Wednesday, June 27, 2007

Uma Pequena Maravilha

Antes de começar mesmo, vou fazer uma introdução. Quero confessar aqui que eu era fã da Vicky. Lembram-se da Vicky? Aquela miúda robot, a pequena maravilha de uma sitcom da RTP1? Rodava assim a cabeça e fazia contas e deitava papel pela boca, como uma xerox. Eu era apaixonado pela Vicky. Isto é uma introdução muito criativa. No entanto, não sei muito bem como relacioná-la com o tema principal do texto. Na verdade, ainda não sei muito bem qual é o tema principal do texto. Alguma coisa há-de arranjar-se. Em último caso, meto-a no título. Resulta sempre. Este tipo de explicações que eu vos dou pode soar meio estranho. No entanto, é uma forma propagandística de vos instruir. No fundo, estou a manipular-vos, a moldar-vos as ideias, concedendo-vos a ilusão de estarem a aproximar-se do meu esquema de pensamento que tão magníficos frutos costuma dar. Pois, desenganem-se. Eu não estou aqui para ensinar ninguém, eu estou aqui para falar de... cenas.
Uma coisa que gostava na Vicky - a-ah!, eu sabia! - era da indumentária. Vermelha e branca, como manda a regra, inspirada na Digníssima Veste que tantas vezes protegeu do frio e da lama heróis imortais, de Coluna a José Águas, de Torres a Chalana, de Paneira a João P...pfff... a Simão Sabrosa, e por aí fora. Acresce que ela tinha aquele aventalzinho por sobre o vestido. Hoje em dia não me fica bem comentar a situação. Mas, na altura, eu ainda era menor de idade, pelo que me era permitido ter fantasias a puxar ao sem-vergonha. Ainda que na época fossem um tanto rudimentares. Entretanto, e sobretudo desde aqueles 17 meses que passei numas águas-furtadas de Santa Apolónia, amadureci e adquiri conhecimentos...
Bom, falávamos nós de futebol, portanto. Peguemos na expressão "pequena maravilha". Muita coisa podia estar associada a esta expressão. Pena que nenhuma delas pudesse ser do Benfica - tirando a Vicky, claro... -, uma vez que no Glórias as coisas são sempre de "grande" para cima. Ora, isto esvazia quase por completo o objectivo da prosa. E começa a faltar-me a imaginação para tornar este texto inteligível. No entanto, o "golo" desta criação não passava por estabelecer uma comunicação propriamente dita com os leitores do blogue. Tinha antes como desejo não tocar uma única vez no nome desse tal comendador madeirense que financia a Fátima Lopes (diz-se...) e, por outro lado, dar os parabéns aos praticantes da única modalidade que verdadeiramente dignificaram a veste do meu clube. Refiro-me, obviamente, aos jogadores da equipa de futsal, vencedores da Taça de Portugal e do Campeonato. Pena que a vitória na final do campeonato tenha sido contra uma equipa tão medíocre. Mas pronto. Vitórias são vitórias e o troféu já cá canta. Podia falar também da Taça da Liga ou da ida do Henry para o Barcelona (que desilusão...). Mas agora é tarde demais porque o texto está um bocado comprido e a Helena não pára de me pressionar "tu tens de escrever, malandro! Escreve... ando eu e o Vinhas aqui a trabalhar para ti e tu na praia, a beber sucos exóticos, a ver biquínis arejados, a pôr creme nas bifas... a vida não é só isto!". Posto isto, o melhor é proceder à publicação da coisa. Espero que tenham gostado. Eu achei o texto uma pequena maravilha.

7 Comments:

At 6:55 PM, Blogger Helena Henriques said...

Eu sabia, vólei e futsal, eu sabia :D

 
At 10:08 AM, Blogger Efe said...

O que ele anseia é pelo título em danças de salão.

 
At 12:32 PM, Blogger Helena Henriques said...

:D

Com um adepto como o Castelo Bronco, é capaz de ser para breve.

 
At 4:04 PM, Blogger Efe said...

Esse vai substituir o pombo travesti, o Vitória.

 
At 12:38 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Confesso que pessoalmente os robots nunca me estimularam muito a líbido. Mas enfim, cada um é como cada qual e temos que respeitar. Talvez por isso recordo-me melhor do Twiki, companheiro de aventuras de Buck Rogers. E paralelismos entre esse robot e o Benfica também já foram estabelecidos aqui:

http://a-faneca-e-o-choco.blogspot.com/2006/03/cada-domingo-dia-de-twiki.html

Se tomarmos em consideração a definição de robot na Wikipedia ( Dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos capazes realizar trabalhos de maneira autônoma, pré-programada, ou através de controle humano (...). O termo robô tem origem na palavra checa robota, que significa "trabalho forçado"), a associação com o Benfica faz ainda mais sentido...

 
At 5:46 PM, Blogger Sir said...

O Benfica já tem o plantel fechado, não faltam reforços para os 3 grandes e o Vinhas tem o jogo arruinado. Bem feita, eu avisei.

=)

 
At 3:12 PM, Blogger Helena Henriques said...

Estamos gratos Sir, para o ano avisas com mais antecedência, boa?

 

Post a Comment

<< Home