Monday, January 09, 2006

Alcides

Há jogadores que não enganam, que têm qualquer coisa que os distingue dos demais, que os faz sobressair só pela forma como se colocam em campo, como abordam as jogadas ou como tratam a bola. Porque têm personalidade, técnica, força, coragem. Porque são destemidos, às vezes desavergonhados, e não se escondem do jogo. E - assinalável qualidade - não temem o próprio erro.

Esta época já surgiram no Benfica várias "ameaças" de jogador de topo. Primeiro foi o russo Karyaka, que diz que tem muito bom toque de bola. A mim só me fez lembrar o Zahovic, mas em louro e em lento. Depois era o Karagounis, que era muito bom e forte e isto e aquilo e que vinha do Inter. A mim só me fez lembrar Nuno Assis, mas em maior e em grego, o que fica mais difícil de compreender. Depois o Miccoli, super Miccoli, rato Miccoli, Miccoli, Miccoli... marcou um golo ao Lille, pronto. Menos mau, deu-nos jeito para passar aos oitavos da Champions. Mas se é àquilo que os italianos chamam "avançado", fica explicada, em parte, a falta de golos no calccio - e digo isto já depois de saber que o ontem o AC Milan venceu o Parma por 4 - 3, no San Siro (é a tal excepção que confirma a regra, suponho). Existe ainda Nelson. Valor seguro, sem dúvida. Já escrevi sobre ele que é um "sem-vergonha" dos relvados. E é mesmo. Tem um pé direito brilhante, uma velocidade notável e um dribble de quebra-rins. Mas falta-lhe qualquer coisa. Talvez a "certeza" de que é bom. Já deu para perceber que ele tem a certeza de que sabe jogar. Mas dá a impressão de que ainda quer provar algo a alguém - daí que, por vezes, leve longe demais certas iniciativas e nem sempre opte pela melhor solução para as jogadas. Ainda vai a tempo...

E depois existe Alcides. Tenho que confessar aqui uma coisa: desde que o vi jogar pela primeira vez, fiquei convencido. É um gajo sério, carrancudo - tal como Manuel Fernandes; mas, ao contrário deste, não está em campo sob pressão. Pelo contrário. Para Alcides, tudo é cool, tudo é fácil. Alcides sabe que é bom. Mais, Alcides sabe que é melhor que os outros. E quem ainda não sabe disto, não levará muito tempo a percebê-lo. Alcides é, juntamente com Simão, o topo de gama do Benfica. Jogador dos pés à cabeça - e a distância é grande! -, possui uma velocidade notável para o seu físico. Acrescente-se que, parecendo esguio, é poderoso, forte no choque - impõe-se e ganha os lances, muitas vezes sendo penalizado com faltas, quando joga limpo em quase todas os confrontos. Depois vem a técnica e a táctica. Para Alcides tanto lhe faz ser central de marcação, líbero, trinco, ala direita ou extremo-direito. Haja uma bola e um adversário, que ele sabe o que fazer sobre a erva. Defendendo, é implacável sobre os atacantes; atacando, é estonteante para os defensores; marcando, é uma parede; no ar, chega sempre mais alto; pelo chão, domina, dribla, passa - tanto curto como longo - com precisão e cruza como poucos (lembram-se do Miguel? Sim, aquele do Valência. Comparem um como o outro a tirar cruzamentos.).

Alcides tem pinta. Encara o jogo de frente, com segurança, com sabedoria. Acrescenta-lhe perspicácia, alguma irreverência e, claro, o talento que possui. Falta-lhe alguma coisa? Eu acho que sim: um contrato com o Glorioso até 2015. Com uma cláusula de rescisão de 35 milhões de euros.

11 Comments:

At 11:01 PM, Blogger karadas said...

Excelente post. Talvez Alcides não mereça tanto, mas o seu perfil está muito bem amanhado. Se há indivíduos a quem não lhe custam as palavras, você é um deles.

 
At 2:13 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

A fábrica de talentos do Benfica é inesgotável. E a sua secção comercial da Luz, tem dúvida um poder a roçar o sobrenatural para descobrir talentos. De acordo com os elogios dos jornais e dos adeptos benfiquistas, nos últimos anos, grandes futuras estrelas do futebol mundial nasceram ou passaram pelo entreposto da luz, confirmando esta verdade absoluta: José Soares, Rui Baião, Roger, Ednilson, Sabry, o central Ronaldo, o avançado brasileiro André ou mais recentemente o João Pereira que até há uns meses enchia páginas centrais d'A Bola, como a pérola da formação benfiquista e a grande prova que este lado da segunda circular a formação produz dá grandes valores.

O Alcides é mais um. É só acreditarmos...

 
At 3:17 PM, Blogger B said...

Porra o gajo não é assim tão bom!
Mas acho que dava o Polga mais o Beto por ele. E já agora o o Hugo e Tello só para não chatearem. Ha! e levem tambem o Silva.

 
At 3:38 PM, Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

Cirandam por aqui alguns frustrados que, há falta de melhor, criticam alguns jogadores que passaram pelo nosso clube sem glória nem reconhecimento.

