Monday, April 09, 2007

Clássico: inmentiras, inverdades e outras barbaridades


Uma vez que o meu caro co-blogger optou por demonstrar a sua mundividência encarnada, imbuída de pluralismo orwelliano e inegável apreço pelos adversários de contenda, particularmente por cores verdes e azuis, principalmente às azuis, querendo democraticamente esverdeá-las chegando assim ao postulado de que todas as cores são iguais, embora a encarnada seja mais igual que as outras. E tudo isto a propósito do clássico da jornada 23 (o que é obra), senti-me, claro, no dever de pegar no material de costura, dar folga ao Vinhas e responder via post. Começo pela questão das claques. O comportamento dos Superdragões foi inaceitável, mais uma vez, e o clube já tarda em aplicar-lhes uma sanção. Chega de deixar a culpa solteira e de fazer de conta que não é nada connosco, a claque apoia o clube, tem para isso benesses (preços de bilhetes, viagens, etc...), então, nada mais fácil do que cortar estas vantagens; e não me venham os dirigentes da claque dizer que os tais indivíduos não faziam parte, que eram uns anónimos malfeitores (talvez até benfiquistas, dirão alguns mais radicalmente tontos). A claque que se organize, que garanta que os seus membros se comportam de forma a não incomodar os cidadãos que têem direito a não ser importunados enquanto fruem um jogo de futebol. E isto quer sejam adeptos do seu clube (veja-se a infeliz prestação dos Superdragões no jogo Porto - Braga), quer sejam adeptos dos outros clubes. Lembro até, às claques que, o futebol de que todos gostamos, joga-se com duas equipas, o que naturalmente dá origem a duas claques, e duas facções de adeptos e simpatizantes. Por isso é que há competição. Julgo também, que a direcção dos Superdragões não pretenderá a existência de jaulas ou aquários nos estádios destinadas aos seus membros. Voltando à posição do meu clube, limitar-se a criticar a organização e planeamento do jogo lavando as mãos da questão fundamental - o vandalismo da claque (mais uma vez) - constitui um acto irresponsável que só encoraja a claque a persistir no seu modo de agir. Ainda em relação a este assunto, passo a abordar a fantástica prestação dada pelo Presidente do Benfica (subtilmente branqueada pelo Bardo, certamente no uso dos seus óculos encarnados). Começa pela evidência de que foram membros dos Superdragões que provocaram os desacatos, depois passa à moderna e adorável noção de inverdade para adjectivar as declarações da representante da PSP, depois ocorre-lhe A SOLUÇÃO, no estádio da Luz entram só benfiquistas, o que resolve com inédita celeridade o problema do derby com o Sporting. Adoraria explicar a este senhor que:
1. Se vai participar numa competição que lhe permite vender bilhetes, constituindo um espectáculo público cumpre as regras, como tal, dará ao adversário os bilhetes a que este legalmente tem direito.
2. Compete-lhe como organizador de jogo, tomar precauções para garantir a segurança de quem lhe compra bilhetes, não demonstrar que os adeptos dos outros clubes são vândalos.
3. Se quer uma audiência apenas de benfiquistas, organiza jogos entre a equipa A e a equipa B fazendo o seu próprio campeonato encarnado.
Por último a PSP, onde está a eficácia do Euro? Era uma inverdade ou uma inmentira? Lembre-se a PSP que lhe compete garantir a segurança dos cidadãos, é para isso que serve. Se o Presidente do Benfica acha que a Luz não está sob jurisdição das autoridades nacionais, a alguém compete desenganá-lo.
Dando por terminado este irritante assunto, passemos à seguinte barbaridade: a choradeira da arbitragem. A arbitragem do jogo foi subtimente desfavorável ao Porto, não ganhámos por causa disso? Não, qualquer jogador que joga a este nível tem de estar preparado para enfrentar uma contrariedade como esta, não é por aí. Empatámos por dois motivos, primeiro não fomos capazes de manter a posse de bola por incapacidade do meio campo já esgotado, segundo porque fomos capazes de não marcar mais nenhum autogolo. Just that.
Mas vamos à continuação das barbaridades, estou curiosíssima por saber o que opina o Guitarrista do jogo de ontem, é bem verdade que de Espanha nunca vem bom vento, eu não sei se o treinador do Beira-Mar é galego, mas teve a lata de dizer que a arbitragem foi habilidosa - calcule-se, aquele penálti claríssimo! :D Aqueles jogadores que insistiam em meter pernas às chuteiras dos anjos benfiquistas,uma pouca vergonha, só mesmo um espanhol (além dos soberbó-rurais) para inventar estas coisas de arbitragens habilidosas.
Por último, chamo a atenção dos leitores para o facto de, "Benfica x Porto ao cronómetro", ter acertado no resultado. Seria uma inverdade negar esta evidência: 1 - 1 foi o resultado. É inmentira negar que o teor do texto ultrapassou a realidade em todo o seu surrealismo, ou barbaridade?

