Wednesday, December 13, 2006

A imprensa especializada costuma chamar-lhe "balanço". Mas a gente aqui não liga nada a isso.

Bom, na verdade eu sou uma pessoa simples e humilde. E era só isto. Como o texto é capaz de sair um bocadinho sério, decidi começar com uma piada.
Quem me conhece, sabe que não gosto de fazer prognósticos antes dos jogos. E é por isso que, aproveitando o facto de vocês não me conhecerem, eu lanço prognósticos ao calhas que, a posteriori, altero para que batam certo com a realidade. É assim um estratagema simples mas extremamente eficaz. Dá-me credibilidade e as pessoas prestam atenção ao que eu escrevo e, especialmente, às minhas análises e exercícios de prestidigitação, para além de se revelar altamente lucrativo na minha banquinha do tarot do encontro anual dos bloggers de futebol. No entanto, na fase em que nos encontramos, e tendo em conta que o campeonato tem apenas 30 jornadas - e ainda que os candidatos à descida estão encontrados -, não me resta outra coisa se não reconhecer a vitória do folcuporto.
Há-de haver muito tixa fundamentalista aí a gritar "ah, mas o meu sportém..." mas o vosso sportém o quê? O que é que tem o vosso sportém? É aquela mediocridade que vai dar luta ao folcuporto? Não sejam tontos. E aqui fica o meu prognóstico para a turminha: 3.º lugar com os calos apertadinhos pelo sportém do Minho. A ver se não tenho razão. Ah, pois não...
A verdade é que, neste campeonato, as aparência iludiram desde o início. O arranque do campeonato foi atribulado (caso Mateus, Simão afinal não saiu, Rui Costa lesionou-se), a pré-época foi confusa (Adriaanse saiu, Jesualdo deixou o Boavista, Simão ainda estava de saída, Rui Costa chegou qual D. Sebastião) e a primeira jornada da Champions foi enganadora - folcuporto e Benfica logo condenados à desgraça; sportém destinado à glória. Uns quantos meses depois - e não vou fazer contas a quantos meses são, números é com o Manha -, verificamos que todas estas premissas levaram a juízos errados. Os "super-putos" do Sportém são promessas muito muito muito por cumprir - dúvidas aí do lado da turminha? Sim? Então, cá vai: o vosso melhor jogador, de há vários jogos para cá, é o pouco mais que inenarrável Tello. Fui claro? Bom. É certo que Moutinho é valor seguro e que Nani é craque. Já deu para percebê-lo. Mas isso chega? Parece-me que não.
Verificamos também que o Benfica não é uma equipa assim tão desnorteada quanto se apregoava. Pelo contrário: em termos de jogo, ainda só vi três coisas más - vá lá, muito más - esta época: a primeira parte no Dragão, o jogo de Braga e o jogo do Bessa De resto, a qualidade de jogo tem variado entre o aceitável, o bom e, em certos casos, o muito bom. E é aqui que está a grande diferença entre o Benfica e o folcuporto: as más exibições do Benfica têm correspondido à perda de pontos. Em certos casos, exibições menos más acabam por dar origem à perda de pontos - em Paços de Ferreira e na Figueira da Foz, por exemplo. Já o folcuporto, mesmo quando é sofrível - o que não tem sido assim tão raro... -, tem sabido ser eficiente. Isso traduz-se em apenas duas perdas de pontos, ainda por cima em sítios onde é perfeitamente normal que se percam pontos: em Alvalade e em Braga. Isto é notável. Há cérebro ali naquele Porto. E aquela pontinha de sorte que, normalmente, faz nascer campeões.
Eu antes de começar o texto queria pôr isto tudo em separado, para explicar equipa por equipa e não sei quê, para ser mais fácil. Mas agora que já embrulhei isto tudo, não vale a pena estar a discriminar, não é? Ora, siga jogo.
