Thursday, November 01, 2007

O Deserto. Ou, o desafio de repensar a evolução.

Recordo-me da equipa campeã nacional de 81/82, onde apenas jogavam 2 estrangeiros, entre os quais aquele fantástico e Gengiskhanico húngaro de bigodaça de aço (sim, sou o génio da aliteração…), um verdadeiro pólo negativo de qualquer cautchú que tentasse chegar perto da baliza do Sporting.

Depois recordo-me do deserto. Daquele deserto inóspito e severo, no qual nos tivemos de arrastar durante 18 anos. Nem as esporádicas passagens pelo oásis menor de um par de taças serviram para atenuar o sofrimento e a secura de boca.

Recordo-me, no início de cada época, daquelas vãs esperanças que nos punham as palmas das mãos em ferida de tanto esfregar. E da desilusão que pouco a pouco se apoderava do nosso corpo e nos remetia para a resignação de uma história repetida.

Recordo-me, em particular, da pior fase da travessia: Aquela em que o sol está a pique e nos queima a moleirinha, aqueles finais dos anos 80 onde a esperança nos era tirada à nascença, sem nos alimentar a ilusão nem estimular a competitividade. Recordo-me do Peter Houtman e do Tony Sealy, do João Luis I e do João Luis II, do Lima e do Duílio, treinados pelo uruguaio Gomes e pelo bife Burkinshaw, autores principais do ‘Mito do Natal’. Recordo-me da revolta de ficar a 20 pontos do primeiro classificado e de penar para que acabasse o campeonato.

Hoje, noutros tempos, sem Amados nem ‘bigodes’, continuamos com tiques que evocam fantasmas antigos. Vou esclarecer: Pouco me importa estarmos a 9 pontos do FC Porto; No ano passado estivemos a 10 a 11 jornadas do fim. Não me preocupa estarmos atrás do Benfica; Apenas aqueles com palas não vêm que estes são mais débeis que um somalí desnutrído. Dou pouca importância à série de três jogos a perder pontos (Fátima, Roma e Nacional) tal como não embandeiro com a passagem à fase seguinte da menor Taça da Liga. O que me preocupa é pensar que nada disto (com excepção daquela parte de ‘estarmos atrás do Benfica’) é circunstancial. No fundo, temos um plantel desequilibrado, incapaz de responder á exigência de jogar contra uma equipa da Liga de Honra; temos investido em jogadores ainda sem maturidade para substituir as peças chave que saíram; temos um plantel que face á ausência de um ou dois jogadores não possui alternativas, como se viu contra a Roma; temos uma dependência na capacidade de miúdos de 19 e 20 anos que não admite as quebras inerentes a um processo natural de crescimento (de personalidade e de futebol). Temos o aborígene Ronny na lateral esquerda e o seu substituto é um obscuro perna-longa, que era segunda opção numa equipa mediana do campeonato russo.

O que me incomoda é ver esta consequente perda de capacidade competitiva da equipa. O que me incomoda é ver, dois meses depois do início da época, uma equipa que, mesmo com uma Supertaça já ganha contra o campeão nacional e ainda activa em 3 competições, parece ter perdido o brilho e a crença, uma equipa que em 80% do tempo é triste, não tem soluções, não tem ânimo nem confiança.

E por isso recordo-me, enquanto procuro o martelo de orelhas para deixar de me recordar, desses penosos finais dos anos 80, onde nos arrastávamos em campo à espera que o jogo terminasse, sem espírito nem estímulo.

Tinha ajudado muito um maior acerto na construção da equipa. Mas parece-me inegável agora que Paulo Bento precisa de tempo. O grande desafio do Sporting é construir uma equipa sólida a partir de um bando de gente onde poucos parecem já ter ganho o direito de vestir aquela camisola. A verdade é que bons resultados podem ir ofuscando as deficiências (como se verifica, em parte, no FCP), mas se tal não acontece é difícil pedir aos adeptos agora para gerirem as suas expectativas...



PS. Jorge Coroado, Antena 1, Vit.Setubal-Benfica para a Taça da Liga: ‘É sem dúvida penalty: O jogador do Benfica prende o jogador do Vitória de Setúbal pelo pescoço, apertando-lhe a zona do canal das migas.’ Perdeu-se um grande médico…

16 Comments:

At 10:31 AM, Blogger Efe said...

Alô Setúbal, abração!

