Homenagem merecida
Académica, Felgueiras, FC Porto, Parma, Lázio e Inter de Milão. Há quem nasça em berço de ouro, como Figo. Há quem seja banhado a talento, como Rui Costa. Há também aqueles de quem nunca ninguém duvida, como Fernando Couto. E depois há os outros que, vivendo constantemente acossados, fazem pela vida e "sobem a pulso, degrau por degrau", em bom futebolês. Sérgio Conceição é um deles - veja-se as equipas que representou, por ordem cronológica, antes do seu ocaso. Nasceu pobre mas vingou. Que tinha talento, sim senhor, tinha algum. Mas o que ele mais tinha era sangue na guelra - talvez demasiado -, uma ambição desmedida, uma vontade de vencer - mais na vida do que no campo - quase paranormal.
Sérgio Conceição sempre foi um cromo, uma figura. Mas jogava à bola e lutava como poucos. Ficará para a história da selecção como "aquele suplente que uma vez foi titular e enxovalhou os alemães". Típico do Sérgio. Podia ser medíocre 90% do tempo, mas aproveitava qualquer nesga para deixar a sua marca, para se fazer notar, para se impor.
Em precoce fim de carreira, Conceição regressou ao FC Porto de Mourinho para tentar a reabilitação na selecção nacional, visto a parca utilidade que tinha na constelação do Internazionale milanês. Mourinho disse que "sim, senhoras" mas que o Sérgio tinha que trabalhar. Ora, o Sérgio trabalhar... Isso já ele fizera durante toda a carreira. Agora era chegada a altura do merecido descanso, da glorificação, a consagração com louros, troféus e euros no seu trono de "tuga typical que subiu a pulso". Resultado: rumou à Bélgica, meses mais tarde, para capitanear e brilhar no Standard de Liége, clube de pergaminhos lá na terra do Preud'homme e do Pfaff, do Wilmots e do Bosman.
Confesso: apesar das inúmeras qualidades de Sérgio Conceição, este é um jogador que nunca me mereceu grande respeito. Bom, nunca... até hoje. Não é todos os dias que se vê um jogador que despe a camisola e a esfrega na fronha do árbitro, com todo o desplante, convicção e indignação. Se foi expulso? Nem esperou para ver: virou as costas ao juiz, à equipa, ao campo, à bola, ao mundo e saiu em passo de corrida.
Bem hajas, Sérgio. Hoje o Dianabol, sítio de proscritos que assenta a sua filosofia na conduta de Abel Xavier, rende-te a merecida homenagem: 10 mlg. para ti.
Não gastes tudo de uma vez só.
21 Comments:
Será que vamos ter de gramar com um regresso em força do Toy à musica, agora que vai abandonar o futebol...?
De facto é uma figura marcante. Um daqueles que fez historia por boas e más razões.
É capaz de ter acabado com a carreira...
Uma personagem especial que merece um estudo detalhado: da carreira de ascensão meteórica à posterior queda repentina, passando pelo mau feitio, a falta de carisma... Um ser diferente com um estádio com o seu nome.
Já nem te estava a reconhecer...
Não é o mesmo que um murro no àrbitro, nem um pontapé no Artur Jorge, mas é mais vulgar pelo que concordo com a nota 10!
Olha, uma cena como a que o Brito fez ao Yustrich (só que este era treinador, mas temível). Muito bem, não é cá fitas como o Caneira.
A vulgaridade sempre foi um dos trunfos do Sérgio. Desculpem, esta homenagem é merecida. Incontestavelmente.
Acho que o João Pereira deve ter um poster do Sérgio Conceição pendurado por cima da cama, lá no quarto de Chelas...
Ora, nado e criado cá na terra - onde se deres duas olhadelas na rua, ves ... Querias o quê, um lorde?
Até eu tenho um poster do Sérgio no meu quarto. E eu vivo na Graça, não vivo em Chelas...
Vives na Graça!
That's what I just said.
Mas pode ser mentira, claro. Podia ter-me lembrado de Marvila, por exemplo.
Ou mesmo da Buraca..
Buraca não é Lisboa, baby. Vocês os da província não percebem nada de cidades...
Quenhe??
E notícias do castigo ao Sérgio Conceição, já há?
Ainda não encontrei nada mas, logo que saiba, digo qualquer coisa.
É ouvido hoje pelo Comité desportivo Belga que vai decidir se há ou não lugar a suspensão (esta decisão é definitiva, ou seja, não há direito a recurso) até que o caso seja apreciado cabalmente pelo comité desportivo que reune a 11 de Abril. Mais não sei.
Ena, obrigado. Se não tivesses essa preferência clubística alternativa, oferecia-te já um contrato de trabalho no Dianabol.
Foi suspenso preventivamente até ao dia 11 de Abril. Aí decidir-se-á qual o castigo definitivo.
Presumo que caso o Serginho se apresente de camisa-padrão-tigresse-aberta-até-ao-quarto-botão terá grandes chances de escapar ileso.
Muito se aprende neste blog. Obrigado.
Post a Comment
<< Home