Vou falar agora de como o folcuporto conseguiu esta estabilidade depois daquele início duvidoso. Esta é muito fácil e qualquer Luís Campos saberá identificar. Bom, Luís Campos talvez seja exagero. Mas um Carlos Carvalhal quase de certeza que consegue. Falo do regresso de Lucho Gonzalez à sua posição ideal: a vertical. Ok, era piada. Posição no terreno, pronto - para além de vertical, claro -, comandando a organização e distribuição do jogo atacante e auxiliando preciosamente nas saídas rápidas para o ataque - e muitas vezes na recuperação de bola. Estamos perante um jogador muito acima da média, como se diz nos comentários futebolísticos. Na minha linguagem, diria que é um jogador raro, talvez único. A simplicidade do seu jogo, juntamente com a sua facilidade de leitura, bom ritmo, colocação de remate e técnica fina, faz de Lucho - na minha imodesta opinião - o melhor jogador do campeonato português. E é aqui que está o maior segredo da coisa: no início da época, Lucho foi obrigado a recuar no terreno e a abdicar de funções fundamentais na condução do ataque. E porquê? Lembram-se? Pois, por causa de outro pseudo-génio, um puto chamado Anderson - e agora faço um capítulo Anderson: é bom, sim senhoras; pode vir a ser dos melhores, pois pode; mas ainda não é; fez o quê? Um golo e duas assistências? 2 golos e 4 assistências? Uau, que fora-de-série. Mais: um rapazote com 18 anos, aquela frescura física e aquela robustez lesionou-se com gravidade (por reincidência?) num lance igual dezenas de outros que se vêem todas as jornadas. Será preocupante? Ok, não especulo mais sobre a fragilidade deste novo Maradona. Mas deixo-vos um nome: Cissé. Pensem no assunto. E sobre o Anderson, estamos conversados. Voltando ao Lucho: desde o jogo com o Benfica, iniciou não uma subida de forma - ao contrário do que se diz - mas um aumento de produção, o que é diferente. Tem o espaço e a responsabilidade que lhe pertencem por direito dentro da equipa. E, com ele ao comando, a equipa funciona. Quando a equipa não funciona, o comandante trata do assunto com os próprios pés - como se viu ainda esta segunda-feira.
Neste folcuporto, a Lucho juntam-se depois outros factores fatais: Helton, na baliza; Postiga em boa forma; Quaresma a produzir muito bem e uma defesa cada vez mais sólida, com Pepe a confirmar - agora, sim! - este ano o que já tanto se falara no ano anterior, em que foi claramente sobrevalorizado. Posto isto, estamos perante uma equipa de respeito. Não tenho dúvidas de que terá facilidade em manter-se não só no primeiro lugar como com um avanço considerável sobre os adversários supostamente directos.
Sobre os outros, nem me alongarei muito. Do sportém, já sabem o que penso. Uma grande expectativa - habitual, diga-se -, mas muito pouco que se veja, na prática. Não acredito que o facto de estar fora da Europa contribua para um campeonato melhor ou mais consistente. Talvez funcione até ao contrário: craques mal desmamados fora da montra europeia vão perder a garra extra que, no início, os fazia lutar por um lugar na equipa. Mas isto é só a minha sábia opinião.
O Benfica cometeu os erros de que já falei. Não soube ser eficiente quando importava. Perdeu um confronto directo, no Dragão, de forma incompreensível, após uma boa recuperação - difícil, diga-se, perante aquele início de jogo do Porto. Ganhou pontos fora onde não era obrigado - em Alvalade e Leiria - de forma categórica. Perdeu pontos de forma vergonhosa onde se exigia que conquistasse, pelo menos, 2 ou 3 (no conjunto) - Bessa e Braga. De Naval e Paços de Ferreira já falei - houve alguma ingenuidade ou, pior, alguma displicência. Perante um folcuporto regular e eficaz, estas coisas acabam por dar frutos. Como se pode ver. É uma pena porque, na minha erudita maneira de interpretar o jogo, o Benfica tem uma boa equipa - talvez a melhor dos últimos 10 ou mesmo 15 anos. Está bem servido a meio-campo; não está mal servido no ataque (embora lhe faltem segundas opções); a defesa está razoável (e é por isso que não se percebe esta quantidade de números 3...) e, para a baliza, há, pelo menos, estabilidade e confiança. De notar ainda a grande época que Simão e Ricardo Rocha estão a fazer, juntamente com a novidade Katsouranis e com os habituais Luisão e Léo. É uma pena que os rasgos de Miccoli e Nelson sejam tão irregulares... Para terminar, apenas uma nota: tenho muita pena de ver Alcides partir sem que se tenha afirmado. Talvez daqui a uns anos percebam esta minha perspectiva. Sábia, mas muito humilde.

