não dava com outra coisa. Foi genuíno, fê-lo com pureza de espírito. O mal de Rony foi ter chegado à ribalta com 17 anos de atraso. De outra forma, seria ele o vanguardista de serviço.
Não obstante a inocência do lance, agradou-me a forma como os pacenses deram continuidade a uma das mais belas tradições do futebol nacional: o encavamento do Sportém. E com bónus: o árbitro "não viu". Como os meus leitores mais antigos deverão saber - caramba, há quase um ano que me lêem! -, isso é para mim motivo de valente regozijo! Obrigado João. Já só te falta limpar dois vermelhos - o do Manu está descontado.

2. Mas falar de vanguardas sem mencionar o Berlusconi da Invicta é disparate. Não há coisa que se faça hoje em dia no futebol português que o Corleone da Ribeira não tenha já experimentado em meados dos 80's. Não há esquema vigente nos bastidores do lamaçal da BWin que o Padrinho de Campanhã não tenha já decretado obsoleto.
Andam os aprendizes inchados e vaidosos com os seus nomes nas manchetes dos jornais por alegadamente serem desonestos, por alegadamente aliciarem árbitros, alegadamente pressionarem dirigentes, alegadamente trocarem favores e alegadamente etc, e já o Soprano das Antas esqueceu o preço de uma viagem ao Brasil. Andam Veigas e Vieiras e outros que tais preocupados com desmentidos e "digo que não disse o que disse" e o Dom do Dragão ensaia já uma nova abordagem às vitórias futuras: o lateral-direito do adversário. Não, não se trata propriamente de "comprá-los" - Sonkaya deixou mazelas. Digamos que a operação tem mais que ver com o aluguer dos préstimos do craque por 90 minutos (mais descontos). O investimento tem-se revelado um sucesso! Dois jogos, dois golos, duas vitórias. Mário Sérgio deu continuidade ao trabalho iniciado por Rui Duarte. Atentemos, para a próxima semana, no desempenho de Jorge Vidigal.

3. De vanguarda em vanguarda, eis que o Glorioso se chega à frente e diz: "presente!". Nunca na primeira divisão se houvera visto um treinador de bancada, vindo directamente do Terceiro Anel da Catedral, ganhar três pontos (na relva... a violência não conta aqui). Desconfio que o Grande Benfas tem um plantel de qualidade superior. Estou em crer que, com esta equipa, até com a Águia Vitória a dar a táctica a gente ganhava ao Nacional. Era a ensiná-la a dizer "o futebol é isto mesmo" e a ajeitar a gravata e ficava no mesmo patamar que o engenheiro...

Mas vamos ao que interessa que o Nuno Assis já está com tremeliques:
(por falar nisso: gostei do jogo do Benfica)

-Quim, 7mlg.
-Alcides, 6 mlg.
-Luisão, 8 mlg.
-Andersson, 6 mlg.
-Léo, 6 mlg.
-Katsouranis, 7 mlg.
-Karagounis, 7 mlg.
-Nuno Assis, 13 mlg. (7 mais o "suplemento vitamínico")
-Paulo Jorge, 5 mlg.
-Simão, 7 mlg.
-Kikin, 3 mlg. (descontei os 2 do castigo por veadice, evidentemente)
-Miccoli, 4 mlg.
-Mantorras, 5 mlg.
-Miguelito, ----
-Águi Vitória, 6 mlg. (e um naco de Picanha)

57 Comments:

At 11:20 AM, Anonymous Anonymous said...

Terei lido bem? Está, o homem da Guitarra, a dizer que os auto-golos foram comprados? O chefe das Antas tem pés de barro, é notório. Mas sempre pensei que lhe pegasses pela "recandidatura", agora esta teoria da conspiração parece-me manca. Ideias... com muita piadinha, salva-se o esforço por mostrar que conhece a cidade, num lisboeta (lampião, ainda por cima) fica sempre bem limpar a imagem da macrocefalia.

