Thursday, August 02, 2007

A hipnose

"O director desportivo do Atlético Madrid, José Luis Pitarch, revelou ontem que em momento algum foi avaliada a possibilidade de incorporar a cedência de dois jogadores na transferência do benfiquista Simão para os ‘colchoneros’" in Correio da Manhã. ( em http://www.quatroquatrodois.blogspot.com/ - 28.07.07)

No outro dia, lá no serviço, o encarregado (uma jóia de homem, não desfazendo – ainda na semana passada lhe levei umas nabiças lá da horta e ele ficou todo contente. A mulher fez logo uma sopinha) mandou-me subir ao escritório da doutora para lhe arrumar a tralha enquanto ela está de férias. Ainda não recebemos mais nenhuma encomenda da Roménia e aquilo lá no serviço anda um bocadito parado…

Pois andava lá eu em arrumações quando vi uma catrefada de livros empilhados na mesinha ao lado do computador. Peguei nos livros para enfiar lá na prateleira, mas como fazia cá um calor depois de almoço e o meu rim me tem andado a apoquentar, resolvi sentar-me lá na cadeira da doutora a passar uma vista de olhos por aquelas leituras, que ainda havia um ou outro com bonecos... E viesse alguém dizer-me alguma coisa, que isto da educação é importante.

Os livros falavam lá de uns senhores antigos, filhos de gente apessoada que, não parecendo, deviam ser uns bruxos ou sei lá o quê e conseguiam controlar a cabeça daqueles mais fracos do tino. Pegavam num relógio com uma corrente ou outra coisa qualquer que fizesse soneira, baloiçavam aquilo á frente do nariz dos pobres e depois tomavam conta da cabeça deles, controlavam-lhes as ideias. O que me supreendeu foi que ainda há pessoas, como a doutora, que compram livros com aquelas patranhas, como se aquilo fosse uma grande coisa! Tenho é que avisar a doutora que eles são uns amadores, porque o mesmo faz o Presidente do Benfica há anos e não precisa de corrente nenhuma com relógio na ponta nem é filho de gente bem apessoada!

O Senhor Presidente do Benfica consegue que algumas pessoas acreditem em tudo o que ele diz como se fosse verdade. E depois quando se vê que não é verdade, consegue convencê-los que, mesmo assim, é verdade. E quem diz o contrário é inimigo e merece ser enterrado vivo em fossas comuns, ao lado de gente de higiene pessoal duvidosa. E a gente acredita nele.

Acreditam em Luis Filipe Vieira porque ele é um ‘homem de palavra’. E se disse que o Mantorras vale 18 milhões de contos é porque já lhe ofereceram 17 e ele rejeitou. Se ele disse, em 2003, que o Benfica teria 500 mil sócios em 3 anos, é porque agora já devem estar a caminho de um milhão. Se ele disse que o Simão não seria vendido por menos de 25 milhões de Euros, então os espanhóis devem ter pago a diferença em caramelos. Se ele disse que a venda do Simão foi 20 milhões de Euros mais 2 jogadores, então o Atlético de Madrid ainda não deu por falta deles. Se ele disse que o substituto do Simão na quarta-feira estava a viajar para Lisboa, então deve vir de bote a remos, porque no Domingo ainda não tinha chegado. Se diz que é um homem transparente, então podemos ver o paté de sardinha a escorregar-lhe pelo esófago. Se ele disse que se demitia se não chegasse aos 300 mil kits sócio vendidos é porque já não é Presidente do Benfica e os seus poderes hipnóticos também já afectam as pessoas que comem com talheres.

Acreditam em Luis Filipe Vieira, porque sim. E não conseguem evitar o abanar positivamente a cabeça e dizer 'muito bem, muito bem' por cada bojarda que lhe sai daquela boca. Quando a doutora voltar de férias vou-lhe dizer que tem é que deitar fora os livros daquele Freud e daquele Braid e passar a assinar ‘A Bola’…

11 Comments:

At 12:43 PM, Blogger Helena Henriques said...

E o Adu, será que já sabe que tem de jogar de cor-de-rosa?
E, já agora, mas afinal quantos kits foram vendidos?

 
At 3:28 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Muitos milhões, Helena. Muitos milhões...

 
At 3:35 PM, Blogger Helena Henriques said...

:O
Mais de seis? E já há kits cor-de-rosa? Seriam um must, acho que até eu me tentava... o encarnado é tão monótono :D

 
At 5:16 PM, Blogger stevenrolex said...

Se ele diz que não sai nenhum jogador das escolas, então é porque só saem o Nani, o Semedo, o Carlos Martins e o Varela.

 
At 6:36 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Do Sporting, nunca ninguém disse que não vendia jogadores das escolas. Disseram sim, que havia 3 jogadores das escolas que eram intransferíveis abaixo da cláusula de rescisão.

Agora um jogo: Os 2 presidentes (Sporting e Benfica) dizem ‘Não vendo abaixo da cláusula de rescisão’. Um deles vende um 5 milhões acima da cláusula de rescisão e outro vende 5 milhões abaixo da cláusula de rescisão. Quem não cumpriu com o que disse?

