Wednesday, October 10, 2007

Boavista: a historia ingrata de um cozido que leva loureiro

Quis o destino que o segundo clube do Porto fosse o Boavista.
Poderia (e deveria) ter sido o Salgueiros (porque é Sport, assim, em inglês, como manda a proximidade anglófona à cidade do Vinho do Porto; porque é Comércio, a actividade amantíssima do burgo e Salgueiros, escolha parnasiana de quem cria um clube na rua, ao pé de um candeeiro).

Mas não! Este clube que presta homenagem a uma avenida singrou contra ventos e marés, com a casmurrice própria dos seus líderes. Não sendo um clube de 1ª Divisão, está talhado para ser um habitual sobe e desce.
As razões que o tornaram campeão nacional são as irracionalidades do futebol nacional e nem é preciso explorar muito para ver em que condições tal aconteceu.

Afinal, a gestão moderna e agressiva não passou de uns truques de mercearia; a proximidade com a política autárquica só serviu para crucificá-lo; a obsessão em ombrear com os três grandes tornou-o um anão de fraque.

Em Portugal – sejamos realistas – não há lugar para 4 grandes! Serão, por muitos e longos, anos 3 grandes e 5 médios (clubes que podem ambicionar ocasionalmente um terceiro lugar). A regra para aparecer clubes que ambicionem superar a mediania tem a ver com politicas desportivas de longo prazo e uma série de outros factores extra futebol (sociais, económicas e políticas) que não me parece venham a ocorrer neste século (XXI).

Cresceu cercado de uma malha habitacional e não teve a visão de alienar o espaço e encontrar outra área de implantação; criou equipas musculadas e combativas pejadas de estrangeiros quando tinha (ainda tem) uma boa implantação na formação (não esquecer João Pinto e outros valores mais recentes que o Porto tem aproveitado); desenvolveu uma imagem ambígua entre a proximidade aos grandes e o “coitadinho que fomos roubados”; tem uma implantação banal junto do público e mesmo quando foi campeão não teve muitas vezes o estádio cheio.
Poderia ter sido o clube mais “socialite” de Portugal se o futebol fosse apenas uma ocupação e os seus líderes outra imagem, privilegiando outras actividades mais bem e enquadradas na malha social onde estão inseridos.
Não tinha as armas dos grandes, mas os seus líderes mais recentes vociferaram de tal forma que chegaram a ser temidos.

Mas mais do que a dimensão, a localização e os seus presidentes, o motivo principal da minha embirração tem a ver com as camisolas!
Homens vestidos de tabuleiros de damas percorrem o campo e é assim desde os anos 30. Não admira que os jogadores processem o clube tantas vezes!
Ao longo dos últimos 70 anos os quadrados aumentaram mais centímetro, menos centímetro, não mais que isso.
Sinceramente, não há um designer que dê um jeito àquilo!

Vinhas

23 Comments:

At 2:18 PM, Blogger Efe said...

O Boavista éstá na situação em que está só por causa duma coisa chamada João Loureiro, mai'nada.

Essa da "socialite" e da "malha social em que está inserido" é que não percebi...

 
At 2:37 PM, Blogger vinhas said...

Ser um clube mais "fozeiro", com golfe, bridge e baile de debutantes...

 
At 2:52 PM, Blogger Helena Henriques said...

Ó José, de certeza que és de cá?

 
At 3:03 PM, Blogger Diego Armés said...

Ó José, mas eu não te mandei já embora?

 
At 3:04 PM, Blogger Efe said...

De "cá", onde?

Ah, ok, Vinhas, tou a ver. Mas aí, então, é que ia "de vela" mais depressa", que os fozeiros para parag são do pior, eheh.

 
At 3:06 PM, Blogger Efe said...

Ó Armès, mas tu já mandas, é? E ainda por cima a interromper as conversas... Ai o cházinho...

 
At 3:16 PM, Blogger Diego Armés said...

