Saturday, December 16, 2006

Futurologia ou a esquizofrenia da desesperança



Desde os tempos mais remotos que o ser humano, tentando desesperadamente organizar o caos envolvente, deseja prever o futuro. Esta previsão permitir-lhe-ia precaver situações difíceis conseguindo manter alguma estabilidade e bem-estar no seu quotidiano. Percorrendo a história, deparamos com oráculos, adivinhos, profetas, astrólogos, cartomantes, videntes, enfim. Perante o desejo universal de saber se o futuro é favorável, e no contexto deste blogue, parece-me pertinente uma análise sobre o comportamento dos adeptos do desporto rei.

Praticamente finda a 1ª volta da Liga, e perante a análise feita abaixo pelo Guitarrista, do meu ponto de vista, objectiva, clara, enfim, incontornável – por menos que se goste das conclusões – resta aos adeptos encontrar formas de viver com ela, ou esperar pela possibilidade remota de factos novos virem a alterar as conclusões menos convenientes. Vejamos as soluções de futurologia encontradas.

Uma parte dos adeptos, a saber, parte dos que implicam com azul, tentam adiar a tomada de posição para a próxima segunda-feira, na esperança de nesse dia ter dormido sobre um desaire do Porto com o Paços de Ferreira – afinal, o Sportém perdeu com eles em casa (com mão e tudo); o Benfica empatou lá na província e o Braga, lá ganhou mas em casa, por diferença de 1 golo, deve ter sido sorte – pode perfeitamente acontecer, o Porto pode perder ou empatar, afinal o Ronny ainda tem mãos… Estes adeptos aguardam silenciosa e ansiosamente o fim do jogo de Domingo, a Providência ainda pode agir e poupá-los a mais agruras, já que este jogo fundamentaria cabalmente a previsão de derrocada eminente dos azuis da pronúncia esquisita. Mas a grande maioria dos adeptos alérgicos ao azul, encaram já o plano B (ainda no subconsciente) dos adeptos que vêem no P. Ferreira a encarnação da Providência, para estes últimos, criaturas mais práticas, o raio de luz, a esperança salvadora é colocada no livro sagrado, a obra providencial reveladora da solução “Eu, Carolina”. Finalmente, uma janela de verdadeira esperança! Instale-se o calciocaos, dane-se o mercado de Inverno, pr’ó diabo com os pruridos e mais o combate dentro das quatro linhas que valores mais altos se levantam!

Olhemos os factos em tons de azul; estes adeptos olham orgulhosos para qualquer análise da situação, em compensação, olham com mal disfarçada apreensão para o Chelsea de Mourinho. Depois dão de caras com as ideias dos adeptos do plano B. Perante esta longínqua ameaça (longínqua mas extremamente irritante a nível do café) há dois caminhos, primeiro declarar que a D. Carolina não passa de uma alternadeira despeitada, que mesmo que seja verdade essa história dos árbitros era só para pedir para não prejudicarem muito o mágico Porto ou, segundo, pedir a cabeça do presidente e chamar a Inquisição para tratar da bruxa e calmamente arrumar com tudo o que está fora das quatro linhas, porque dentro delas há à vontade, ah pois é!

No meio de tudo isto há as sempre esquecidas minorias que olham para a situação com a displicência de quem está habituado a ser ignorado, alguns tomam partidos, haverá até aqueles que encaram o plano B como uma sorridente janela de oportunidade, mas nem todos, já que os Briosos já vão sabendo o que é ser grande para efeitos de procedimento judicial. Depois há os azuis de Belém, esses olham atónitos a reviravolta no sentir geral, afinal a secretaria não é assim tão má, einh?

Eu cá, bem consolada pelo olhar atento para os factos, e pela calma com que vejo o Jesualdo e a equipa prosseguir o seu trabalho, opto pela sabedoria dos adivinhos, com a certeza de que depois da tempestade, virá o bom tempo, ajeito a minha pele de lobo e opto por ler na espuma de uma cerveja bem tirada, perfeitamente legível e reconfortante. Mas, não se acanhem, continuem, continuem.

10 Comments:

At 6:26 PM, Blogger chOURIÇO said...

Tu és gira, já te tinha dito?

:)

 
At 6:30 PM, Blogger Helena Henriques said...

Vamos ver se continuas a achar isso em Junho...
;)

 
At 6:55 PM, Blogger Diego Armés said...

Uma pessoa esforça-se a fazer um post com pés e cabeça, vêem os gajos e só lhe olham para as pernas...

 
At 1:04 PM, Blogger Helena Henriques said...

É a desesperança...

 
At 2:14 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Começo a conformar-me...

 
At 9:13 AM, Anonymous Anonymous said...

Preocupação: se o Belenenses é capaz de marcar 4, de que valerão os tres do Benfica?

 
At 12:12 PM, Blogger Diego Armés said...

Vinhas, és desatento. O Belenenses tinha 11 golos marcados até esta jornada - agora tem 15. Ou seja, foi o seu jogo de excepção. Mas esperemos que na quinta-feira se repitam os 4: 4-0 ao intervalo e mais outros 4, na segunda parte, para arredondar.

 
At 3:16 PM, Blogger Helena Henriques said...

Ena Bardo, isso não serão 4s a mais?

 
At 5:26 PM, Blogger Diego Armés said...

Vinhas: afnal o Benfica marcou os 4. Just in case... não fossem os pastéis acertar uma vez que fosse na baliza. Ainda assim, foi pouco. Eu pedi 8, caramba!...

 
At 5:31 PM, Blogger Helena Henriques said...

É pobre e mal-agradecido...

 

Post a Comment

<< Home