 
At 11:46 AM, Blogger Diego Armés said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 12:30 PM, Blogger Diego Armés said...

Ó, meus amigos. Que é feito desse sentido de humor? Sobretudo do teu, fpm. Esvaziou-se-te a fleuma? Já tinha ouvido falar de coisas efémeras, mas isso é exagero...

 
At 1:46 PM, Blogger Diego Armés said...

Espera, espera, espera... isto, sim, é piada:

"Os responsáveis do Sporting ponderam solicitar à Liga de clubes a repetição do jogo com o Paços de Ferreira".
(Público, 19/09/2006, pág. 30)

Por mim, deixava-os ir jogando até o Sporting conseguir, finalmente, ganhar e assim vingar as humilhações recorrentes sofridas na capital do móvel. É que não se admite, é todos os anos a mesma coisa...

 
At 2:39 PM, Blogger Sir said...

E concertos, dás?

 
At 2:59 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Calma Guitarrista, não vás tão longe.

'Um coro de protesto em Alvalade. Não no sentido de se avançar para uma eventual repetição do jogo com o P. Ferreira, como chegou a ser noticiado ontem, mas de indignação pela arbitragem, que terminou envolta em polémica pelo golo marcado de forma irregular por Ronny e pelas expulsões de Pedro Barbosa e de João Alves' (A bola, 19/09/2006). Entre um e outro ganha A Bola. Apenas porque sabemos que A Bola não tem propriamente um fetiche pelo Sporting...

Em relação ao teu post:
1. Por falar em vanguardismos. http://meszaros-o-huno.blogspot.com/2004/11/vatatoon-o-palhao-preto.html
2. Inveja, é o que é. Também tenho, admito.
3.Grande exibição. Continuem a jogar assim.

 
At 3:28 PM, Anonymous Anonymous said...

:) Bem visto Meszaros

 
At 3:59 PM, Blogger Diego Armés said...

Piada fácil: contra a azia, toma pastilhas Ronny.

PS - Vá lá, não sejam picuinhas. Andei a levar porrada de todos os lados durante um mês. Onde é que está o vosso desportivismo agora? Tsk, tsk... Não se lhes pode tocar. Meninas...

 
At 5:16 PM, Anonymous Anonymous said...

Mas qual é o problema do meu desportivismo? Mesmo na noção bárdica dessa coisa (a saber, desportivismo bárdico=vitórias do nosso clube), nós por cá, vamos bem, Obrigada! E o Raul Meireles até já está melhor...

 
At 6:00 PM, Blogger Diego Armés said...

:)

O raciocínio é fácil, Helena: fair-play = jogo justo. Não há justiça maior do que o Benfica ganhar sempre. É uma espécie de justiça divina.
Eh pá, se eu fosse deus haveria tanta coisa a correr melhor neste mundo...

 
At 6:13 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Pelo meu lado, azia nenhuma por acaso. A derrota até tem o seu quê de positivo: Não fizemos uma figura vergonhosa nem tivemos 3 jogadores expulsos; Foi um roubo tão grande, que liberta um bocado a equipa da pressão da derrota; Por outro lado, não deixou de ser uma derrota e portanto mete sempre um bocado cobro na euforia.

Sim, o lado mau é que foram 3 pontos à vida, mas se não nos saírem tantos militares sérios e honestos na rifa, também não vamos perder muitos mais.

 
At 6:37 PM, Blogger Diego Armés said...

:)

Como eu gosto de campeões de Setembro...

 
At 6:48 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu gostar, gostar, gosto do Campeom-eh em Junho

 
At 7:07 PM, Blogger Diego Armés said...

Pois, mas isso és tu que tens um clube que é campeão-e em Junho com frequência. Mas repara que há aqui pessoal para quem o Natal é a meta máxima.

 
At 7:34 PM, Anonymous Anonymous said...

