Friday, February 17, 2006

Melhor diálogo do fim-de-semana

Eu e o meu amigo Bom Selvagem (OBS) conversávamos sobre a crise no Sportém...

(OBS): (...) afinal afinal... o futuro pode ser mesmo muito mauzinho para aquelas bandas... eu cá aposto numa cena à Fiorentina. Ou Atlético de Madrid. Claro que depois recuperam. Mas antes...

(Eu): Desculpa, mas a minha leitura de jogo foi eficaz, precisa e não tão lunática como poderia pensar. Lembras-te do que eu te disse, certo? O cenário Fiorentina seria um mal menor para eles. Pior será se deixarem arrastar a situação, encobrindo a realidade com tapumes, em vez de a resolverem de vez. Orgulhosos como são, hão-de bater no fundo do fundo.

(OBS): Sim, eles têm mesmo de admitir que são pequenos. Ainda agora contratam o Liedson e pagam-lhe uma fortuna por mês, só porque ele marcou contra o benfica...

(Eu): Mesmo pela futeblogosfera, os gajos recusam-se a admitir que a situação é tenebrosa. Comparam-na à do Benfica e acham que só porque o passivo do SLB (315 milhões) é superior ao deles (300 milhões) estão melhores que nós. Não compreendem que 15 milhões de euros de diferença entre Benfica e Sporting não é nada. Não compreendem que com uma campanha inofensiva de marketing o Benfica encaixa o dobro dessa porcaria. Não compreendem que não têm onde ir buscar receitas (vendem quem? O quê? A quem?), daí a necessidade de alienação do património. Não percebem que um perna do Simão faz igualar as contas, só as camisolas com o nome do Nuno Gomes, do Simão e do Mantorras perfazem toda a bilheteira de uma época em Alvalade, que uma hipotética venda do Manuel Fernandes, do Alcides, do Nelson ou do Luisão dão para pagar meia equipa do Sporting mais o salário do Liedson até 2011... Não compreendem uma série de coisas. Por isso é que são o que são e estão como estão.

(OBS): Easy men. Easy. Também não vejo as coisas assim tão boas para o nosso lado. Ainda estamos muito dependentes dos resultados, tal como o Sporting. Se nós continuarmos na champions, e fizermos um bom campeonato, podemos sair da crise. Mas caso contrário, estamos mal e vais ver os podres todos a aparecer. Acho que o Benfica foi muito bom numa coisa. Não embarcou nas SADs... quer a do Sporting, quer a do Porto, perderam imenso. No outro dia estive a ver as cotações. Não têm liquidez e só têm um espasmo de subida quando as equipas são campeãs. De resto, amigos amigos, negócios à parte. O capital social desvalorizou-se e quer o Porto, quer o Sporting, não têm credibilidade enquanto empresas cotadas na bolsa, foram sempre a cair, a cair, a cair... no fundo, isso é a prova que ninguém, nem mesmo os sportinguistas, acreditam nos seus clubes como empresas. Por isso, escusam de vir com merdas. O facto de o Benfica não estar cotado ainda é muito bom. No outro dia vi um documentário sobre o IKEA e o gajo que criou aquilo do zero, que hoje tem 80 anos. O gajo recusou sempre fazer do IKEA uma empresa de capital público. Ele é o dono da empresa, não tem sócios. Isso permitiu-lhe fazer uma gestão de longo prazo, imune a crises e flutuações, com pensamento estratégico. Ele diz que os investidores têm sempre demasiada pressa de ter lucros e não autorizariam medidas como a que ele tomou nos anos 70s, em plena crise petrolífera, de não aumentar o preço dos produtos dele, assumindo um prejuízo durante alguns meses. Os consumidores ainda ganharam mais afeição à IKEA e no ano seguinte os lucros explodiram.

Ora um clube de futebol tem este problema que são os sócios e as eleições e que tanto mal têm feito ao Benfica por causa da instabilidade. Nota-se perfeitamente que um presidente ganha estaleca e experiência e isso é meio caminho andado. O Vieira de hoje não é nada comparado com o Vieira do início, populista e demagogo. O Vieria de agora prefere segurar os seus valores do que vendê-los. O Miguel saiu com ajuda de advogado, mas o Benfica nunca precisou de desbaratar a nossa equipa e o Simão é o exemplo mais recente. Os jogadores do Benfica ainda não perceberam isso. O Benfica não é "um entreposto" de jogadores. É um topo de carreira. Já o Sporting... pfff.. O Cristiano Ronaldo, o Figo, o Quaresma, o Simão etc. ainda nem tinham saído da puberdade já estavam de malas aviadas e eles todos contentes a contar os tostões amealhados. Depois, o Sporting não passa de uma feira das vaidades. Estes nortons e dias da cunha, roquetes e não sei quê não passam de uns sopinhas de massa que querem protagonismo social (a começar pelo Santana Lopes). Têm um ego demasiado inflado, são todos como o Damásio (o homem que atirou o Benfica para a miséria) ou como o Valle e Azevedo que também era maníaco.

