Wednesday, April 11, 2007

O Benfica - visto por e-mail

(Aproveitando uma troca de impressões, por e-mail, com um amigo meu, aqui fica o que penso sobre o Benfica, neste momento, e o que está mal na equipa... sem alterações. Perdoem o tom, mas isto é conversa entre amigos, não era suposto ser publicado.)

Bom, primeiro acho que a Taça UEFA sempre foi uma miragem. É ilusão e é errado pensar-se que numa prova a "perdes, sais", olhas para o quadro de potenciais adversários e dizes "epá, isto é alcançável". Se nenhuma equipa em prova pode dizer isso, o Benfica muito menos pode fazê-lo quando existem ainda Werder Bremen, Tottenham e Sevilha em jogo - os últimos ganharam a UEFA o ano passado e lutam pelo campeonato espanhol, por exemplo.
Sobre o campeonato, penso que estamos perante outra ilusão. E que é simples de explicar: tínhamos uma desvantagem de 9 pontos para o Porto ao fim da primeira volta. O facto de termos recuperado, temporariamente, a desvantagem para um ponto, foi também altamente alucinogénio. Já falámos muitas vezes sobre os ciclos de forma e, a não ser que tenhas um plantel à Manchester, precisas de ser um Mourinho para gerir com eficiência todos os altos e baixos da época. Ou seja: se o Benfica apanhou as escorregadelas do Porto, é natural que o Porto, agora recomposto, venha a ganhar com as escorregadelas (naturais) do Benfica. Onde é que está a desvantagem do Benfica? Perdemos muitos pontos na primeira volta, enquanto o Porto só teve um empate (em Alvalade) e uma derrota (em Braga). Ou seja, enquanto eles vivem de dividendos, nós esperamos pela sorte e pela melhoria de forma... Daí que a vitória na Luz, frente ao Porto, fosse fundamental. Daí que foi mau termos ganho ao Estrela na jornada anterior, como eu te tinha dito - tirou-nos a "obrigação" de ganhar ao Porto por causa das matemáticas...
O problema que agora existe - e concordo 100% contigo nessa história do Nelson
(n.r.: defende ele que o Nelson pode vir a entrar para o pior onze da história do Benfica...) - não é, porém, irresolúvel. Embora eu não acredite que ganhemos qualquer das competições - se ganharmos qualquer uma, será um grande feito! -, penso que ainda podemos fazer boa figura nas duas. Está na mão do treinador. É verdade que faltam peças nucleares. Mas também é verdade que nunca se testaram devidamente as alternativas. E se, cá atrás, as coisas não estão bem, lá na frente também tem sido tudo resolvido à base de Simão e pouco mais. Eu vejo o Miccoli a passar 70 minutos sobre a relva a passear e a levar as mãos à cara. E vejo a primeira opção nas substituições ser aquele ridículo do Derlei. E depois o Man-10minutos-torras a entrar e a criar perigo a sério. Isto é só um exemplo. Mas há mais. O Benfica tem em Nelson uma nódoa. Mas tem no banco um lateral - esquerdo, é certo - que sabe defender e que sobe muito bem, o Miguelito. Com as exibições que o Nelson tem feito e, sobretudo, com a falta de concorrência - que ele sabe que não existe -, eu arriscava mandá-lo para o banco um jogo, para lhe dar "motivação". O Miguelito não faria pior que ele a não ser que fosse expulso depois de marcar dois autogolos e cometer um penalty. No meio campo é capaz de ser mais complicado. Mas eu acredito que uma estratégia só faz sentido adaptando-se aos jogadores, e não o contrário. Logo, se não há pernas para jogar um jogo apoiado, a toda a largura, que se aproximem os jogadores, em poupança de esforço, e que a progressão se faça pelo seguro, não desperdiçando sprints à linha, por exemplo, para depois tirar cruzamentos absurdos para a cabeça dos centrais adversários. O esforço gere-se de várias maneiras, mesmo tendo os jogadores em campo. É preciso é ter inteligência e perceber-se onde estão os erros - ao contrário de insistir em "soluções" que acabam sempre da mesma maneira: não se marcam golos e desgasta-se a equipa. Isso tem consequências, obviamente.

16 Comments:

At 10:52 AM, Blogger Helena Henriques said...

Devo confessar que não percebo porquê manter o Miguelito no banco, até porque de facto as prestações do Nelson têm sido más. Daí até ao pior 11, parece-me que antes da fase má houve uma fase boa, não é justo. Já o Mantorras ou as segundas partes do Rui Costa, parece que se percebe. Mais vale isso do que um jogo por época, sempre são recursos utilizáveis no banco. Claro que com os gloriosos problemas posso eu bem. Também discordo do que se diz em relação ao FCP, parece-me claro que a gestão do plantel está complicada, e estão a esquecer que, deste ponto de vista quem está melhor é o Sporting. Alea jacta est :) No fim se verá.

 
At 12:35 PM, Blogger Helena Henriques said...

Nunca deixo a cozinha, isso implicaria saber ainda menos o que comia. Mas, acredita, se fosses até à cozinha, talvez aprendesses qualquer coisinha útil, já alguém disse, com alguma razão, que culinária e alquimia têm pontos comuns - talvez te entretivesses a tentar converter batatas em ouro :D

 
At 6:20 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Por acaso gostava de ver o Marco Ferreira a lateral direito. Até porque um homem que consegue, com a aquela cara, levar a Helena Coelho ao altar tem obrigatoriamente talentos escondidos... Enfim, quem ama o feio, bonita é a retrete.

 
At 7:33 PM, Blogger Diego Armés said...

Tenho notado, amigo Férenc, que anda especialmente espirituoso depois de praticamente 4 meses sem dar ares de sua graça. Fico feliz por saber que a moral anda em altas. Cuidado é com as alturas. ;)

 
At 10:00 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Obrigado por ter notado a minha ausência, caro guitarrista. E já agora, obrigado também pelo aviso. É um bom conselho, não vá dar de caras com um par de... piriquitos.

 
At 4:26 PM, Blogger Helena Henriques said...

Nós notamos sempre a tua falta Meszaros e achamos mal que nos deixes entregues aos comentários do fpm.

 
At 6:07 PM, Blogger Diego Armés said...

Love is in the air...

 
At 11:39 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Fico lisonjeado pelo comentário, D.Helena, mas é uma ingratidão para com o fpm, que ainda há um par de posts atrás era parafraseado e elevado a expoente máximo da lucidez neste mesmo blog...

Vejo que o Guitarrista já tomou um par de rennies.

 
At 7:52 PM, Blogger Sir said...

Ai, os imortais, os imortais..

 
At 11:06 AM, Blogger Helena Henriques said...

O Guitarrista já passou ao prozac...

 
At 4:43 PM, Blogger Diego Armés said...

O Guitarrista está atento ao anti-jogo dos adversários. Isto de panelinhas e meiguices é tudo muito lindo, e as flores e a primavera, etc... Quero ver é quando for eu a distribuir as rennies. Adiante...

 
At 5:02 PM, Blogger Helena Henriques said...

Xô mau tempo!

 
At 5:35 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Os benfiquistas têm uma alma generosa, confirma-se. Pensamos que não têm dentes porque caíram. Mas não: Deram-nos.

 
At 6:12 PM, Blogger Diego Armés said...

Eich... Férenc, és uma verdadeira inspiração. Começo a desconfiar que às vezes és tu que assinas como "fpm".

 
At 7:46 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Infelizmente não sou tão bom...

 
At 11:55 AM, Blogger Helena Henriques said...

:D Escusam de dar os fatos de treino!

 

Post a Comment

<< Home