Thursday, October 12, 2006

Eusébio, o clone

Chegou a esta pequena e laboriosa redacção mais um texto de grande oportunidade do Vinhas, observador atento da geo-política da bola. Dá que pensar, ai dá, dá...



A derrota de Portugal na passada Quarta-Feira foi preparada nos tempos da Guerra-Fria. Corria o ano de 66, jogava-se o campeonato do Mundo em Inglaterra. A 28 de Julho, no jogo com a Rússia, Eusébio sente uma dor estranha durante a comemoração do seu golo. No entanto, como todo o atleta que sabe que o seu esforço e dedicação à selecção são mais importantes do que o sofrimento físico, rapidamente ignora a picada. Mal sabia Eusébio que essa pequena dor transformaria a história futura da selecção. A dor fora provocada por uma seringa que um jogador russo trazia nos calções e com a qual retirou um pouco de sangue ao Pantera Negra. A amostra foi levada para Cracóvia, para um laboratório secreto do KGB que se dedicava ao estudo dos genes. Objectivo: produzir atletas imbatíveis na dedicação, raça e velocidade, capazes de resistir a tudo de forma abnegada em prol da glória do seu país - Eusébio expressa (ainda hoje) estas qualidades, mesmo depois de ter abandonado os relvados. Iniciou-se todo um trabalho a nível genético para efectuar a clonagem. Dado que as ditaduras socialistas eram um pouco lentas, só em finais dos anos 70 se conseguiu fazer com que a experiência resultasse, subsistindo o problema de conseguir um Eusébio branco. Utilizando um cruzamento engenhoso entre Smolarek (pai) e Eusébio, nasceu Euzbius Smolarek!!
Se dúvidas existem sobre a veracidade desta história, reparem nos golos: o primeiro pleno de oportunidade, de um "homem de área", e o outro num remate que faz lembrar….

Vinhas

14 Comments:

At 10:51 AM, Blogger Férenc Meszaros said...

Foi-se o fpm, veio um vinhas. O que se ganhou em letras, perde-se em diversão...

 
At 12:04 PM, Blogger Helena Henriques said...

Reconhecerás Meszaros, que o Vinhas produz documentos inócuos para o grémio do teu coração, afinal era disso que vocês se queixavam. Esse teu descontentamento dá-me que pensar.

 
At 12:42 PM, Blogger Diego Armés said...

A mim, inspira-me. Anseio pela próxima jornada...

 
At 1:27 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Inócuos, sim. Mas ficai descansados, ó gente de bom coração, que a nossa condição de distintos e amargurados não se agrava com chacota pueril nem se atenua com motes inofensivos.

E longe de mim demonstrar descontentamento na casa dos outros. Como a sopinha de agrião e bem boa que ela está...

 
At 1:33 PM, Blogger Diego Armés said...

Quais agrião... isto aqui é de feijão encarnado para baixo.

Mas não vos agitais, ó ímpios da verdura. O vosso dia chegará. Ou eu não me chame Guitarrista Famoso!

 
At 3:10 PM, Blogger Helena Henriques said...

Sim, verde que te quero verde... isso é bom para os legumes. Começais a bulir com zonas do meu cérebro que era preferível terdes deixado sossegadas - esteticista, sopa de agrião...

 
At 3:57 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Vejo que preferis ser feijão... encarnado.

 
At 5:25 PM, Blogger Helena Henriques said...

Vejo que tirastes o dia para me enervar... Afianço-vos que não perdereis pela demora.

 
At 6:42 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Recordo-vos, que o meu comentário inicial se referiu exclusivamente ao texto do tal de Vinhas. E em momento algum procurei molestar-vos. Sou de paz, senhora.

Mas se recorrerdes a retalizações canalhas, não vos queixeis, se em minha honra tiver que vos éfepêémear.

 
At 6:53 PM, Blogger Diego Armés said...

Ui... a mim soou-me a ameaça. Ah, pois foi.

 
At 7:43 PM, Blogger Helena Henriques said...

Lá vem a esteticista outra vez?

 
At 10:18 PM, Anonymous Anonymous said...

A espionagem industrial ao seu melhor estilo.
Estou a ver a Helena a publicar o próximo best-seller sobre futebol, o Morte no Estádio II.
Se o rapaz fosse um bocadinho mais moreno ainda arrisacava a dizer que o nosso eusébio tinha ido fazer uma perninha à selecção da Polónia, que é como quem diz, à casa do Smolareck pai. Mas aí já não seria caso para um trabalho literário mas sim, para uma qualquer publicação cor-de-rosinha.
O Benfica é que podia ir buscar o jogador, já não era preciso o "ó tempo vola para trás", era uma espécie de realidade paralela.

 
At 12:01 AM, Blogger Helena Henriques said...

Agora puseste uma questão interessante Papoila. Já o próprio Vinhas (que não sou eu, como deves notar, apesar de no apre eu usar o nick Urra, aqui sou apenas a Helena Henriques, o Vinhas é, de facto, outra pessoa) me chamou a atenção para uma série de coincidências, a saber, o símbolo da polónia é uma águia branca, as cores vermelho e branco, o hino fala de luta até à morte, parece-me (e temo) que, chamando-se Euzebius... o Veiga vai ter de trabalhar nessa contratação ;)

 
At 12:27 AM, Blogger Sir said...

Gozar com a capa d'abola é bom. Andam a meter nojo.. já hoje foi a mesma coisa. Raizospartam' x|

 

Post a Comment

<< Home