Bem tento estalar os dedos, mas não resulta…

 
At 11:02 PM, Blogger NGSG said...

Não sei quem é mais burro: quem acredita em tudo o que o LFV diz ou quem pensa que os benfiquistas todos acreditam em tudo o que o LFV diz.

Não acredito em tudo (em quase nada, para dizer a verdade) do que ele diz. Acredito é que ele, com a maneira brejeira que ele tem de dar a volta à imprensa (e o tanto que voces gostam, que até destilam o vosso veneno), conseguiu dotar o Benfica de um bom plantel, jovem e com grande potencial. Quanto a isso não podem negar.
Esse mesmo blog que citas, agora pegou na cena dele dizer que "os tempos de entrarem e sairem 15 jogadores por época ficaram no passado". Tudo bem que estão a entrar alguns jogadores, mas do pessoal que saiu quantos podiam realmente ser apelidados de jogadores? Moretto, Beto, Marco Ferreira? Até o João Coimbra duvido que um dia venha a ser jogador...

Só nos falta mesmo é um treinador...

Fiquem a estrebuchar com o que o LFV diz... é sinal que se calhar está a dar algum resultado, a "politica" dele, para voces estarem tão preocupados. ;)

 
At 10:09 AM, Blogger stevenrolex said...

Tenho que ser rigoroso e reconhecer que por algumas vezes ouvi o presidente do sporting afirmar que caso alguém pagasse a cláusula de rescisão teria que deixar sair o jogador (La Palisse), mas também é verdade que o ouvi garantir aos sócios que os craques da formação não sairiam. Na altura, pensei que tivesse feito algum tipo de acordo com os atletas, envolvendo, por exemplo, percentagens no valor do passes, caso estes fossem transaccionados somente em 2008.

Mas não fui só eu quem ouviu tal promessa. Recordo o que o António Tadeia escreveu em Maio no DN: “Soares Franco falou, foi honesto e reiterou a promessa: Moutinho e Nani não saem este ano, como mandam o bom senso e o normal cumprimento da política de formação de Alvalade”.

Já para não falar na eterna sentença pela qual o Sporting já “não tem como política vender os seus talentos” ou já “terminou política de vender todos os anos”

Se juntarmos a isto o seguinte recorte, então o quadro fica ainda mais interessante:
"Nenhum deles fechará contrato antes do jogo com o Benfica (domingo no Estádio da Luz), mas João Moutinho, Nani e Tello deverão fechar na semana seguinte. Custódio está mais atrasado". Pois.

Com isto não estou a contestar as incoerências do LFV, as quais ficaram no post devidamente evidenciadas. Não creio, contudo, que tal seja um pecado único daquele personagem. Eu até diria, tristemente, que a incongruência constitui um elemento essencial do dirigente desportivo. É o que penso.

 
At 11:44 AM, Blogger Férenc Meszaros said...

ngsg,
"O Senhor Presidente do Benfica consegue que algumas pessoas acreditem em tudo o que ele diz como se fosse verdade" (4º paragrafo do texto). Como depreendo que leste o post, então essa do burro não era seguramente para mim.

Sobre o sucesso da política desportiva, lá se verá mais para a frente os resultados (desportivos e não só). Mas recordo que a esperança, todos os anos, é bem elevada. Eu já me preocupava se o me clube tivesse gasto 11 M € em contratações antes de ter vendido o Simão, mas isso sou eu que me preocupo com tudo...

rolex,
Se não estivermos de má-fé, entendemos perfeitamente o que querem dizer os dirigentes do Sporting: Um miúdo da formação que tem um potencial que está a ser aproveitado e representa uma mais valia actual e futura para a equipa, não será vendido abaixo de determinadas condições. Para se considerarem o Semedo, o Custódio ou o Varela craques como dizes, é porque o termo de comparação é realmente muito baixo. E até mesmo o Carlos Martins nunca foi titular absoluto e, numa perspectiva de gestão desportiva a sua venda/ dispensa faz todo o sentido.

Incoerências é o dia-a-dia do fuebol. Já dizia o grande Pimenta Machado 'o que é verdade hoje, pode não o ser amanhã'. Mas parece-me ainda mais sério quando a 'incoerência' é, no fundo, manipulação descarada. Quando assim é, que moral tem depois o LFV para vir assumir o papel principal de grande paladino da verdade e da transparência? Já não há pachorra para tanta demagogia...

 
At 2:12 PM, Blogger stevenrolex said...

Obrigado pela traduzão Soaresfranquês-Português.

 
At 3:31 PM, Blogger Helena Henriques said...

:)

Sim, esse também já vai marcando o nacional futebolismo... Gosto particularmente dos comentários pós jogo. São talvez algo previsíveis, mas não deixam de me divertir.

 
At 12:33 PM, Blogger Diego Armés said...

E eu a pensar que isto tinha ficado entregue aos bichos... Há surpresas agradáveis.

 

Post a Comment

<< Home