Monday, April 24, 2006

Impressões de fim de época - FC Porto

Que o Porto é um bom campeão, ninguém duvida. Está feito, está ganho, houve qualidade e, como já disse há uns tempos, aguentou-se nas horas de aperto, coisa que os outros dois não souberam fazer, cada um na sua vez – e ainda hoje não o sabem, pelo que se viu este fim-de-semana. Mas também não se pode dizer que, olhando para um plantel – o portista – e para os outros dois, seria de esperar outra coisa. O FC Porto tem uma equipa de nível europeu, parece-me. Embora tenha sido eliminado de forma quase patética da Liga dos Campeões, num grupo medíocre, o certo é que o conjunto está recheado de jogadores de classe. Mesmo na tão criticada defesa – que é hoje, salvo erro, a menos batida do campeonato… -, provou-se que as soluções existiam (talvez não fossem claras como água; talvez atacar desavergonhadamente com futebol apoiado fosse a solução… sei lá, o treinador não sou eu) e as provas estão dadas. Mais: a defesa acabou por levar o último ajuste – e que ajuste! – com a inclusão de Helton no onze. Sem exageros, este é dos melhores (o melhor?) guarda-redes que vi em Portugal desde há muitos anos. Que me perdoem os indefectíveis do Baía (já sei que os títulos e blá blá blá e mais os títulos e não sei quê… whatever), mas o Helton é mesmo muito melhor do que o vosso querido Vítor. Colocá-lo-ia, sem favor, entre os quatro melhores da Europa, no mesmo patamar de Cech (nunca sei se é assim que se escreve) do Chelsea, Dida do AC Milan e Buffon da Juventus. Quanto ao resto da equipa, os fogachos de Quaresma valeram bons pontos (continuo a não gostar da irregularidade do Quaresma, acho que só brilha a espaços. E ainda bem, já agora…), o pulmão do Paulo Assunção foi fundamental, a segurança de Pedro Emanuel também pesou, os braços sempre abertos de Pepe abençoaram muito lance naquela área e, claro, a classe, o talento, a inteligência e a simplicidade de meios de Lucho fizeram o resto – até golos. Este argentino, a quem chamam “comandante”, por vezes parece um desperdício no meio de certos jogos em que ficam muitas dúvidas acerca da modalidade praticada sobre a relva. Tive pena de não o ver em grande na Europa. Talvez para o ano. De preferência, num clube estrangeiro. Por favor…

15 Comments:

At 11:32 AM, Anonymous Anonymous said...

Concordo com quase tudo, mas acho injusta a apreciação sobre o Pepe e acrescentaria o Raul Meireles. E sim, Petr Cech está bem escrito (de facto, raio de idioma).

 
At 12:15 PM, Blogger Diego Armés said...

Injusta?! Helena, eu sou do Benfica... acho até que fui muito benevolente.

 
At 12:39 PM, Anonymous Anonymous said...

Bom, isso eu também acho.

 
At 12:54 PM, Blogger Diego Armés said...

Sobre o teu primeiro comentário: o Raul Meireles fez um bom final de época, assim como Bosingwa ou o estrangeiro com aquele nome insoletrável, Marek não sei quantos. Mas não me parece que tenham tido o peso que tiveram os que mencionei. Esses são os que eu considero decisivos. E sim, o Pepe é um bom defesa. E desconfio que no andebol também não se dava mal...

 
At 5:24 PM, Anonymous Anonymous said...

Olha que o Raul Meireles corre como poucos, trabalha ataque e defesa e ainda tem um belo remate. E olha que o Pepe até sem braços é um bom central - e eu que não acreditava nele, aqui dou a mão à palmatória. Já o Marek Cech, hum, não o destaco.

 
At 5:38 PM, Blogger Diego Armés said...

O Raul Meireles faz-se, sim senhora. Aliás, acho que um dos pontos fortes do FC Porto é a juventude da maior parte dos jogadores importantes da equipa, como é o caso do Meireles. Têm tempo para evoluir. E eu acredito que ele chega longe. Já o Pepe... não sei. Não gosto do gajo. É um central de recurso. Tem algumas características positivas. Mas também tem mau feitio e, agora sem brincadeiras, usa demasiadamente os braços. Os árbitros tendem a não ver - se alguém ler alguma ironia nestas minhas palavras, a maldade está nos vossos olhos, não na minha vil e velada insinuação... - mas, qualquer dia, em se acabando a fruta... ooohhh... perdão, em havendo condições para a arbitragem melhorar as suas performances, talvez alguns (diagmos, 7 em cada 10) penalties sejam sancionados. Isto sou só eu a especular, claro...

 
At 6:44 PM, Anonymous Anonymous said...

A provocar, queres tu dizer. Bom nessa altura o Petit joga de 3 em 3 meses e o Simão ocasiona uns penalties por simulação, o Luisão terá de aprender a não abalroar os adversários, quer na defesa quer no ataque, o Beto é dispensado, enfim. Outros valores... ;-)

 
At 6:44 PM, Anonymous Anonymous said...

O Pepe é um central rápido que consegue jogar melhor sozinho num esquema de três defesas do que com mais um central ao lado num esquema de quatro defesas, tem uma rapidez impressionante e um sentido de posição muito bom, se bem que por vezes o cérebro pára. Muito do mérito do 3-3-4 vem da capacidade de Pepe.
O mérito do Porto esta temporada foi não vacilar nas últimas jornadas quando era preciso mostrar raça, o que surpreendeu numa equipa cuja média de idades é pouco superior a 24 anos e tendo em conta que muitos elementos do plantel nunca tinham jogado num clube chamado "grande".

 
At 6:49 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Tou contigo Guitarrista. Acho que o Pepe para além de ser feio ao nível de um Nito, de um Mário Artur ou de um Vladan, é um one-hit wonder: Fez uma época mais ou menos (mais parra do que uva, na minha opinião) e o melhor é mesmo vendê-lo já este ano, não vá para o ano cair de pobre. Não será um negócio-Secretário, mas sempre será um negócio-Conceição.

 
At 7:04 PM, Anonymous Anonymous said...

Vocês não deixam de me surpreender, mas o que é que interessa se o Pepe é feio? Bem, pelo menos reconheço, não têm a postura irritante dos "gajos gajos" - nunca sabem apreciar um homem, não vá alguém duvidar da sua "gajice".

 
At 7:11 PM, Blogger Diego Armés said...

Há dias assim, estranhos: vejam bem que o Férenc tanto andou, tandou, que arranjou maneira de concordar comigo... Estás no bom caminho, amigo. Lembra-te: concordar com o Guitarrista é meio caminho andado para se estar certo.

 
At 7:12 PM, Blogger Diego Armés said...

Por falar em beleza: nesse campo, o Helton perde aos pontos para o Baía, verdade seja dita. Por mais penteados efeminados que experimente, há milagres que a mãe natureza simplesmente oblitera à partida...

 
At 1:46 PM, Anonymous Anonymous said...

É... É a vida, mãe para uns, madrasta para outros ;-)

 
At 7:48 PM, Anonymous Anonymous said...

Ena tão imparcial!

Tão desportista!

Parabéns, honra aos derrotados!

 
At 8:16 PM, Blogger Diego Armés said...

Diz-se "vencidos". E escusas de tentar ofender.

 

Post a Comment

<< Home