Ainda há problemas. O Veiga é uma espécie de pacto com o diabo, não necessariamente vermelho. O Veiga induz distorções graves na equipa. Ninguém me convence que não queimaram o Karyaka ou que o Quim ir para o banco foi uma decisão limpa. Acho muita coisa estranha e só quando esta geração acabar é que se vai perceber até que ponto foi boa ou má. Até agora, no global, está a ser boa.

(Eu): Muito boa análise. Dá-me vontade de publicar esta nossa conversa no Dianabol. Posso?

(OBS): Errr... não sei... se eu não for identificado, acho que não há crise.

(Eu): Ah... pois... hu-hrum.... errrr.... ELE NÃO É O BOM SELVAGEM, ouviram bem? NÃO É! É parecido, mas não é... ele...

8 Comments:

At 6:51 PM, Blogger dezazucr said...

assino por baixo...
o veiga é uma espécie de pacto com o diabo, por enquanto pode estar a dar alguns frutos, mas julgo que todo o benfiquista ainda tem um nó no estômago e está à espera do trote que ele nos vai dar. Espero estar enganado. Quanto ao sporting e às sad's, a mim sempre me pareceu uma forma de tirar o futebol aos pobres... é isso e o preço dos bilhetes.

 
At 12:45 AM, Blogger Férenc Meszaros said...

Israel 'e um pais cujo unico factor de uniao interno 'e extremamente debil e (apesar do que possa dizer a constituicao do pais - 'um cidadao de israel pratica a religiao judaica) nao 'e comum a todos os seus cidadaos. O resultado sao inumeros e quase ingeriveis problemas internos de uma populacao sem identidade comum e a beira de um conflito. A solucao 'e procurar algo mais que os possa unir. Um inimigo comum, porque nao? Mata-se dois coelhos de uma cajadada: Arranja-se um factor de uniao e obriga-nos a olhar mais para fora do que para a nossa propria casa.

Esta estrategia 'e repetidamente adoptada a varios niveis, quer por individuos nas suas relacoes humanas, por empresas ou paises. Com as devidas diferencas, apliquem agora ao futebol.

Pessoalmente, vejo a moderacao e o equilibrio como qualidades, mas de todas as formas gostei do elogio ao benfiquismo puro, desmedido e cego. O mais importante para fazer boa propaganda 'e acreditar nela...

Desculpa la a falta de acentos.

 
At 10:54 AM, Blogger Edson Arantes do Nascimento said...

Em relação às SAD's - tanto Vieira como Domingos Oliveira (Administrador executivo) prevêem a entrada em bolsa em 2007 ou 08.

São precisos dois anos de resultados positivos - mas pelo meio há eleições.

Passivos: o do Benfica (diz-se) anda por volta dos 300 milhões. O do Sporting não anda nos 400?

Parece-me que o "Movimento Sporting Renovado" (não faço juízos de valor sobre o mesmo) diz que sim, que são 400 milhões.

 
At 6:44 PM, Anonymous Anonymous said...

Têm razão na maioria das coisas excepto na meia perna do Simão equilibrar as contas e as receitas das camisolas que pagam as bilheteira de Alvalade, essas são para rir, quando o estádio fica por metade após uma derrota, com 5 mil adeptos/jogo no tempo do Damásio, têm os sócios que mais vezes voltam as costas à equipa.

Boa sorte amanhã com o Liverpool.

 
At 8:45 PM, Blogger Diego Armés said...

Parece-me que andas distraído em relação aos números de sócios pagantes e de médias de assistência. Deve ser dos hábitos do Restelo.

Embora questione a sinceridade desse desejo, obrigado. Agradecer faz parte do protocolo.

 
At 9:17 AM, Blogger Bulhão Pato said...

De mim, Guitarrista, lamentavelmente não ouvirás votos de boa sorte. Desejo apenas - e porque sou um bom desportista - que vocês não sofram muito e que o Benitez mande a equipa travar ao terceiro golo. Mais do que isso e o Liverpool arrisca-se a não vender bilhetes para o jogo da segunda mão.
Reconheço que achei piada ao diálogo. Sempre gostei de ler boa ficção!
Um abraço.

 
At 9:20 AM, Blogger Bulhão Pato said...

Já agora. Apre, estou desiludido contigo. Votos de quê? Vou atribuir o teu infeliz comentário ao adiantado da hora. Estavas cansado, não querias escrever aquilo...

 
At 12:00 PM, Blogger Diego Armés said...

Haja algum anti-desportista decente! Ando um bocado farto de paninhos quentes e palmadinhas nas costas. E para ti, Bulhão, espere que o Sporting continue no bom caminho e consiga amealhar pontos suficientes para ir à Europa. Ter lá outra vez um Setúbal ou um Nacional seria desprestigiante para o campeonato. O Sporting sempre tem uma indumentário menos discreta e mais conhecida - já perdeu com quase toda a gente por essa Europa fora, da obscura Rússia à semi-polar Noruega.

 

Post a Comment

<< Home