Há que dizê-lo com frontalidade Bardo, és mesmo mau, venenoso ainda por cima. Ainda bem que eu não sou do sportém. Se eu fosse do sportém, para além de andar a chorar por causa da manápula do Ronny, agora tinha uma crise de azia com o veneno musical. O melhor seria passar a adepta do Chelsea, mas sendo azul? Começava a chorar outra vez...

 
At 12:34 PM, Blogger Diego Armés said...

Ele refere-se ao Troféu Guadiana, parece-me. Também conhecido por "a maquete".

 
At 1:32 PM, Anonymous Anonymous said...

Ora bem, se eu fosse do sportém faria o seguinte, criava uma comissão de luta para finalmente ver reconhecidas as taças "vice" (podiam designar-se taças "quase", mas vice parece-me que dá à coisa um ar + sério). As taças podiam até ser mais pequenas, desde que nelas se pudessem colocar frutos silvestres ou vinho generoso, já seria aceitável. Isto já calaria o Bardo. Prateleiras cheias de taças vice. É uma sugestão...

 
At 1:36 PM, Blogger Diego Armés said...

Auch. :) Esta entrada foi dura - praticamente à margem das leis. Depois eu é que sou mau e venenoso...

 
At 2:21 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 2:22 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Vamos aproveitar todos a boa disposição do guitarrista, que como todos sabemos, não vai demorar muito tempo.

Em relação à Helena, a verdade é que fala de barriga cheia. Mas também deve ser daquelas que acredita que o wrestling é a sério...

 
At 2:43 PM, Anonymous Anonymous said...

Ora, com licença:
Excepcional, adorei o texto!
Quanto à boa disposição, creio firmemente que ser adepto do Benfica, já é meio caminho andado

 
At 2:52 PM, Anonymous Anonymous said...

Olha, falem para aí. Sim, logo vocês com esse estilo gueixa armada em vestal (eu explico, a gueixa festeja o golo antecedido de falta claríssima ou a defesa do labreca com o pacote - e o resto todinho - dentro da baliza, a vestal serve para se indignar com a manápula do Ronny).

PS Hoje acordei a embirrar com verde. Deve ser de ter lido o site da CMP...

 
At 3:33 PM, Blogger Diego Armés said...

Uma pessoa já não pode andar bem disposta... :(

Parece que só as mulheres é que percebem de bola, por aqui.

 
At 3:48 PM, Blogger Diego Armés said...

Calma. Não vale a pena perdermos a cabeça por causa do futebol... O fpm e o Férenc andam agitados.

 
At 4:19 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

De gueixa vestal todos temos um pouco. Apenas com estilos diferentes: Uns um pouco mais aburguesadó-depressivos, outros mais soberbó-rurais, outros revivalistó-sem dentes e a cheirar a pobrezinho. A essência pouco difere.

Agora, se me dão licença, deixem-me aproveitar a boa disposição do guitarrista...

 
At 5:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Ichhhh,Baaardo, chamaram-me soberbó-rural e a ti revivalistó-sem dentes e a cheirar a pobrezinho? Tambenhe, vindo dum aristo-burguês-a fazer de conta que não é tonto e que preferia ser aburguesadó-depressivo, não deve ser importante...pffff

 
At 5:29 PM, Blogger Diego Armés said...

Mas hoje toda a gente me pede licença?... que diabo. Achas que os do Sprtém me andam a dar manteiga, Helena? Isto cheira-me a passar a mão pelo pêlo... salvo seja. Não temam: dificilmente escreverei mais um texto sobre a turminha verde-alface esta semana. Só se me chatearem muito...

 
At 7:03 PM, Anonymous Anonymous said...

Acho, mas espera mais um pouco Bardo, ainda falta a aristocracia da aristocracia, que é como quem diz o Bulhão (acompanhado de procuração do Sancho...)

 
At 7:27 PM, Blogger Diego Armés said...