27 Comments:

At 8:18 PM, Blogger Helena Henriques said...

Oh, mas o Simão não está sempre de saída?
E, de certeza que o Nani é craque?

...Perguntar não ofende...

 
At 9:55 PM, Blogger ardinario said...

...e o Katsouranis é candidato a Dragão d'Ouro?

 
At 10:57 AM, Blogger Helena Henriques said...

Só se fosse pelo extraordinário golo que marcou no Torneio do Guadiana, Ardinário.

 
At 11:52 AM, Blogger chOURIÇO said...

Permite-me que discorde dessa tua visão extremamente facciosa que tens do Sportem.

Nem os teus prognósticos vão bater certo, garanto-te.

Não é por termos perdido um joguito ou outro ultimamente que havemos de ir 'pelo cano'.

Quanto ao Tello, também eu não dava nada por ele e o gajo tem-se revelado. Mas o que é que isso quer dizer? Apenas que tem subido de forma, que tem encaixado melhor no esquema tático e que anda a acertar umas coisas.

Não fomos nós que vencemos um grande jogo e que empatámos logo a seguir com uma Naval.

Não, nós perdemos um jogo dos grandes (e a seguir operdemos com os russos, tal como vocês perderam com os Bifes, mas depois ganhámos um jogo que era fácil de ganhar com um Setúbal enfraquecido.

Mas a Naval também não é grande espingarda.

Resta-nos esperar para ver.

Mas já reparaste que há um fosso pontual entre o Sportem e o Benfas? E parece-te que vocês conseguem resolver isso?

A mim não me parece que consigam.

Podes chamar-lhe visão facciosa, mas não estou a condenar à partida o que quer que seja.

A ver vamos, como já disse.

 
At 12:09 PM, Blogger Diego Armés said...

Já cá faltava o "golo do Guadiana"...

 
At 12:28 PM, Blogger Helena Henriques said...

:D

É que foi tão emocionante!

 
At 12:49 PM, Anonymous Anonymous said...

Não atirem já a toalha. Torçam pelo Porto na Champions. Sempre faz alguma mossa na equipa e melora a classificação de Portugal. Pode até ser que com algum esforço o Benfica lá chegue. De resto, concordo que o Sporting, por falta de matruridade e poucas alternativas de plantel não manterá o 2º lugar.

 
At 1:41 PM, Blogger Diego Armés said...

E a resposta para o Chouriço, que já me esquecia (ela está lá no texto, Chouras, lê com atenção):

"Há-de haver muito tixa fundamentalista aí a gritar "ah, mas o meu sportém..." mas o vosso sportém o quê? O que é que tem o vosso sportém? É aquela mediocridade que vai dar luta ao folcuporto? Não sejam tontos."

Pronto, espero ter sido claro.

 
At 2:58 PM, Blogger Helena Henriques said...

Chouriço, eu no teu lugar ponderava mais as afirmações, afinal o sportém, em 39 pontos possíveis, arrecadou 29, perdeu 10, duas derrotas e dois empates, foi derrotado em casa pelo Paços de Ferreira (perda de pontos proibida) e pelo Benfica, empatou em casa com o Porto e em Aveiro com o Beira-Mar, marcou 21 golos e sofreu 9; o SLB em 36 pontos possíveis tem 23, perdeu 13 pontos, foi derrotado pelo Boavista no Bessa, pelo Porto no Dragão e pelos Arsenalistas em Braga, empatou em Paços de Ferreira e na Figueira da Foz, marcou 23 vezes e sofreu 13 golos. Assim, parece que as diferenças entre Sporting e Benfica se esbatem, afinal foi apenas mais uma derrota e podemos dizer que as derrotas foram em jogos difíceis, já os empates, pelo menos, foram fora.

