Monday, March 20, 2006

Benfica demolidor volta a desgolear

"puta que pariu esta merda, pá! vai p'ó caralho, Simão!"

(Simão Sabrosa depois de atirar à trave na 4.ª oportunidade clara de golo de que dispôs no jogo contra o Rio Ave.)

"sinto-me impotente"

(Mora, guarda-redes do Rio Ave, revelando detalhes da sua vida sexual no final da partida contra o Benfica.)

Desgolear - forma infinitiva do verbo. Fazer uma grande quantidade de desgolos.
Desgolo - substantivo masculino. Contrário de golo; erro inesperado e difícil de cometer perante uma baliza indefesa; remate frustrado em situação de golo iminente; azelhice de avançado na hora H; nunogomice.

Depois disto, pouco mais há a acrescentar relativamente ao jogo do fim-de-semana. O Benfica continua na senda das desgoleadas e isso reflecte-se na moral dos jogadores - a frase de Simão em autoprotesto é elucidativa. Já as equipas pequenas que passam noventa e tal minutos subjugadas ao adversário encontram as desculpas mais absurdas para justificar os desaires. Desta vez foi Mora a trazer à baila a sua vida íntima.

Sobre Koeman e tácticas, tenho a dizer que, depois de ontem, acho inadmissível que Moretto continue a ser titular, existindo um Quim no banco de suplentes. O guarda-redes inventou mais um canto - a semana passada, contra a Naval, inventara dois - do qual nasceu, com o seu indelével contributo (chegou a desviar-se da bola depois do cruzamento efectuado - dentro de campo, sim, eu também vi), o golo do Rio Ave. Vá lá que Nuno Manso esteve bem na dobra e evitou males maiores mesmo mesmo mesmo sobre a linha de golo. Mas Moretto não deixa de ser uma fraude. Se Nuno Gomes é Amelinha - expressão que sugere uma típica coquette portuguesa, de nome tradicional -, já Moretto será uma verdadeira Dulcineide - com tudo o que isso possa sugerir.

O Caso Mantorras, que será analisado, radiografado, comentado, documentado, invertido, divertido, sangrado e amesquinhado nas próximas semanas, limitou-se a ser apenas aquilo que se previa: Koeman espicaçou o angolano - e tinha razões para o fazer - e este respondeu com o seu maior talento, também conhecido por "paio descomunal", resolvendo a partida e dando os 3 pontos ao Benfica. Claro que, no próximo fim-de-semana, o Estádio da Luz estará repleto de cartazes com dizeres do estilo "Mantorras é a alma do Benfica", "Benfica sem Mantorras = ZERO", "Mantorras 9 A Alegria do Povo", "Sónia, esqueceste-te dos collants lá em casa, a Cristina encontrou-os e agora anda desconfiada, que ela não é parva", "Pedro, Amigo, o 3.º anel está contigo" ou "Koeman abre os olhos: o Mantorras é o maior!". Contudo, tirando o recado para a Sónia - espero que estejas a ler isto; e sim, acho que fizeste de propósito -, não me parece que as frases façam grande sentido. O Mantorras é a alegria do 3.º anel, sim senhor. Mas ainda não provou merecer o entusiasmo com que os adeptos o presenteiam quando se levanta para aquecer. Terá que evoluir muito.

Sobre o resto, confirmam-se certas tendências: Manduca não tem qualidade; Amélinha teima em dar brilho a uma frase minha de Novembro ("se marcar 15 golos será uma época em cheio"); Geovanni SÓ RENDE a ponta-de-lança; Robert tem mais que fazer do que jogar à bola, ainda para mais à chuva e ao frio; Nelson, das duas, uma: ou me enganou muito bem ou anda com sérios problemas anímicos. Já Simão fez um bom jogo - pena que tenha errado tanto na hora do golo -, Petit e Léo deram seguimento ao bom momento de forma. O Rio Ave tentou defender mas nem isso conseguiu - assim, de repente, conto 8 - oito! - lances de desgolo do Benfica (4 de Simão, 2 de Manduca, 1 de Amélinha e 1 de Robert).

Vamos lá aos miligramas de Dianabol, que, com a poupança de quarta-feira, hoje tenho aqui droga que chegue para toda a gente:

-Dulcineide 3 mlg.
-Nelson 5 mlg.
-Luisão 6 mlg.
-Anderson 6 mlg.
-Léo 7 mlg.
-Petit 7 mlg.
-Manuel Fernandes 6 mlg.
-Manduca 4 mlg.
-Simão 7 mlg. (eram 8, mas falhou demais)
-Amélinha 4 mlg.
-Geovanni 5 mlg.
-Karagounis 5 mlg.
-Robert 2 mlg.
-Mantorras 6 mlg. (5 + 1 de bónus pelo golo)

10 Comments:

At 12:47 PM, Blogger Diego Armés said...

:)

What can I say?

 
At 6:25 PM, Anonymous Anonymous said...

Guitarrista, andas a dar dianabol aos leitores?

 
At 6:31 PM, Blogger Diego Armés said...

Nope. Ando a vender. E diz-se "frequentadores" no caso em questão. Leitores já é outro nível.

 
At 5:55 PM, Anonymous Anonymous said...

Gostei do comentário da Sonia e dos teus novos vocábulos, mas que termo de dá a um empate 0-1?!?

E ao golpe karateca que não abriu a cabeça do defesa por mera sorte?

 
At 6:40 PM, Blogger Diego Armés said...

Sorte nada, incompetência.

 
At 9:43 PM, Anonymous Anonymous said...

:-)´
Sim, ele deve andar a treinar pouco para quase nunca jogar, depois é o que se vê nem chega aos calcanhares do Petit, ou menos, aos seus pitons.

 
At 7:09 PM, Anonymous Anonymous said...

Vão todos morder a língua. A «Amelinha» marcou o 15º golo, ao Braga, no primeiro minuto de jogo. Boa «Amelinha»

 
At 3:00 PM, Blogger Diego Armés said...

Todos, ponto e vírgula! Se há apologista da Poderosa Amelinha, esse sou eu!

 
At 6:11 PM, Anonymous Anonymous said...

Aí é que te enganas, é um amigo meu, algo andrade por sinal - embora goste do Chelsea e do Barcelona. Vá-se lá saber porquê acha a Amelinha O verdadeiro ponta-de-lança luso

 
At 7:45 PM, Blogger Diego Armés said...

Gostos clubísticos à parte, é uma pessoa de bom senso. Nota-se logo.

 

Post a Comment

<< Home