Penso que o Bulhão esta semana não liga o computador. E, sem Bulhão, duvido que o Sancho funcione - já se sabe, aquilo é uma relação estranha que ele tem com o seu mestre, algures entre o siamês menor e o apêndice desconfortável.

 
At 9:03 AM, Blogger Apre said...

Vata o homem-mão que fez Tapie engolir a alcunha que deu a si próprio caso fosse eliminado por esse 'clube de bairro', e passar a ser chamado por Bernardette.

 
At 11:47 AM, Anonymous Anonymous said...

Afinal, parece que andam entretidos com a questão da truta...

 
At 2:08 PM, Blogger Apre said...

Esqueci-me de dizer que:
Dás demasiado crédito ao soprano do dragão, ele foi enganado pela menina da cosmos que ficou rica ao facturar o FCP pela viagem calheiros, e vender o exclusivo aos donos da bola da SIC.
Claro que nem foi a tribunal porque a factura foi logo devolvida, mas o boato tinha mais força que qualquer absolvição, e mais piada tb, para a poder repetir ad eternum.

Outra é o Rui Duarte é que foi pioneiro como defesa direito, e o slb ao contratar de 15 e 15 dias, (pela Bola), um jogador do clube adversário a visitar.

 
At 3:20 PM, Blogger Diego Armés said...

Ora, bom dia. Estou a ver que continua tudo um pouco agitado. Calma que para a semana será diferente: é o Lucílio quem vai apitar em Paços de Ferreira. Estão garantidos mais 3 pontos para a capital do móvel.

 
At 4:34 PM, Anonymous Anonymous said...

Boa tarde, quererá v. ex.ª dizer. Mas então a entrevista do LFV não é hoje? Vem aí o fim do tabu.
Essas desculpas dos 3 pontos do Lucílio não pegam.

 
At 4:40 PM, Blogger ardinario said...

Há quem ande entretido com fruta, com muito melhores resultados

 
At 5:06 PM, Blogger Diego Armés said...

Não, era mesmo bom dia. Ainda estou cheio de remelas. E sim, hoje aconselho todos os anti-glorioso a gravar a RTP1 às 21h00. Pelo sim, pelo não, sempre renovam o stock de calinadas do presidente Vieira. As dos costume já enjoam...

 
At 5:31 PM, Anonymous Anonymous said...

Dispensava a parte das ramelas, sendo natural e ecológica, visualmente não é das mais agradáveis. Além disso, não se trabalha em lx? E lá está ele com os anti-glorioso.

 
At 5:50 PM, Blogger Diego Armés said...

Só se pica quem tem agulhas... E sim, em Lisboa trabalha-se. Mas no Porto os carros de lixo saem para a labuta a que horas? Ah, pois é... estão vocês a dormir e andamos nós a dar no duro, a acartar com os vossos dejectos. Alguém tem que o fazer...

 
At 6:01 PM, Anonymous Anonymous said...

Ah, daí o Trianom (aliás TrianoN), dado o lusco-fusco viste mal a grafia. Olha que o RR se prepara para vos despedir e passar o serviço a outsourcing. No entretanto vou assegurar-me de que o lixo doméstico vai bem acondicionado. Quanto a agulhas, nos drafts do apre está a resposta, quando for publicada eu aviso-te.

 
At 6:36 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Até que me esqueça do 'No tempo do Eça, isto resolvia-se tudo à bengalada' em directo na SIC, não preciso de outra. Mas talvez veja, porque gosto de circo.

 
At 7:02 PM, Blogger Diego Armés said...

Já vi que és adepto das conferências de imprensa do Paulo Bento, Férenc.

Helena: se eu soubesse o que quer dizer essa palavra estrangeira, ficava preocupado. Ou então se o RR fosse o manda-chuva cá da capital. Como não acontece nem uma, nem outra coisa, isso lá do outsorc... outport... disso não me tira o sono. As agulhas preocupam-me mais. Até porque desconfio que está escrito, por antecipação, o texto elogioso à vitória do Benfica em Paços de Ferreira. Acertei?