 
At 3:33 PM, Blogger Diego Armés said...

:)

Para quem ainda tinha dúvidas acerca do acerto da contratação da Helena pelo Dianabol durante do defeso, parece que o comentário anterior é suficientemente esclarecedor.

 
At 5:10 PM, Blogger chOURIÇO said...

Grande Helena!

Surpreendes-me pela positiva.

:)

Ainda assim, continuo na minha.

E o Folcuporto que se cuide...

E Guitas, mene, não sou fundamentalista, já o devias saber.

 
At 5:43 PM, Blogger Helena Henriques said...

Pronto, tu lá sabes. Mas pelo menos, tens a noção de que apesar de neste momento o teu clube estar em 2º, a posição não é a melhor, perderam pontos com o último classificado, com o Paços em casa (e sublinhe-se o em casa) e em todos os jogos de maior dificuldade. Com o Porto não compares que podes deprimir, mas com o Benfica, parece-me que a comparação favorece o Benfica. Tens a noção que não podes perder pontos MESMO e ainda tens de esperar que os outros percam; tens uma equipa desmoralizada e que foi bastante sobrevalorizada - quantos auto-golos? Ah, pois, Chouriço, lamento mas isso não me parece teimosia, parece-me fé

 
At 6:00 PM, Blogger chOURIÇO said...

Tu és gira.

:)

 
At 6:03 PM, Blogger Helena Henriques said...

E tu, o verdadeiro crente.
:D

 
At 7:34 PM, Blogger Diego Armés said...

Auch... Chouras, esta até a mim me doeu...

 
At 9:28 PM, Blogger Bulhão Pato said...

Acho graça, dona Helena. TRês meses depois, a derrota do Sporting com o Paços de Ferreira já nem merece um qualificativozinho? Nem uma coisa do género "o maior gamanço desde que aquele inglês palmou um comboio e se refugiou no Brasil e só voltou a Inglaterra quando a prosca o tramou"?
Concordo que o FC Porto até agora foi melhor, embora curiosamente nos dois jogos a doer tenha deixado a desejar: em Alvalade, encomendou uma vela ao santo padroeiro e, com os orks, no Dragão, ganhou mesmo no fim, sem honra nem glória.
Já agora, Guitarrista, talvez queiras juntar à lista de "coisas más" do Benfica as segundas partes de Glasgow e Manchester e o jogo todo com os bifes em Lisboa.

 
At 9:30 PM, Blogger Bulhão Pato said...

Já cá faltava a moderação de comentários!
Agora, quando estou irritado, é que quero escrever. Daqui a 20 minutos, talvez já não arfe. E um blogueiro sem arfar, convenhamos, é como um primeiro-ministro socialista que não é de esquerda.
Desbloqueiem a máquina, faz favor.

 
At 11:16 PM, Blogger Sir said...

Grande análise. Que o Sporting não é candidato ao título já tenho eu vindo a dizer.

Mas calma, que eu não desisto já. Oito pontos para recuperar em 16 jogos, e daqui a uns tempos talvez as coisas mudem e a sorte não os bafeje tanto.

Uma coisa que me dá esperança é o novo fulgor do processo aPinto Dourado, que, como é sabido, muito nos ajudou a conquistar o título em 2004. Quiçá..

 
At 12:37 AM, Blogger Visigordo said...

Quer dizer então que o Sporting é candidato a descer à terceira posição, atrás do Porto e do Braga?
É que, e p'lo amor da Santa, mostrem-me o que é que vale este Benfica.
Bardo, no que tu acreditas é em milagres, e este ano não tens feito mais do que em cada jogo rezares. Ora damos 3, ora levamos 3. Isto é estabilidade suficiente para acreditares no 2º lugar?
E espanta-me a Helena ainda falar lá do alto do poleiro.
Voltamos ao mesmo, não é, Helena?
As aldrabices que te permitem falar assim, e não envergonhadamente como alguns dos teus respeitados consócios já vão falando.
Esclarece-me só, se daqui a uns meses se vier a provar que o teu clube foi claramente beneficiado em arbitragens, conselhos de disciplina, que as classificações de árbitros pelo teu clube foram influenciadas, etc., serás capaz de associar personagens ao teu clube?
Tu realmente és muito engraçada, mas tens o rabo preso...e envergonhado.

