Monday, January 07, 2008

Luisão, Paredes, Katsouranis e Liedson: ditaduras, anarquias, exílios e revolução

Vive-se o clima de terror na 2ª circular à volta da indisciplina!

Numa semana viu-se mais rebelião nos quartéis do que em toda a década anterior. Novo 25 de Abril em perspectiva?

Não me parece.

Considero que o que se passou entre Luisão e Katsouranis contra o Setúbal foi, até agora, bem resolvido. Camacho fez o que tinha a fazer. Empatou o jogo por causa disso? Não me parece e mesmo que tivesse perdido continuaria a achar que foi a opção que se impunha. Há circunstâncias em que o resultado não é importante.

Não porque os jogadores não possam discutir em campo os seus erros, mas porque não podem deixar de ser equipa; porque em campo tem de haver uma voz de mando mas que tem de ser reconhecida (e quem é adepto de um clube que teve Jorge Costa sabe que é assim). Luisão não o será e muito menos Katsouranis.

Mas então o que se passa? Será o SLB alguma anarquia onde as condições de mando variam ou tem várias “cabeças”. Em campo há um capitão e é a ele que é necessário recorrer perante situações desavindas e não efectuar a auto-gestão de cada erro em campo, de cada momento menos conseguido.

Já não falo da imagem que Luisão tem (e Katsoranis não tem).

Espero que o SLB, que até aqui tem agido bem na questão seja, de facto, um quartel e que dê um castigo exemplar aos dois porque mais vale ganhar dignidade do que um jogo ou dois. Espero também que não os transforme nos bodes expiatórios de uma época mal conseguida e que lhes ponha nos ombros o peso de uma eventual não conquista do título.

Contrariamente a isto, no outro “quartel”, vivem-se tempos estranhos. Um jogador fala, outro desaparece, a equipa joga como se fizesse um favor e… nada.

Nem um suspiro de Paulo Bento, nem um arrufo do Presidente. Liedson jogou pelos ditadores. Não fez grande coisa é certo mas a medida de coloca-lo a jogar (e creio que jogará todas as partidas até o fim do campeonato se não se lesionar numa marcação de penalti!) para que, a pouco e pouco, os adeptos exijam a sua substituição.

Liedson está no ponto de rebuçado para sair. Mas o SCP vive um período de passividade extrema, sem moral, sem horizontes e sem disciplina. Deve ser, de facto, uma ditadura, pois se todos estão descontentes! As entrevistas ao Paulo Bento são disso exemplo. O homem parece que está com a corda no pescoço. Parece que se desatasse a falar só parava quando o microfone explodisse de tanto muco disparado.

Liedson na flash interview depois do jogo do Bessa estava com um ar de quem já não tem paciência para falar do SCP e preferia comentar, sei lá, a relação do Sarkozy ou a que discoteca vou a seguir.

Paredes é um caso de desgoverno total! Veio para jogar e nem no banco está. Não sei se treina muito ou pouco ou se encaixa no que pretendo o Paulo Bento. Está com um ar de “teddy boy” próprio de quem jogou no estrangeiro mas isso não quer dizer nada.

Então para que um jogador tão caro que não se quer? Porque não se corre pelo menos o risco de “expor na montra” a ver se alguém lhe pega? O Jesualdo faz isso com o Cech e o Postiga. Não corre nada bem mas o homem tem margem para fazê-lo e acho que o SCP, neste momento, não tem nada a perder e também o devia fazer.

E somando estas frustrações temos que Luisão não é chamado pelo Dunga. Liedson nem lembrado é. Paredes não é convocado e mesmo Katsouranis já não é primeira escolha na Grécia. E o mercado, à medida que o tempo, passa vai esquecendo-os e daqui a um/dois anos só lhes restará o Dubai. E os sonhos individuais vão sendo gorados e esta frustração leva a que jogadores disparatem.

Cabe aos clubes reporem a ordem porque é preciso lembrar aos jogadores quem paga ao fim do mês e nunca, mas mesmo nunca ficar com um jogador insatisfeito. Mais vale perder dinheiro num jogador e salvar o grupo com um exemplo.

