Esta época acabou. Vamos falar da próxima.
Penso que esta época deixou de ter interesse. Esta monótona. Um tédio. Apesar da luta para saber quem vai a UEFA poder ter ainda alguma animação, acaba por ser coisa pouca. Até os lugares de descida já estão em vias de decisão.
Joga-se mal futebol em 70% dos jogos, adeptos de clubes grandes desesperam-se com as prestações dos seus clubes. Nem os casos de arbitragem geram discussão (em que mundo estamos quando um golo em fora de jogo do Sporting x Porto não desperta sequer uma conversa acalorada! Não. Ninguém se incomodou!).
Quer tudo isto dizer que esta época já acabou. Vamos pois dedicarmo-nos à próxima com a promessa de ser mais excitante e competitiva.
Para já, no próximo ano teremos uma cerveja em lugar de casa de apostas. Já é uma mudança.
A Sagres liga vai trazer-nos novidades. Primeiro, os contratos nos estádios: como vão ser? A Superbock é uma exigência nacional, implantada em nas lojas dos trezentos de comida dos estádios. Como vai a sagres intrometer-se neste negócio? Vão-nos obrigar-nos a bebê-la? Dá desconto nos bilhetes? Isto não baixará o número de adeptos dos estádios. Se eu não gostar de Stout posso ser acusado de racismo?
Enfim, um problema da máxima importância que está a ser descurado por todos os adeptos do país e que deve ser acompanhado com a máxima atenção.
Segundo: a TVI vai continuar a ter o monopólio das transmissões em canal aberto. Lá vamos ter de aturar a seca das transmissões (os comentários já não se ouvem porque tira-se o som) dos 15 jogos do Benfica em casa contra os adversários teoricamente mais fracos a ver se pagam o povoamento do estádio vazio.
E depois a Sport tv a dar os resumos fatiados aos outros canais.
Cabe aqui um parágrafo especial sobre a Sport tv. Sou contra, não tenho, nem nunca terei um canal que monopoliza o futebol. É indigno. O futebol devia ser sempre em canal aberto. Isso sim seria serviço público! Cada canal comprava o seu jogo e a vida seguia. Ou então todos os canais transmitiam o mesmo jogo (não sei se isso é tecnicamente possível, mas adorava ter uma “visão comparada” dos clássicos. Poderia ser o momento mais alto da Comunicação Social portuguesa, melhor do que as visitas do Papa!).
Última nota: todos os jogos da Vitalis deveriam ser transmitidos em diferido nos dias de semana (1ª parte antes da novela, 2ª parte depois). Seriam os momentos de “family share”, passando o prime time para mais tarde, digamos, às 02h00/06h00.
O Domingo Desportivo (sei que o nome não é este, mas como a TVI passa o programa tão tarde e mete tanta publicidade pelo meio que acabo por ver os 30 minutos iniciais e …adormeço. Nunca chego a ver a apresentação do programa, por isso ainda estou com o título do antigo programa) passaria a ser transmitido às 20h de Domingo com os jogos que já tivessem acontecido. Os restantes passariam para o Domingo a seguir, ficando a jornada com uma semana de atraso.
Quanto aos clubes na próxima época, podemos começar a discutir algumas questões:
FCP: Quantos jogadores serão vendidos: dois ou três? No rol das saídas temos Quaresma, P.Assunção, B. Alves, Bosingwa, R. Meireles, Lucho. Conseguirá o Porto 50 milhões em duas vendas?
Com a saída destes como se reforçará o FCP? Prata da casa, jovens estrangeiros promissores?
SCP: Quantos jovens irá P. Bento lançar na próxima época e quantas contratações estranhas fará a SAD? Que cozinhado daí sairá? Resolvido o problema do passivo, poderão os sócios exigir o título? Isso será grave? Não será muita pressão?
SLB: Poderão os sócios remover o principal “empecilho” do clube? Se sim, quem poderá candidatar-se à Presidência, colocando os interesses do clube à frente dos seus? Quem substituirá Camacho? O Prof. Neca? Co Adriaanse? Se for este último, Nelson terá de cortar o cabelo ou ir embora?
Guimarães: Depois de ser delapidado pelos grandes que levarão 2/3 da actual equipa embora, e de serem eliminados na primeira fase da UEFA, como evitar não “bater no fundo” como acontece a estes clubes depois de uma época vitoriosa?
Braga: Conseguiremos nós saber, de facto, quantos jogadores tem o Braga? Poderão eles ter um comportamento normal e contratarem apenas 5/6 jogadores para que a equipa não pareça um hotel?
Com quantos jogadores com mais de 30 anos actuarão na próxima época? (Formula para ganhar o Braga: acelerar nos últimos 15 minutos).
Belenenses: Como fazer para que os azuis de Lisboa possam dar aquele passinho que falta para serem uma grande equipa? Compram-se sócios que cheguem para encher o estádio. O que fazer deste clube ambíguo pelo qual até tenho simpatia mas que nunca vai ser grande porque em Lisboa já há dois galos para um poleiro! Se fosse na América o Belenenses comprava o estádio de Leiria ou Aveiro e criavam o Cruz de Cristo Lis ou o Caravela-Moliceiro.
