Tuesday, January 31, 2006

"Sobranceria"

Não me venham com histórias de que o futebol é um desporto estupidificante, blá blá blá, e que move massas e que é o novo ópio do povo e que desvia as pessoas da cultura, das artes e, até - vejam só! -, das manifestações intelectuais. Pelo contrário, como o que escrevo em baixo atesta, o futebol serve inclusivamente para alargar os conhecimentos vocabulares do cidadão medíocre português.

Depois de um mal esgrimido derby, sábado passado, entre o maior clube do país e um dos maiores clubes do Campo Grande, que terminou com a vitória inesperada, rara e invulgar dos segundos, eis que uma palavra se espalha freneticamente pela blogosfera de cariz futebolístico: "sobranceria". Eles sobranceria assim, e ai que sobranceria coiso e tal e eu já estou farto de ouvir falar da tal "sobranceria".

Sinceramente, preferia os tempos em que, lá na província, depois de uma situação com desfecho semelhante, era capaz de ouvir qualquer coisa como "andavas aí todo inchado, agora desincha! Três pela peida acima!" Agora, sobranceria... Isso é quase uma ofensa!

9 Comments:

At 6:12 PM, Anonymous Anonymous said...

Sobranceria de quem disse:
'Tomara que estes abençoados 90 minutos passem'.

 
At 6:48 PM, Blogger Diego Armés said...

Errr... parece que não percebeste a ideia do texto. Mas também não vou explicar melhor.

 
At 7:36 PM, Anonymous Anonymous said...

Pronto são gostos, porque sobranceria quer dizer arrogância, altivez que é como quem diz os gajos andavam todos inchados que ganhavam, faziam e aconteciam e zumba, levaram com 3 pela goela abaixo para desincharem. Agora embrulhem lol

 
At 8:39 PM, Blogger Diego Armés said...

Precisamente... Mas eu prefiro antiga fórmula.

Ahgora a sério: já reli o post umas 15 vezes e continuo sem perceber qual é a dúvida em relação à intenção do texto. Tenho que escrever em ceportemguês? Está bem, eu traduzo: "fofas, a palavra sobranceria é gira, mas o futebol é para homens. Mandem desinchar ou derivados de pior estirpe. Não chamem nomes pomposos. Isso é bom para as florzinhas do Campo Grande, não para os taxistas e barbudos da Catedral". Está melhor assim?

 
At 11:59 AM, Anonymous Anonymous said...

Escreve em cemportemguês, isso é que é d'homem. Como o futebol.

 
At 12:20 PM, Blogger Diego Armés said...

Aí está. É disto que eu gosto na gente humilde: a obediência.

 
At 6:07 PM, Anonymous Anonymous said...

Pois é Guitarrista, tens de aumentar a verba de compra de trios de arbitragem (estou mesmo a ver que com o teu optimismo nem a previste no orçamento). Podes tambem substituir os trios por pastilhas para a azia, pode ser mais barato mas tem menos graça. A não ser que sejas tu o gajo do euromilhões que anda perdido - aí na próxima semana volta tudo ao normal. Ah, desculpa o abuso mas não resisti ver o que se passava no teu blog. Como eu temia o ambiente é de alguma consternação. Anima-te, futebol é assim mesmo. Há mais jornadas por aí, é verdade que tens outra semana com a malta a moer-te o "seixo" - mas, quiçá ainda hoje terei de engolir sapos... é democrático, calha a todos - Não te iludas, perfiro quando te calha a ti

 
At 8:35 PM, Blogger Diego Armés said...

Uuuiii... já cá faltava. Já não se pode estar em paz nem no próprio poiso. Há dias em que parece que tenho mel: os dias a seguir às derrotas do Benfica. O mulherio portista anda de roda de mim de uma maneira que me faz pensar que até tenho charme...

Seja como for, seja muito bem aparecida. Um bocadinho de veneno faz sempre bem. Mesmo que seja veneno azulado. Por falar nisso, podias dispensar uns mililítros ao vosso papa. Parece que o dele se acabou. Até me leva a fazer-te uma pergunta: no corte de relações entre FC Porto e Super Dragões deixa Pinto da Costa e Carolina Salgado de que lado da barricada? Ou será que ficam em lados opostos?... Hummmmmmmm...

 
At 12:01 PM, Anonymous Anonymous said...

Que pergunta indigesta... Vá-se lá saber. Sempre ouvi dizer que se disser com quem ando, dir-me-ão quem sou. Eu diria que a CS devia estar do lado dos SD, mas como ela faz o tipo da esperteza saloia, não me surpreenderia que viesse para o lado que lhe parece mais vencedor. O PC, deve andar com insónias, a razão dirá SAD o coração SD(?). Certo, certo é que isto não augura nada de bom... Zangam-se as comadres... Parece que vamos lavar a roupa suja. Uma vergonha - acho que o azul plúmbeo passa a roxinho.

 

Post a Comment

<< Home