(ahahahahahahahah!!!!)

 
At 4:15 PM, Blogger Diego Armés said...

A parte do "circunstancial" que seleccionaste... humm... não sei se concordo contigo. Mas veremos. De resto, muito bom texto, sissenhoras.

 
At 4:40 PM, Blogger Helena Henriques said...

:O

O canal das migas? Se calhar foi obstruir um canal tão esquisito que o árbitro não marcou...

 
At 9:55 AM, Blogger vinhas said...

É sempre assim! Estava a pensar escrever um texto a tecer loas ao Sporting, equipe que secretamente admiro e vem o homem e pimba! Deita-me abaixo as esperanças. Devo dizer que, apesar do penteado, Paulo Bento denota ser um treinador interessante. Concordo que a desigualdade do plantel mata as expectativas. Todavia a direcção do Sporting optou por ter contas saldadas e relatórios responsáveis. É uma opção de louvar e que devia ser vista com mais seriedade pelos outros. Acho que ao SCP só falta arranjar maneira de "segurar" alguns dos seus formandos por mais algum tempo.
Acredito que o futuro do SCP será bem mais brilhante do que os seus adeptos pensam.

 
At 10:21 AM, Blogger Efe said...

Muito bem falado, sim senhor.

E o 2º golo do benfica? Que grande gamanço!

 
At 11:36 AM, Blogger Helena Henriques said...

Pelo menos parece ser o que realmente pensa na sustentabilidade, mesmo sem cair em miserabilismo. Precisa é mudar os adeptos que choram por tudo e por nada - crise? não estarão a dramatizar?

José, o Rei Coroado diz que não teve interferência directa no resultado, se ele diz... claro que o fora de jogo do Postiga foi pior, bem como a falta do Quaresma foi igualmente impune mas pior que a do Binya. E tu refere tudo, porque eu não estou para aturar bardos a dizer que o sportém só vê erros de arbitragem que favoreçam os gloriosos eternos futuros campeões.

 
At 1:01 PM, Blogger Unknown said...

E vão levar o Miguel Veloso lá para Janeiro.
Sou do Benfica e compreendo perfeitamente este texto.
Quanto ao José já o mandava calar.
Quem acha que o segundo golo do Benfica não nasceu de uma falta deve ir outra vez ler as regras do jogo. E mais não digo.
Beijinhos a todos.

 
At 2:36 PM, Blogger Diego Armés said...

Boas tardes. Pela primeira vez nos últimos longos anos, acordei com uma pontinha de simpatia pelo Belém... Quanto a arbitragens, acho que esta jornada o melhor é estarmos todos calados. Nem me vou dar ao trabalho de aturar mariquices do género. Tenham dó.

 
At 2:50 PM, Blogger Efe said...

"Quem acha que o segundo golo do Benfica não nasceu de uma falta deve ir outra vez ler as regras do jogo"

Fugiu-lhe a boca para verdade...

 
At 3:30 PM, Blogger Diego Armés said...

Não tínhamos já falado sobre a tua participação neste fórum? Pensei que ficara esclarecido que não és bem-vindo. Adeus.

 
At 4:14 PM, Blogger Helena Henriques said...

Ainda bem que acordou bem-disposto.

Haja paciência...

 
At 4:22 PM, Blogger Efe said...

Eu não estava a falar contigo, ó anormalzinho... Para ti cago de alto e de repuxo!

Era só o que faltava estar a dar confiança a benfiquistas...

 
At 5:05 PM, Blogger Diego Armés said...

Eu não te proibi de falar comigo. Eu enxotei-te. É diferente. Desaparece.

 
At 5:31 PM, Blogger Efe said...

Pois, compreendo que estejas habituado, em casa ou no trabalho, a ser enxotado, mas aqui não podes fazer isso, lamento... Nem com esse teu truque de coçar a orelha com a pata traseira te livras das pulgas. Percebo o teu dilema, mas há ajuda específica para o teu caso, não te acanhes.

 
At 6:07 PM, Blogger Diego Armés said...

Tu queres é conversa, meu palerminha. Mas, para ti, cada letra é uma esmola. E os meus bolsos estão vazios.

 
At 12:37 PM, Blogger Efe said...

Já te disse que só comento posts dos teus colegas de blog, por sinal bem mais inteligente que tu, que além de seres limitado e burro, usas palas.

 

Post a Comment

<< Home