 
At 12:06 PM, Blogger Helena Henriques said...

Bulhão, percebo o teu descontentamento, veremos o que o Pai Natal traz para o teu sapatinho ;)

Visigordo, se analisares, o Braga tem grandes chances de perder posições na tabela classificativa já que tem uma performance claramente inferior aos outros 3 (FCP, SCP e SLB) - veja-se a diferença entre golos marcados e sofridos. Quanto ao resto, sou da opinião que, o Presidente do meu clube se devia demitir, dada a importância das suspeitas que recaem sobre ele, mas, vivemos no contexto em que vivemos, e chamo a atenção para o facto de não ser o único que devia tomar esse tipo de posição. E digo-te mais, se me acham gira, pois devo dizer que vocês não são menos. De facto, tanta coisa com a vitória dentro das 4 linhas que, agora que começam a temer que 4 linhas não bastem, clamam pela despromoção - não será ela também, uma vitória de secretaria?
Quanto a rabo preso, com a mentalidade de "chico-espertismo" dominante (se é que me faço entender) duvido que alguém tenha o rabo solto. Claro que isso agora, não interessa nada. :D

 
At 2:05 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Ora viva.
Até sou capaz de concordar que o FCP é a equipa mais sólida e vai ser difícil acompanhá-los. Mas vamos mas é lá, meu caro oráculo de Bellini, tomar uns quantos cerebrums e lembrar a quem é que era chamado de 'dream team' no defeso, antes de começarem a perder por 3 á toa? A história do subir alto e da queda aplica-se redondinha. Deixem-nos mas é lá em paz com os nossos miúdos que sairam há uns meses dos juniores que estão mesmo assim à frente de um 'dream team' (expressão de 2 jornais desportivos de referência durante o defeso) que se deu ao luxo de pagar 2,5 M € pelo Marcel, que já não tinha feito a ponta de um corno e foi logo emprestado.

Continuem a mandar tiros para todos os lados e a não olhem para a vossa casa: Zé Veiga já não há, Orelhas é arguido por (alegadamente) tramar o clube do qual é presidente, a grande equipa de futebol é um fracasso, apuraram-se para a UEFA num dos grupos mais fracos da champions. Mas a conclusão é: Naah... estamos bem porque ganhámos em Alvalade. Avestruzes.

 
At 3:04 PM, Blogger Helena Henriques said...

Meszaros? No defeso antes ou depois do Torneio da Maqueta?

 
At 3:14 PM, Blogger Diego Armés said...

:)

Gostei de ver tanta gente transtornada. Não precisam de ficar assustados, tenham calma, ainda há muito campeonato.

E agora, para o Férenc: avestruzes, nós? Quem foi a equipa mais elogiada esta época até meados de Novembro? Quem é que tinha as maiores estrelas, as maiores promessas e ia ser campeã da Europa, do Portugal e talvez do sistema solar? Não me parece que fosse o Benfica. Mas agradeço que mantenhas essa postura. Dar-me-á mais gozo no final da época.

Bulhão: a moderação de comentários foi explicada e parece-me justificada. Pedimos desculpa aos leitores e comentadores que, por tabela, acabamo por levar também. Mas isto é assim na democracia: aqui quem manda sou eu e prontos.

 
At 6:18 PM, Blogger Bulhão Pato said...

Moderem à vontade. Percebo e respeito a opção.
Mas agora já não estou zangado. E ontem estava.
Quem é que paga a munição que eu não gastei? Quem?

 
At 6:20 PM, Blogger Helena Henriques said...

Boa pergunta, que posso fazer para que voltes a zangar-te?

;)

 
At 6:54 PM, Blogger Diego Armés said...

Bulhão, se quiseres a volta a deixar-te zangado. Não é difícil. Afinal, tu és do sportém. És um zangão em potência.

 
At 6:54 PM, Blogger Diego Armés said...

"(...)a GENTE volta a(...)"

 

Post a Comment

<< Home