14 Comments:

At 2:15 PM, Blogger Diego Armés said...

"fpm said...
Ora bem, na verdade só agora à hora de almoço vi as imagens do penalty e... sim, foi mesmo penalty, prontos.

6:00 AM "
(na caixa de comentários abaixo)

E o golo anulado ao Nuno Gomes, logo ao primeiro minuto, Helena? Escapou-te? Falta de graduação nos óculos azuis ou ainda estavas a desligar a máquina de costura?

I rest my case.

Agora, que o Benfica jogou mal, isso é uma grande inmentira...

 
At 2:34 PM, Blogger Helena Henriques said...

Eu vi-as novamente hoje de manhã. Penalty????
Quanto ao golo mal anulado, é uma boa desculpa.
É claro que as inmentiras acerca de arbitragem são giras porque congregam o maior número de inverdades. Depende da cor dos óculos do espectador. E disso, ao contrário do que alguns sugerem, ninguém escapa. Que é como quem diz, inverdades e inmentiras são esgrimidas conforme conveniências emocionais óbvias, universais e, enfim, democráticas. Ou seja, saberão os óculos encarnados sacar as medidas do fora de jogo, assim de primeira, como ninguém. Já as faltitas não assinaladas têm origem, seguramente, na fragilidade física dos atletas do Beira-Mar (toda a gente sabe que aqueles ares não podem ser bons). Claro que qualquer luneta doutra cor é perfeitamente capaz de pôr o dedo nas feridas. Ou seja, esta discussão é esteril, só se queixa da arbitragem quem foi prejudicado, isso é evidente. Os beneficiados calam-se bem caladinhos, não são lorpas nem nada! E isto é universal, mesmo para os mais iguais dos gloriosos.

 
At 2:45 PM, Blogger Sir said...

Esta insolência está a passar dos limites. Precisas de alargar os teus horizontes, Helena. Que tal um enlargement na cozinha?

Está na altura de tomares medidas, guitarrista.

 
At 3:00 PM, Blogger Diego Armés said...

E tomo: 20cl de cada vez!

Quanto à Helena, anda de facto saída da casca. Isto parece-me um surto de tixite que anda a afectar o pessoal azul. Agora, queixam-se dos árbitros... Quem diria que isto ia acontecer um dia...

 
At 3:29 PM, Blogger Helena Henriques said...

:O
Começo a duvidar da vossa literacia, eu não me queixei de árbitros. Queixei-me de ser disso acusada, e aproveitei para divertir-me à custa das melgas que passam os dias a queixar-se deles ou dos que se queixam. Já agora, preparados para enfrentar mais malandros espanhois? :D

 
At 4:52 PM, Blogger Diego Armés said...

Estamos sempre preparados para tudo. Tudo! Até para os dias seguintes às competições europeias. Questão de treino... Já outros, vão perdendo o hábito.

 
At 5:18 PM, Blogger Helena Henriques said...

Oh, sim e ficamos sempre pela segunda liga europeia, enquanto outros atingem o auge na UEFA.

 
At 6:34 PM, Blogger Diego Armés said...

bla bla bla bla...

O certo é que os oitavos-de-final já significa "percurso de luxo"... Dantes ainda dignificavam o país, agora nem isso.

 
At 9:56 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

This comment has been removed by a blog administrator.

 
At 10:03 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

(Dando umas palmadinhas reconfortantes nas costas do guitarrista) Imagino o que não te custou citar o fpm. Deves pensar que alguém assim já te leva a sério...

 
At 10:12 PM, Blogger Diego Armés said...

:)

Não sejas previsível... A citação era só para que vissem até que ponto o vosso argumento era absurdo. Se até o mais fundamentalista dos anti-benfiquistas diz que foi penalty...

 
At 11:08 AM, Blogger Helena Henriques said...

Bom, com tantas certezas acabo por ficar na dúvida, lá terei de ver o lance outra vez. Que seca, espero que o pacote de imagens não inclua um esgar vitorioso do Simão para a câmara que, confesso, agride fortemente o meu sentido estético.

 
At 11:42 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Boina? Como adivinhaste?

 
At 10:07 AM, Blogger Helena Henriques said...

Porque não é cego.

 

Post a Comment

<< Home