Monday, July 07, 2008

O dilema: levar até o fim ou ejaculação precoce?

Custa-me falar de uma das minhas favoritas e que ficou pelo caminho. No inicio do Euro, para mim, era limpinho que nas meias-finais estariam a Holanda, Croácia, Rússia e Rep. Checa. E porquê? Porque estamos sempre à espera de ver os grandes derrotados. Alemanha, Itália e França são países que gostamos que percam sistematicamente. São os filhos da UEFA, os outros são enteados.

Talvez se o Cech não tivesse imitado o Ricardo, poderíamos contar com os checos numa fase mais adiantada. Mas a Turquia lá fez a oração certa e seguiu caminho. Talvez se eles não tivessem aquele comportamento acomodado muito próprio do Leste europeu (“Esta bem, nós podemos jogar mais e melhor. Nós até somos bons nisso. Mas será que vai ser necessário? Não podemos fazer os serviços mínimos e passar? Se tivermos de nos esforçar mais, alguém nos compensará sobre este esforço? Valerá a pena?”).

Não foi por falta de matéria prima que os Checos não passaram. Tem uma selecção de respeito. E no entanto… mais uma vez se prova que uma estrutura defensiva não basta. Curiosamente os Checos fizeram tantos remates como os gregos mas marcaram 4 golos e não tem comparação a disponibilidade ofensiva destes sobre os helénicos. E no entanto… falharam no que tinham de melhor, a defesa. Sofreram golos impossíveis e que normalmente não sofreriam porque são certinhos e sólidos. E no entanto… jogaram com três sistemas de jogo diferente em três partidas (eu sei que a necessidade aguça o desenrasca mas estaria a equipa preparada para tanta variedade?). Sendo Koller um jogador que aprecio muito, sinto que acabou por ser um limitador do estilo de jogo que aquela selecção pode realizar.

De resto no rol das desculpas há que referir que apenas 2 jogadores ainda actuam no campeonato checo, o resto está em equipas de topo da Inglaterra, Alemanha e Itália, ou seja, ninguém vinha com menos de 40 jogos nas pernas.

Sobram questões para explicar o que se passou. Talvez apenas Kundera no seu estilo eslavo muito pessoal o explique:

'A ambição é uma desculpa esfarrapada por não se ser suficientemente preguiçoso.'


Vinhas


Labels:

5 Comments:

At 1:42 PM, Blogger Férenc Meszaros said...

Fraquinhos, fraquinhos. Uma das desilusões do Euro.

Foram encostados às cordas pela Suiça, fizeram pela vida contra Portugal e não foram superiores aos turcos.

Jogaram na contenção porque não podiam fazer mais. E mesmo assim, jogaram mal...

 
At 3:50 PM, Blogger Diego Armés said...

Concordo com o Férenc. Acho que o mal não foi a preguiça. Há mesmo falta de qualidade ali, nesta transição de geração. O Kohler já não tem nem 25 anos nem Poborskys a cruzar para a área. São medíocres e, assim de repente, só a Áustria, a Grécia e a Roménia apresentaram futebol do mesmo nível. Não há matéria prima. O único que me impressionou foi aquele esquisitóide, o Ujfahlusi. E acho que foi por causa do nome.

 
At 4:26 PM, Blogger Helena Henriques said...

Estes foram dos que eu não pude ver, e já lá não está o Nedved...

 
At 5:14 PM, Blogger sururu said...

É um copy-paste mas estou a trabalhar para decorar o texto todo:

«........mini-spam........»
'Guerra' aos Bandalhos Éticos
[Separatismo na Europa]

---> Não sejam uns IMBECIS: a luta pela sobrevivência não se faz com discursos de cidadão infantil (vulgo discursos de bebé-chorão)!
---> A luta pela sobrevivência é [sempre foi] uma coisa difícil e complicada!
---> De facto, a luta pela sobrevivência implica uma declaração de guerra contra os inimigos!

---> Para que os nativos europeus, no futuro, possam ter o SEU espaço no planeta há que declarar 'guerra' (leia-se SEPARATISMO) em relação aos Bandalhos Éticos (vulgo Bandalhos Brancos).

---> Ora, como NUNCA conseguiram construir uma sociedade sustentável (ou seja, uma sociedade dotada da capacidade de renovação demográfica) sem ser à custa da repressão dos direitos das mulheres (mulheres tratadas com úteros ambulantes), hoje em dia, como seria de esperar, os Bandalhos Éticos (vulgo Bandalhos Brancos) pretendem infiltrar-se (fora e dentro da Europa) no seio de outros povos... consequentemente... os Bandalhos Éticos são INTOLERANTES para com a existência de Reservas Naturais de Povos Nativos!


---»»» Pelo Direito à diferença:
TODOS DIFERENTES!!! TODOS IGUAIS!!!
--- Isto é, TODOS os Povos Nativos do Planeta Terra:
-> INCLUSIVE os de 'baixo rendimento demográfico' (reprodutivo)!!!...
-> INCLUSIVE os economicamente pouco rentáveis!!!...
devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no Planeta!!!

 
At 11:25 AM, Blogger vinhas said...

Não percebi o último post. Quer dizer que ele não gostou da equipa? Ou que não gostou das outras?

 

Post a Comment

<< Home