PS - Como é possível que aceites escrever para essa publicação infecta?!... Surpreendes-me.

 
At 7:34 PM, Anonymous Anonymous said...

Querido Guitarrista,
Acho que Trianon se limita a ser um nome. Por exemplo do palácio petit trianon em Versalhes, onde foi firmado um tratado internacional - assinado em 4 de junho de 1920. Destinava-se a regular a situação do novo Estado húngaro que substituiu o Reino da Hungria, parte da antiga Monarquia Austro-Húngara, após a Primeira Guerra Mundial. As partes ao tratado eram as potências vitoriosas, seus aliados e o lado perdedor. As potências vitoriosas incluiam os Estados Unidos, o Reino Unido, a França e a Itália; seus aliados eram a Romênia, a Iugoslávia e a Tchecoslováquia. O lado perdedor estava representado pela Hungria. (a fonte é a wikipédia). Este momento sublime de cultura servirá para te deixar preocupado, já que o RR não assombra as tuas noites (e dias) de belo soninho.
Quanto às agulhas, querido bardo, tiro na água e mais não digo. E é possível escrever nessa publicação porque não a acho infecta. Continuas a tentar aliciar-me?

 
At 7:45 PM, Anonymous Anonymous said...

Ah, era essa a palavra que não percebias não? É que se achas que eu te vou explicar o outcoiso, podes tirar o cavalinho da chuva. Hoje vou praticar aquela máxima de não ensinar tudo sob pena de saberem tanto como eu, o que criaria o risco de eu deixar de poder ser sobranceiró-rural - que me fica tão bem, não achas?

 
At 8:24 PM, Blogger Diego Armés said...

Ficava-te bem era o cachecol do Glorioso, isso sim! Olha essa do Trianon é boa. E eu que pensava tratar-se de um deus grego ou asssim, desses estrangeiros e antigos. Mas pronto, se é um palácio, é um palácio. Também não está mal. Pena que não expliques o outestranho, porque desconfio que me podia dar jeito. Aliás, se eu tivesse aprendido certos termos assim meio escangalahados - como o downsizing, por exemplo -, hoje se calhar era uma pessoa com alguma estabilidade financeira e uma secretária à minha frente... uma secretária de madeira, entenda-se. Sobre o aliciamento, pois é claro que é óbvio que sim. Mas num processo a fazer lembrar a transferência do Pacheco e do Paulo Sousa para Alvalade em 1993. Que é não quero cá nada com legalidades, cortesias e outras politiquices que fazem do nosso futebol um espectáculo pouco atraente.

 
At 2:56 PM, Anonymous Anonymous said...

Eu sou daquelas que acha que se pode trocar tudo na vida menos o clube, essa do cachecol é para vermelho directo. Em relação ao outcoiso, podes tentar pedir muito ;)
Estás a pensar transformar-me numa espécie de clone da Leonor Pinhão? Quanto a transferências que tal a do Vinha?

 
At 3:12 PM, Anonymous Anonymous said...

fpm sempre pensei que ias aproveitar para falar da Leonor Pinhão. Foi do Vinha, surpreendeste-me!

 
At 4:16 PM, Blogger Diego Armés said...

Alto lá! Não quero aqui ninguém a chamar nomes feios! A não ser que seja ao José António Lima, a esse pode ser... Mas, exceptuando o mencionado microcéfalo, tudo o resto é uma infracção grave às leis do jogo, merecedora de punição disciplinar em consonância com o que dita lei, como diria o Jorge Coroado. E vocês sabem o quanto eu respeito a lei.

Por falar em fransferência: e aquela outra para o Dianabol, Helena? Já falaste com o teu Jorge Mendes sobre o assunto?

 
At 4:46 PM, Anonymous Anonymous said...