Têm razão - no entanto, vou-me abster de entrar por esse cam... hum, humissé-missé, ...inho porque isto não é um blogue de discussões etéreas.

Aproveito para lhes desejar um bom natal - vejam lá para onde vão Wender essas vossas teorias (e não só...) de trazer por casa.

Quanto ao Alcides, e sem querer hiperbolizar tanto como tu, não há dúvida que o rapaz está muito bem.

Na minha opinião, o melhor em campo contra o Paços - que grande jogo fez o camarada.

Afloraste, também, de maneira subtil e inteligente uma qualidade que, até agora (isto no mundo da bola nunca se sabe o que vai acontecer amanhã), tem definido a sua postura no Benfica: o respeito.

Ele respeita-se - sabe que é bom e acredita piamente nesse facto; Respeita o clube, treinador e adeptos - não jogou até Novembro e nunca o ouvimos estrebuchar seja com quem for; Dá-se ao respeito - agarrou a oportunidade como se fosse a última e conquistou, de vez, o respeito dos adeptos, colegas e críticos.

Sendo assim, temos player!

Abraços

 
At 3:45 PM, Blogger Diego Armés said...

Bom, quanto aos comentários desdenhosos, não vos vou responder à letra. Mas posso assegurar-vos que nunca embandeirei com nenhuma das tais pérolas da Luz. Nem sequer com Luisão!, que já mostrou as suas qualidades e tem vindo a afirmar-se cada vez mais no panorama futebolístico.

Se falo assim sobre Alcides é porque, de facto, o vejo como um jogador de outro quilate. Muito acima de esmagadora maioria na Liga Portuguesa.

Contudo, se duvidais da minha avaliação, esperai. Um dia a História dar-me-á razão!

 
At 4:01 PM, Blogger dezazucr said...

Finalmente um Benfiquista que concorda comigo quanto a Karagounis. Um autêntico flop, e o que me custa mais, um flop caro.

 
At 4:18 PM, Blogger Diego Armés said...

Um dia falarei melhor sobre os reforços deste ano. Mas o Karagounis é, sem dúvidas, um flop - e dos caros, sim senhor. No jogo em Setúbal os comentadores só me davam vontade de rir, com tantas loas ao grego - quando o homem passou o jogo todo a quebrar o ritmo das jogadas de ataque do Benfica, de tão lento que é. Ainda por cima agarra-se à bola e não vê mais ninguém... Egoísta! Quem fez bem foi o Luisão, que lhe abriu a testa com uma cotovelada. Por estas e por outras é que eu gosto do Luisão. Faz-se entender numa linguagem muito própria...

 
At 4:35 PM, Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

Epá....

Vou ter que voltar a intervir.

O Karagounis é um excelente jogador, na minha opinião. Um todo-o-terreno, com bons pés, força e remate fácil. Protege a bola como só alguns sabem. E ainda defende.

No Benfica ainda não mostrou tudo, pois não, mas é dar tempo a quem ainda não o teve. Lançado às feras contra o Esportchi, lesionou-se passado três dias contra o Lille - e depois andou a jogar "coxo", o que é uma injustiça para quem precisa de tempo e de jogos no lombo.

A seguir parou - e esteve um mês sem jogar. Ou seja, voltou à estaca zero.

No jogo contra o Setúbal, e na primeira parte, concordo com vocês. Foi mau. Na segunda, porém, e a jogar na banda esquerda, tranformou-se e mexeu completamente com o jogo - daí as tais loas ao rapaz.

Na segunda volta, posso estar enganado!, mas ainda vai ser muito útil ao Benfica.

 
At 4:45 PM, Blogger Diego Armés said...

Esperemos que sim, que tenhas razão. Não sou partidário do bota-abaixo aos jogadores enquanto envergam a Digníssima Camisola. Mas não dou muito pelo gajo...

 
At 4:53 PM, Blogger dezazucr said...

Karagounis já no Inter passava o tempo todo lesionado. Depois, agarra-se demasiado à bola, o que se torna prejudicial quando tentamos lançar algum contra-ataque: se a bola chega a ele, para, dá a habitual voltinha de 360º sobre si mesmo e só depois, se ainda não lhe tiverem feito falta (ao menos não perde a bola sem a faltinha), é que segue a jogada. A única vantagem que lhe vejo é o facto de ser bom a "cavar" as faltinhas, mas até agora tem-nas "cavado" bem longe da área adversária, que também não abona. No jogo do Setúbal há um lance sintomático em que, bem enquadrado com a baliza, em vez de rematar dá mais uma finta, e novamente enquadrado, tenta dar uma segunda finta. Para quê?

 
At 11:31 AM, Blogger Pedro said...

Não sei se o Alcides será assim tão bom com dizes, espero q sim, mas q é bom disso não há duvidas.
Há uma coisa q adoro num jogador "novo" q é não ter medo de ter a bola nos pés. Alcides nos primeiros jogos q fez a central no SLB não tinha medo de pegar na bola e não cortava os lances sem nexo, procurava ficar com a bola e sair com ela jogável, qualidade importante e rara num central.
De facto, de centrais, está o SLB muito bem servido...e ainda há o Fonte e o André Luiz q me dizem ser muito bom.

 

Post a Comment

<< Home