Thursday, November 30, 2006

O nervoso miudinho

E pronto, cansei-me de esperar. É que esperei a semana inteira que alguém se manifestasse, que diabo, era semana de derby lisboeta, o Glorioso vai empreender valorosa viagem até ao outro lado da segunda circular para enfrentar os Leões (ou a lagartagem, como vão dizendo entre dentes os adeptos encarnados). Os jornais pesquisam nos anais, buscam-se por entre os 99 anos de derby, os resultados mais humilhantes, os protagonistas mais relevantes e aqui no Dianabol nada? Isto não pode ser normal, tem de significar alguma coisa.
Pesquisei na blogosfera, e tirando a brilhante série de os Merdinhas, no Mãos ao Ar, nada encontrei. Ninguém arrisca a dar tácticas, composições de equipas, nada, nada.
A rivalidade contida disfarça o ódio profundo que vai corroendo o âmago destes adeptos. Mas ele vai soltar-se, de forma espectacular se houver um derrotado, para todos os lados se houver um empate (atenção Helena, o árbitro é do Porto, nesse caso vai sobrar para nós).
Por ora, sobra para as unhas de lagartos e lampiões que, a estas horas revêem a matéria, que é como quem diz, o currículo do árbitro, os jogadores disponíveis, os planos das claques, o penteado do Paulo Bento, o estado da relva, do tempo, da cerveja e dos amendoins. No subconsciente trazem, pelo sim e pelo não, aquela frase brilhante, digna de sábio filósofo, ‘não me chateia nada perder o jogo, este ou outro qualquer, desde que ganhemos o campeonato, e a taça, e a fruteira do Guadiana' – assim consolados pelo subconsciente vão tirando o cachecol, a camisola, o alho, as mezinhas e até o terço. Desenganem-se os leitores, estes aparentemente pacíficos adeptos com cachecol e mezinhas, mais não são do que guerreiros violentos que se preparam para desancar o derrotado! Ah, é verdade, os nossos leitores são os tais adeptos, então reformulo, amigos exprimam-se, tanta contenção faz mal.

14 Comments:

At 3:56 PM, Blogger Diego Armés said...

Eu ia a dizer que quem está fora não racha lenha. Mas até gostei do texto. É um facto, a malta da turminha é mesmo muito cobardolas e facilmente acagaçável. Boa leitura de jogo, Helena. Sim senhoras. Fizeste-me lembrar o Katsouranis - (futuro) autor do 3 a 0, amanhã. O Karyaka também características giras. Karyaka, aquele russo, (futuro) autor dos quarto e quinto tentos. Um deles, claramente em posição de off-side, o que vai contra as leis do jogo (e é por isso que fica mais engraçado: ludibriar o adversário, é uma coisa; ludibriar adversário e bandeirinha, são duas coisas).

 
At 4:00 PM, Anonymous Anonymous said...

Dizer o quê? O discurso já está escrito:

- Não ganhámos porque fomos roubados;
- Apesar de roubados, ganhámos.

A vantagem de ser sportinguista - leão, lagarto, uoreva - é a de saber que as únicas surpresas são mesmo as decorrentes do jogo-jogado, já que o resto está sempre contra nós e alternadamente vendido ao Porto e/ou ao Benfica.

Às vezes até a ambos.

Simultaneamente.

 
At 4:03 PM, Blogger Helena Henriques said...

Só me dás razão Imago. Para ti desejo a próxima fruteira do Guadiana!

 
At 4:11 PM, Anonymous Anonymous said...

Que indesculpável distracção, Helena. A abordagem dos franganitos e dos felinões a estes "momentos de verdade" é substancialmente diferente, embora igualmente ignóbil. Eu dei-te a versão verde: quando ouvires "ah, nós, como estamos, vamos perder de certeza...", saberás que estás em presença de um bom chefe de família.

 
At 4:12 PM, Blogger Helena Henriques said...

Desencadeou-se? :D

 
At 4:19 PM, Blogger Diego Armés said...

Eu tenho a dizer que a fruteia é a Taça de Portugal. O do Guadiana é a maquete. Aquilo é uma ponte, caramba! Aliás, o Imago devia saber estas coisas. Já lá tem uma ou duas na vitrine do balneário público.

 
At 4:28 PM, Blogger Helena Henriques said...

:O

Tens razão, foi um lapso. Peço desculpa! ;)

 
At 5:08 PM, Anonymous Anonymous said...

Vocês são tenros, todos.

[eu devia reformular isto, porque chamar "tenra" à Helena não é exactamente ofensivo, mas não me apetece estar pr'aqui a procurar muito]

O que se vai passar, na realidade, é o que sempre acontece: o árbitro, a soldo do Pinto da Costa como todos os árbitros deste país desde que o Inocêncio Calabote se reformou, vai arranjar maneira de estragar o jogo ao Sporting. Como o Sporting é claramente superior ao Benfica, o árbitro vai assinalar um penalty escandalosamente inexistente contra o Benfica, imediatamente antes do Sporting marcar o primeiro golo - portanto, pr'aí aos 25-30 segundos de jogo. Desta forma ficará irremediavelmente manchado o brilho anunciado da nossa vitória e o "engenheiro do tenta" terá mais umas semanas de exílio dourado no Cabaz Vermelho.

Não fosse a sofrida vitória que o clube das camisolas esquisitas vai averbar este fim-de-semana e eu era até gajo para me preocupar.

 
At 6:15 PM, Blogger Diego Armés said...

É, campeões! Assim que eu gosto de vos ver falar. :)

 
At 7:13 PM, Blogger Sir said...

Eu estou farto de me pronunciar sobre esta questão em blogs da especialidade, Helena.

Não me lembro de ter estado tão confiante para um Sporting vs Benfica. A sério.

Vão passar um belo fim-de-semana em retiro espiritual, estas lagartixas. Típico de quem ganhou dois campeonatos nos últimos 20 anos.

 
At 7:43 PM, Blogger Helena Henriques said...

Ora o Porto ainda tem margem para perder uns pontitos, se jogar com a equipa b e poupar os outros para o jogo com o Arsenal, eu nem pestanejo.

 
At 10:17 PM, Blogger Bulhão Pato said...

Não sou capaz de gabarolices antes de um jogo destes. Esquecem-se que eu dou azar. Dou azar quando incito os rapazes. Dou azar quando insulto o adversário. Dou azar quando avanço com prognósticos. Por isso, da minha parte, ouvirão apenas: O Índice Dow Jones Euro STOXX Large (Price) é um índice ponderado pela capitalização bolsista das maiores acções em termos de capitalização bolsista, dentro da família STOXX e só inclui países que participem na UEM.

O resto, senhores, guardo para amanhã!

P.S.: Obrigado pelo incentivo, Helena. Na véspera do Sporting-FC Porto, poderíamos ter feito uma série parecida no Mãos ao Ar sobre os orks que saíram do Sporting e foram para o FC Porto. Mas, pensando bem, o Futre, o Quaresma, o Eurico, o Sousa, o J. Pacheco não foram propriamente mal sucedidos...

 
At 12:48 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Muito bom texto Helena. Mas acho que depois do que deram as fanfarronices do ano passado, agora passamos para ano de contenção. Tens de compreender: Uns gostam de rir por ultimo, os outros aprenderam a não mostrar a boca sem dentes...

 
At 10:40 AM, Blogger Helena Henriques said...

Bulhão, podes fazer essa série no Porto - Sporting, e tens tempo para analisar bem a questão.

Meszaros, com entradas dessas arriscas a que o Bardo te ponha um olho à Belenenses - o que não te deve assentar nada bem ;)

 

Post a Comment

<< Home