O Estado da Nação
Aquele bando de moços que anda ali com a bola- É a equipa a face visível do desgoverno e da falta de liderança actual no Sporting. A instabilidade interna e a falta de confiança fazem do Sporting, neste momento, uma das piores equipas da Liga. Podem-se perder jogos, mas não se pode permitir que a intranquilidade acabe por ter consequências bem para além dos resultados.
O irmão do Vladan – O caso de Stojkovic, como já foi o de Liédson, é revelador do actual momento. Não tenho dúvidas que Stojkovic é o melhor guarda-redes do Sporting. Confesso que inicialmente estava bastante céptico em relação à qualidade do rapaz, pela carga genética que trazia consigo: Ser irmão do Vladan não é propriamente um ‘ISO 9001’. Mas se os ‘genes da baliza’ não são claramente os mesmos (para bem do Vladimir), os ‘genes da estupidez’ demonstram que Vladan e Vladimir são mesmo irmãos. E quase gémeos. Verdadeiros. Não sei qual a intenção da entrevista à ‘A bola’, mas dá-me a sensação que não ganharam muito. Sei apenas que ‘A bola’ esteve perfeito no seu papel de ‘sacana-manipulador-que-se-aproveita-da-estupidez-dos-pobres-de-espírito’. Ou, ‘Abutrismo’ em estado puro. E descobrimos todos porque é que Vladimir-irmão-de-Vladan não se aguenta em nenhum clube mais do que uma temporada.
Aquele bando de moços mais velhos e que usam gravata – Fica a ideia, neste momento, que um melhor controlo das expectativas, logo de início, teria, pelo menos, limitado um pouco a pressão sobre a equipa e sobre a Direcção. Ou se esperavam milagres por Alvalade ou é tudo inconsciente. Se algum fosse da minha terra sabia que ‘quem tem um bote dos chocos não deve querer apanhar bacalhau’. E tinha ouvido dizer que ‘se não atas a malha onde passou a petinga, acaba por passar um cação’. Ou ‘defende os teus, c******!’ Enfim, ter-lhes-ia mais valido um mês na pesca do rapa do que tantos anos na escola…
O Rato - Carlos Freitas era o que tinha o maior alvo na testa e foi precisamente o primeiro a cair. Freitas não foi protegido, como ninguém o é actualmente em Alvalade, mas também não aguentou a pressão. Uma vez que o problema não é (exclusivamente) Freitas, a sua saída pouco mudará e a turba continuará a pedir cabeças. Freitas era a face de uma política de contratações (e desportiva?) caduca e sem futuro quer ele próprio tenha estado ou não de acordo com ela. Podia ter feito melhor? Provavelmente. Mas não é justo olvidar negócios brilhantes em contraponto de algumas opções desastrosas. Freitas é também vítima da actual conjuntura do Sporting. Tal como é culpado de não ter sido capaz, enquanto administrador, de ser parte da solução. E enquanto, sem glória, abandona o cargo pela porta dos fundos, Freitas não evitará que nos recordemos todos da relação entre os ratos e os navios que se estão a afundar.
O PálBente – Caso a conjuntura actual do Sporting não se alterar, PálBente é o senhor que se segue na lista das cabeças a prémio. Acredito, no entanto, que fique até final da época. Duvido apenas que fique até início da próxima.
A esperinha – Partilho a ansiedade e a revolta dos sócios e adeptos. Só não me parece justo que seja dirigida de forma tão hostil contra a equipa técnica e contra os jogadores, os menos culpados das decisões políticas e de gestão desportiva da SAD. Aconselho a trocar insultos e assobios ao Veloso por uma esperinha ao Soares Franco. É só combinar a hora. Podem contar com os meus dedinhos cheios de piretes.
Em Protesto – Se não ganharmos hoje à Académica, deixo de escrever sobre o Sporting. Pelo menos, enquanto me apetecer...
12 Comments:
Remeto-o para um texto de Novembro de Á de Moura Pina que parece claro como a água o porque do momento do SCP.
Falta encontrar a poção mágica, isto é, os sportinguistas que queiram de facto pensar mais no clube do que no seu umbigo.
http://abrasivo.blogs.sapo.pt/27510.html
Um conselho ao treinador encarnado
Disse Camacho: "Os jogadores têm de estar fodidos porque empatámos em casa, mas têm de continuar a trabalhar, porque o Campeonato ainda não acabou" (http://www.ojogo.pt/23-326/artigo681768.asp).
Ainda que a expressão em castelhano possa não ter exactamente a mesma carga que possui em português, percebi o que o ainda treinador encarnado quis significar - mas, no futebol ou fora dele, não basta tentar falar 'à Porto': também é preciso imitá-lo a jogar...
CAA
P.S. Ai se fosse um treinador dos Campeões a dizer uma coisa destas...
P.S. 2 Apesar do Leixões ter sido mais equipa, não restam dúvidas que o amontoado de jogadores que veste de encarnado foi seriamente prejudicado pela arbitragem no jogo de ontem.
O gajo disse mesmo isto?... AHAHAHAHAHAH!! Ganda maloko!
Sugiro que escrevas sobre um dos Vitórias, ou sobre o Real de Madrid, ou sobre a camisola comemorativa do Inter, ou sobre outro assunto da bola, respeito a tua sentida decisão de adepto fulo, mas não deixes de escrever!
Não te preocupes, Helena, enquanto tiver forças para levantar estes dedos cheios de artrites continuarei a mandar bitaites. Ainda tenho o Mercedes para pagar...
Sinceramente, o Soares Franco já me anda a irritar...
Férenc. Férenc, Férenc, Férenc... Repara, tens de estar fodido, porque realmente aquele balde de água fria... enfim. Mas tens de continuar a trabalhar, rapaz. Até porque o campeonato ainda não acabou e parece-me que a probabilidade de a coisa ir de muito mal a muito pior é elevada. Portanto, faz uma espécie de gestão de esforço. Não gastes já todos os impromérios nem expressões de dedo médio.
Exacto, Ferénc, olha que o Diego sabe do que está a falar...;)
E sei mesmo. Há quatro anos e meio que gozo com o sportém. Se notarem, raramente sou muito duro logo em Setembro...
ahahahah, eh pá, tens cá uma lata... és mesmo jodido...
Realmente, tens muitas razões para gozar com o Sporting...
Mas eu não estou a gozar com o sportém. Estou apenas a explicar-te como deves fazer para manter o ritmo de escrita e guardar algumas ofensas para usar lá mais para a frente. Estava apenas a tentar ser prestável... Eu apenas me preocupo com o meu clube. O Depór!
Tem lógica... sei lá.
Post a Comment
<< Home