Vinhas

32 Comments:

At 2:03 PM, Blogger jose said...

Muito bem.

 
At 4:08 PM, Blogger Diego Armés said...

Boa. Ia agora dizer precisamente o mesmo.

 
At 4:37 PM, Blogger Helena Henriques said...

Devo admitir que estou a achar isto um bocadinho engraçado.

 
At 6:52 PM, Blogger JNF said...

"e mesmo Katsouranis já não é primeira escolha na Grécia."

FALSO

FALSO

FALSO

FALSO

Katsouranis é TITULARÍSSIMO na selecção grega!

 
At 1:56 AM, Blogger NGSG said...

jnf,

como é que podes dizer que o Katsouranis é titularíssimo na selecção grega se ele até falhou um jogo no apuramento para o euro2008.
Não sei se foi por castigo, lesão ou opção, nem quero saber, o que é certo é que falhou um dos jogos contra a Turquia, vai daí deixou de ser primeira opção para a selecção, como diz o Vinhas.

É que em 12 jogos fazer a mísera quantia de 11...mais curioso ainda é que nesses míseros 11 jogos em que participou apenas somou 990 minutos. Ora, se um jogo tem 90 minutos, 11 vezes 90 dá... errr... 6% do PIB, 6 vezes 18... é fazer as contas.

O Katsouranis realmente não tem sido convocado ultimamente para a selecção grega de curling.

 
At 8:43 AM, Blogger vinhas said...

As minhas desculpas se ofendi os nossos helenicos amigos.
De qualquer modo,para a posição em causa os gregos tem mais opções.
Mas longe de mim querer tirar o valor comercial do grego. Já toda a gente sabe que eu gosto dos golos que ele marca do meio de campo...

 
At 10:57 AM, Blogger Helena Henriques said...

:D Vinhas, tem dias em que és mesmo peste - golo do meio campo... no torneio do Sado :D
Até ele se riu, não sei porquê, mas lembro-me que se riu (vi claramente apesar das lágrimas de riso que tinha). Mas acho-o um jogador interessante. Até o prefiro ao bacoco do Luisão que, andou o jogo todo a apanhar chapéus e depois recramou com o helénico colega. Ah, já agora, se é capitão, não deveria ter maior responsabilidade?

 
At 11:10 AM, Blogger jose said...

Muito bem, Helena. Nem mais. Aquilo não é atitude de capitão. Ou terá o rapazinho tido alguma "crise de rins"?

 
At 12:32 PM, Blogger vinhas said...

O penteado atrapalha as ideias...

 
At 12:50 PM, Blogger jose said...

"A mim não me tocas nem num cabêlo!"

Parece que foi isto que irritou imenso o Katsouranis...

 
At 1:45 PM, Blogger Diego Armés said...

Golos do meio do campo em torneios a feijões?... Nah. Eu prefiro quando ele marca em jogos a sério em antecipação ao Baía, por exemplo. Aliás, o rapaz tem as suas qualidades. O Anderson que o diga.

Vinhas, fica-te bem o texto de paninho quente para depois tentares achincalhar... O grego faz-te confusão - nunca mais me esqueço da teoria dos "pés de barro" quando ele lixou a canela de porcelana do outro. Queres à força que o gajo não preste. Muito bem, só espero que lá pelo escritório do soprano-mor pensem da mesma forma. Vê-lo a jogar pelos teus iria ser desagradável.

 
At 2:01 PM, Blogger NGSG said...

Enganaste-te no rio, não era Sado, era Guadiana.

Vinhas, não é uma questão de ofender "amigos helenicos" ou não, é uma questão de dizer a verdade ou não, mas cada um tem a sua consciencia.

De qualquer modo,para a posição em causa os gregos tem mais opções.
Nem digo o contrário, mas não deixa de ser curioso que com mais opções, o escolhido seja invariavelmente o mesmo. Tambem o folcuporto tem mais opções para a posição do Quaresma, mas isso não implica que joguem.