Por acaso, mando, sim. E mais, mando-te embora. Melhor: até te posso proibir a entrada. Repito: os teus comentários são do mais desagradável, quadrado, obtuso, boçal, estúpido, débil, cretino, imbecil e desinteressante que se pode encontrar. Se isto fosse um blogue da Cercis, tu serias o gajo atrasado cá do sítio. Percebeste a ideia?

 
At 3:18 PM, Blogger Helena Henriques said...

parag? einh?
"Cá" do Porto, de Leça, Gaia, Ermesinde, enfim, AMP... duhh

 
At 3:24 PM, Blogger Efe said...

Deves ter a fralda molhada... E esses dentinhos tortos, é da chupeta?

 
At 3:26 PM, Blogger Efe said...

*pagar

Leça.

 
At 3:27 PM, Blogger Efe said...

Essa boca da "Cercis" diz bastante sobre ti, ó anormalzinho... Boca foleira...

 
At 3:55 PM, Blogger Diego Armés said...

Pá, desampara-me a loja. Vai-te satisafazer para outro sítio. Isto nem tem imagens aqui... Ainda não percebeste que é mesmo para te ires embora? Eu estou a falar a sério, naõ te estou a mandar bocas. És tremendamente retardado e, pelo que se vê, não tens mais nada que fazer. Epá, compra revistas... Olha, usa este link:

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=porn+sites&meta=

 
At 4:10 PM, Blogger Efe said...

Isso é para enfesadinhos frustrados como tu... Vai lá fazer os recadinhos que tens para fazer e não te esqueças do tabaco para o chefe, tá?

E agora vou-te desamparar a loja para finalmente teres toda a gente de acordo contigo.

Viva o Sporting!!!!!

 
At 4:13 PM, Blogger Diego Armés said...

Ó campeão, vais tarde demais. Mas mais vale tarde que nunca... E, só para que saibas, tenho muito orgulho nas minhas frustrações. Quanto ao estarmos de acordo, nunca percebi percebi se os ahahahahs era de discordância ou não... Má leitura minha, pelos vistos. Agora, vá, põe-te mas é na alheta, que já gastei tempo e latim demais contigo.

 
At 4:14 PM, Blogger Efe said...

Tá, agora vai lá fazer os recadinhos senão ainda vais pró olho da rua, anda!

 
At 4:20 PM, Blogger Diego Armés said...

E não descola... Dasssssssse. Burro, desocupado, chato e persistente.

 
At 4:44 PM, Blogger Efe said...

Putinha que te pariu, pá, não exageres senão levas na trombinha. Desamparo-te a loja e já vais com uma sorte dos diabos. Vai com calminha...
Os meus cumprimentos aos restantes.

 
At 4:50 PM, Blogger Diego Armés said...

Ui, jesus... Violência é que não, tá? Por favor...

 
At 4:56 PM, Blogger Helena Henriques said...

hummm, onde já vi este filme?
Um texto tão jeitoso do Vinhas, não querem falar do Boavista e dos quadradinhos? ;)

 
At 5:26 PM, Blogger Helena Henriques said...

E depois tem a coluna ou poste, ou lá o que é, com a pantera no topo (já deve estar a escorregar por ali abaixo). Há que dizê-lo, aquilo não tem jeito nenhum.

 
At 6:10 PM, Blogger Diego Armés said...

Eu fiquei com a ideia que aquilo não se aguenta muito tempo. Também, que raio de ideia pendurar o felino no obelisco... Até é perigoso. Se o animal se sente indisposto é o cabo dos trabalhos... Convenhamos que não se trata propriamente de um pombo.

 
At 9:50 AM, Blogger vinhas said...

Pois desde já lanço o concurso de ideias para mudar o equipamento do Boavista! A depressão do clube tem a ver com aquele ininarravel uniforme.
Sugiro, desde logo a ideia de micro quadrados naquele material das gravuras japonesas que ora é de uma cor, ora de outra. Assim, baralhava a visão dos árbitros e adversários que não saberiam contra que "cor" jogavam...

 
At 3:50 PM, Blogger Helena Henriques said...

:D

Tipo madrepérola?

 

Post a Comment

<< Home