Thursday, July 26, 2007

Um caso sério

Adeus e obrigado! Muito obrigado.

Para os que pensam que só sei dizer disparates, aqui fica a prova do contrário. Acho eu.
Falemos do Simão e da sua venda. Várias questões se levantam, e uma delas toma a dianteira: o discurso do Vieira sobre a cláusula de rescisão dos tais 25 milhões fez sentido? Mas há mais: depois de ver Pepe, Anderson e Nani vendidos por somas astronómicas, será que Simão é bem vendido por "apenas" 20 milhões de euros? Acresce que Simão foi, desde que chegou ao Benfica, o jogador mais temido pelos adversários - que a esta hora esfregam as mãos por não terem de voltar a defrontá-lo -, o melhor marcador da equipa em quase todas as épocas (a excepção foi, penso eu, 2005/06, quando foi 2.º melhor, atrás da Maria "Capitão" Amélia). Posto isto, e conhecendo o estatuto do (ex-)capitão dentro do Benfica, do balneário até às camisolas 20 que se vendiam, fez sentido a venda de Simão por 20 milhões de euros (mais dois reforços da lista de dispensas, provavelmente de qualidade duvidosa)?
Estas são questões que coloco agora, três horas depois do estado de choque em que entrei ao ver as manchetes dos desportivos nacionais (ainda estou para saber por que raio o Record atribui 25 milhões à transferência...). A lógica do meu estado emocional, caso não estivesse prestes a ir para férias e, logo, não existisse a suprema obrigação de opinar sobre este assunto o mais rapidamente possível, seria contratar uma carpideira e comprar um barril de Sagres de pressão. Ficaria fechado em casa durante 12 horas, até acabar com o barril e ficar farto de ouvir a velha. Depois, sairia à rua e iria empoleirar-me na estátua do Marquês a gritar "ZZzzzzziiiibbbããão... não vááájjjjjjjjj", com baba e ranho a escorrer-me pelos queixos. Mas, como estamos com pressa, sigo directo para as perguntas. Juntemo-las todas numa só: justifica-se a venda de Simão perante estas condições? Meus amigos, eu digo que sim. O valor não é uma maravilha. Mas Simão está de saída há duas épocas, sempre demonstrou vontade de experimentar uma nova "aventura" e tem quase 28 anos. O Benfica sempre pagou a Simão para que jogasse, é certo. Mas há coisas cujo o preço não se paga em dinheiro - e nisso, a atitude que Simão sempre teve, dentro e fora do campo, só podia pagar-se com uma atitude igualmente leal. Simão queria sair, o Benfica tentou encontrar uma solução que deixasse ambas as partes satisfeitas. 20 milhões é pouco? Não me parece. Simão, com 28 anos, valeu o mesmo que Nani, com os seus 20 e uma margem de progressão que poderá fazer dele um jogador de topo mundial - acrescente-se que Nani foi o melhor negócio da pré-época nacional, ao contrário das "mijinhas" de Anderson e de Pepe, com a maquia a ser dividida por várias partes e segundo condicionantes diversas. Os 28 anos de Simão impedem que o Atlético venha a ter retorno financeiro do investimento que agora fez - tê-lo-á no plano desportivo, seguramente, e daí que o investimento se justifique; mas Simão não voltará a ser vendido ou, pelo menos, não o será por valores tão elevados. Somando tudo e resumindo, parece-me que a venda de Simão a um clube perfeitamente inofensivo da Liga espanhola por 20 milhões de euros tem tudo para ter sido uma boa opção. Deixo apenas uma nota ao shôr presidente: não quero nem maniches nem costinhas nem outras merdices ostentando o sagrado manto, a digníssima veste, essa mesma que o pequeno 20 ostentou durante 5 anos, sempre com distinção.

PS - Desculpa Férenc, mas o contrato está assinado. Podes dizer mal dele mesmo estando o rapaz a lutar pela UEFA lá no covil dos tixas da Espanha.

12 Comments:

At 5:35 PM, Blogger Helena Henriques said...

Eu ouvi falar em 21 milhões. O problema põe-se, acho eu, na capacidade que a equipa tem, neste momento, de ser competitiva sem Simão - acho que perde o campeonato português. Supondo que trazem o Zé Castro na perspectiva de preparar a saída do Luisão, faz sentido mas, porque não precaveram a saída do Simão? É o tal Cardozo? duvido!

 
At 5:45 PM, Blogger Diego Armés said...

Qual Cardozo?... A saída de Simão nunca poderia sem 100% precavida... Tal como nenhuma saída de um jogador fundamental à equipa, seja ele qual for. Mas não me parece que a coisa seja trágica. A equipa adapta-se e tem outras soluções.

 
At 10:48 PM, Blogger ZeduViana said...

eu acho que tamos com um plantel mais equilibrado este ano. Eu sei que parece a conversa do presidente e do fernando santos, mas é verdade. o simao vai fazer muita falta, é verdade tambem. Eu acho que esse Cardozo promete muito, temos o manelelé de volta e ainda tou pa ver o bergessio. resta saber quem é a magnifica contratação que o lfv diz q vai trazer pa compensar a saída do simao. ja ouvi falar em freddy adu e daniel carvalho. quem sabe?

 
At 9:56 AM, Blogger Efe said...

AHAHAHAHAHAH!!!

 
At 12:29 PM, Blogger Helena Henriques said...

Pois, não eram esses.

 
At 12:46 PM, Blogger Diego Armés said...

Belleti é muito bem contratado, lateral-direito como deve ser. Di Maria não conheço... É uma aposta. Vamos esperar para ver. Quem ri por último, normalmente, ri melhor.

 
At 1:28 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

não te preocupes guitarrista que do anão nojento - agora enano asqueroso - direi sempre mal, mesmo depois de ele ser velhinho caquético e de ter descoberto que a Mariana é filha do Hugo Leal...

E agora preparem-se para uma enxurrada de grande nomes e grandes estrelas, para anestesiar o adepto. E depois vem o Ti Maria. Ti Maria é bom. Mas prefiro Baileys...

 
At 1:56 PM, Blogger Diego Armés said...

Do Hugo Leal? Ó, diabo... começam a ter muito em comum, esses dois. Esperemos que o Atlético não desça novamente à segunda divisão.

 
At 3:46 PM, Blogger Helena Henriques said...

Eles dizem que estão bem equipados para enfrentar esta época. Lá comprinhas têm feito.

 
At 4:24 PM, Blogger Efe said...

Pois têm! Até comporaram umas camisolinhas cor-de-rosinha, ahahah.

Claro que já se sabe que vai ser uma equipa de mercenários, típico de quem não tem formação de jogadores e tem de recorrer aqueles jogadores tipo incógnita ou a gajos em fim de carraeira, como este Belleti...

 
At 4:32 PM, Blogger Helena Henriques said...

Eu referia-me ao Atlético...

 
At 5:12 PM, Blogger Efe said...

Vai dar ao mesmo...

 

Post a Comment

<< Home