Cá para mim, isto é tudo para chatear o Apre. Andas armado em folcuporto a simular contratações só para haver molho nos aeroportos e poderes dar umas gargalhadas. Mas olha que o Apre dorme muito bem para esse lado.

 
At 5:16 PM, Blogger Diego Armés said...

Estás é a fugir à questão, é o que é. E se o Apre piar muito, chamo o primo do Veiga. Uma boa galheta nunca fez mal a ninguém.

 
At 5:34 PM, Anonymous Anonymous said...

Ichhh, o bardo está a encostar-me à parede. Muito bem, tenho um texto que te pode interessar e encaixa bem no Dianabol, mas não é meu.

 
At 6:47 PM, Blogger Diego Armés said...

Se quiseres mandá-lo. Eu elio e depois podemos negociar...

 
At 6:47 PM, Blogger Diego Armés said...

Eu LEIO.

 
At 11:44 AM, Anonymous Anonymous said...

Ora bem, uma vez que o Glorioso teve mais um resultado foleiro, revi a minha posição e, esperando que o Bardo possa ter uma data de secretárias entre si e o horizonte, passo ao momento de cultura geral falando sobre outsourcing. O outsourcing é a outra face da moeda do downsizing. Basicamente ambos servem para despedir pessoas, são criações do neo-liberalismo, ferramentas que servem para dar um ar democrático aos fins desta forma de organização da economia – na realidade o objectivo do neo-liberalismo tem a ver com a garantia de que a riqueza se distribui sempre entre quem tem o poder de controle e é mais “habilitado”, os outros servem para consumir o que podem. Estes métodos nem são novos, foi assim quando concluíram que era melhor deixar a propriedade dos meios de produção para os accionistas e criaram a economia dos managers, gajos que até eram empregados dos accionistas, nada mais democrático. Voltemos ao que interessa, se o downsizing traduz uma agilização da estrutura empresarial – ou seja menos gente para fazer o mesmo (uma data deles para o olho da rua), o outsourcing é mais do mesmo, baseando-se na especialização vai buscar a organizações especializadas serviços externos (lá vai um departamento inteirinho para o desemprego). Na verdade devia ser chamado de terceirização, pois o outsourcing deveria significar a procura de serviços fora da organização nacional. Esta incorrecção deve ter a ver com o facto de ser muito aplicada ao sector público que, como toda a gente sabe não serve para nada e devia ser organizado em outsourcing, até porque a organização de indivíduos chamada empresa é boa e lucrativa, já a organização de indivíduos em estado é um desperdício organizado. Enfim, toda a gente sabe o que é outsourcing, naquela conversa de café em que alguém pergunta “o que fazes?” e vem a resposta de que compra tudo feito, esta resposta tem a lógica do outsourcing. Nada de especial, como se vê. Para terminar, apliquemos o outsourcing ao Dianabol, já todos reparamos que o fpm só funciona bem até aos 15 caracteres, devia pois adquirir os comentários mais extensos ao Guitarrista que, claramente lida bem com grandes quantidades desta ferramenta, assim o fpm especializar-se-ia até aos 15 caracteres (ou noutra coisa qualquer).

 
At 3:28 PM, Anonymous Anonymous said...

Vês como és bom abaixo dos 15 carcateres, qualquer outro punha pelo menos 3fs no "Pf", pergunto eu, para quê se funciona tão bem assim, singelo! :D

 
At 6:39 PM, Blogger Diego Armés said...

"É" as letras e os pontos, pá.

 
At 7:41 PM, Anonymous Anonymous said...

Ah, peço desculpa, onde se lê carcateres deve ler-se caracteres.

 
At 10:34 PM, Blogger Bulhão Pato said...

Muito boa noite, estimado auditório. Eu escuto este programa há muitos anos, mas é a primeira vez que escrevo.
Gostaria de saber a opinião do senhor Guitarrista sobre o jogo do Manchester. Muito obrigado. E um grande bem-haja para todo o auditório.

 

Post a Comment

<< Home