Essa tua tentativa de "chutar para canto" saiu mais um belo "golo de meio campo".
Já diz o ditado: quem falar sem saber...

 
At 3:07 PM, Blogger JNF said...

Não bastava não perceber de futebol, agora já sabemos que a Geografia não é um forte... :)

Torneio do Guadiana... Não foi aquele que ganhámos este ano contra o Sporting? Pois deve ter sido!

 
At 3:26 PM, Blogger jose said...

Ganharam um troféu? Uau...

 
At 4:31 PM, Blogger Diego Armés said...

Ganhamos ma foi contrao sportém, por isso não conta... Foi para a vitrine das porcelanas chinesas, pratos decorativos e afins.

 
At 4:46 PM, Blogger jose said...

Ah, eu vi logo que não contava...

Podiam era rentabilizar o Katsouranis e pô-lo a limpar o pó das outras taças, com aquela coisa que o gajo usa no pulso...

 
At 5:00 PM, Blogger Helena Henriques said...

Estava a ver que ninguém notava que o rio estava errado, estava até a ficar preocupada por o deserto estar cheio de água. E para perceber de futebol, nada como ser benfiquista, azar o meu - que horror blerrrrggg!

 
At 5:06 PM, Blogger jose said...

É verdade, sabem tuuuudo! Teoria é com eles.

 
At 5:39 PM, Blogger Diego Armés said...

Nah. Teoria é com os tripeiros, que até dos outros sabem. E a Helena só conhece os rios acima do Mondego. E mesmo desses, há um, em especial, que ela preferia nem conhecer...

Quanto ao Katso a limpar o pó, não é mal pensado. E até podíamos rentabilizá-lo melhor: a seguir a limpar a nossa sala, ia tratar da vossa - mais vinte, menos vinte minutos...

 
At 5:44 PM, Blogger jose said...

ahahahahahah

 
At 6:28 PM, Blogger Helena Henriques said...

Einh? Esse rio é móvel, pode perfeitamente instalar-se à beira Tejo, que é para nós descansarmos e vocês terem a oportunidade de apreciar a qualidade da água.
Quanto a limpar o pó, acho mal, as velharias devem ganhar uma certa pátina.

 
At 9:49 AM, Blogger jose said...

Sim, a pátina.

 
At 9:49 AM, Blogger jose said...

Eh, pá, atina...

 
At 12:27 PM, Blogger vinhas said...

Há rios abaixo do Douro!?

Bom o melhor é fazer a mea culpa.

Katsuranis é um bom jogador, fundamental na manobra benfiquista e essencial para explicar os resultados obtidos pelo clube nestas duas ultimas épocas.
Portei-me bem?

 
At 12:36 PM, Blogger vinhas said...

Solicita a re-leitura de " A culpa foi do Anderson" de Novembro de 2006.

 
At 12:39 PM, Blogger Helena Henriques said...

Pátina é bonito, valoriza a dignidade que a idade e a sua história dão ao material. Não sei qual é o vosso problema.

Vinhas, parece que lá para baixo o deserto mete muita água.

 
At 12:45 PM, Blogger jose said...

Denoto um sentido de humor apuradíssimo e saudável por parte da Helena.

 
At 1:38 AM, Blogger Solo_minsk said...

epa se e para manter essa conversa circunscrita de cozinha sempre podiam usar o messenger....era mais rapido....digo eu...

Ou juntarem-se a uma mesa e jogarem umas cartas.

 
At 11:52 AM, Blogger jose said...

Dizes tu...

 
At 1:09 PM, Blogger Helena Henriques said...

Sabes que falar de clubes é deprimente - tirando, talvez, o porto apesar do postiga e do che. Ou se calhar podíamos falar do Setúbal :)

 
At 2:09 PM, Blogger jose said...

Deixa lá, não te incomodes...

 
At 3:24 PM, Blogger Diego Armés said...

Já faziam era um post! Tenho impressão que o pagamento vai começar a ser à peça...

 

Post a Comment

<< Home