Setúbal: Até que ponto um atleta pode jogar recebendo pouco com bom resultado? O Setúbal poderá ser a mais promissora equipa do Sul se, ao vender os terrenos e criar um novo estádio saiba manter e desenvolver a sua relação com os sócios e região. O clube “Alentejo” poderá criar uma equipa coesa, mantendo o material humano de que dispõe? Poderá formar jovens se desenvolver a mística? Vá lá, Mourinho, dá uma mão ao Setúbal!
Vinhas
27 Comments:
Vai um desabafo?:)
Posso dizer-te que não é com o Prof. Neca nem com o Co Adriaanse que o Luis Filipe Vieira tem um pré-acordo para a próxima época...
Não! O Couceiro não?!
Quer-me parecer que o Vinhas quer incêndios
Não, também não é o Couceiro...
Meszaros diz lá quem é!Morro de curiosidade...
Não haverá aí um problema de calendário? Não estarás 3 mesitos adiantado?
This comment has been removed by the author.
Não fui eu quem fez o pré-acordo. E parece que já existe há tempo...
"A Superbock é uma exigência nacional, implantada em nas lojas dos trezentos de comida dos estádios. Como vai a sagres intrometer-se neste negócio? Vão-nos obrigar-nos a bebê-la?"
Oh, lá! Oh, lá! Nem leio mais deste texto... mas estão a brincar comigo? Exigência nacional? A Sagres "intrometer-se"? Ó xerife, desca cá ao sul que é para fazermos uma visita guiada... "Obrigar" a beber? Deves pensar que estamos a falar desse detergente made in Leça da Palmeira, de certeza... Antes queria subir a Vigo e beber uma Estrella Galicia.
Ena, o bardo ir a Vigo é histórico!
Bom, acabei por ler o texto todo e vejo que o Vinhas está abalado. Efeitos secundários do Carnaval? Resquícios da cachaça de segunda para terça-feira? Adiante, eu dou uma ajuda.
Em primeiro lugar, em Lisboa não há dois galos para poleiro nenhum em que o Belém pudesse põr a gânfia. Há um clube grande e uma espécie de Vitória de Guimarães, mas às riscas. O resto é paisagem e o Belém é uma instituição de utilidade pública, tal como o jardim (semi) adjacente ou as mesas da sueca e da bisca lambida no Jardim Constantino.
Em segundo lugar, dizer do Setúbal que é o "clube Alentejo" está próximo da ofensa - e eu nem sou setubalense nem alentejano. Mas gosto da geografia bem organizada. É consultar o mapa, se faz favor.
Em terceiro lugar, ver no Guimarães um clube que vai à Europa e depois bate no fundo (ao estilo Paços de Ferreira, Beira-Mar, etc.) é, suponho, falta de informação acerca do passado histórico do clube - provavelmente, a equipa portuguesa com mais "Europa" nas pernas, a seguir aos 2 grandes e ao sportém.
Em último, a para que não haja neste espaço lugar a contra-informação, desinformação, anarquia informativa ou qualquer outro tipo de distorção da realidade através da palavra escrita, aqui fica um Top 5 dos "estádios vazios" de Portugal, para que se constate que o Vinhas não atina com o caminho da verdade quando tenta fazer piadas sobre o Benfica. Ora, cá vai:
Mais adeptos no estádio (2007-2008):
1. Benfica, 378.717
2. FC Porto, 374.607
A diferença é pouca, mas primeiro é primeiro... Lamento.
Top 5 de jogos da Liga 2007-2008:
1. Benfica - FCP, 60.116
2. Benfica - V. Guimarães, 52.464
3. FCP - Sportém, 49.709
4. Benfica - Sportém, 48.222
5. Benfica - Marítimo, 44.312
Esclarecidos? Pronto.
Agora, para os que, ainda assim, tentarem contestar estes números porque "no fim da época é que se vê a média", aqui ficam o link para os dados estatísticos referentes à época anterior:
http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=6291.msg103904
(Leiam todo o texto, é interessante.)
E, por agora, acho que é tudo.
O Vinhas não está abalado:usufrui da tranquilidade!
Quanto à tua resposta, lamento: Lisboa tem dois clubes grandes, quer o teu clubismo aceite ou não. O poleiro (titulo) é só um. De qualquer modo não é guerra minha.
Quanto a Setubal ser um bairro de Lisboa desconhecia. As minhas desculpas.
O Guimarães, se te recordas, não bateu no fundo. Parou na Vitalis e emergiu rapidamente porque é um "enche estádios", coisa absolutamente necessária a uma Liga profissional.
Em último e para que não fiques com dúvidas, as contas são feitas aos rácios de ocupação dos estádios (favor ir ao site da Liga que é fonte oficial!).
Lamento que tenham construido um estádio tão grande para depois não terem como encher a não ser em alguns jogos.
E viva a Super Bock!
Diego, é Leça do Balio e não da Palmeira, isto só para começar... E a Estrella Galicia é uma grande cerveja... E a Super Bock é uma maravilha, comparada com essa cerveja dos colombianos. Hic!
Olha Bardo, o teu confrade benfiquista António Pedro Vasconcelos diz que o Guimarães - Porto é um derby minhoto; ou da província ou assim. Amor com amor se paga ;-)
Viva a superbock :D Vocês arranjam cada discussão tão gira... Eu quanto a isso só tenho grandes objecções à Tagus, aquilo não se faz, e nem quero saber de onde é.
O José, também vir com essas minudências, Balio ou Palmeira. Fogo, se o Porto já vai no Minho, que é que isso interessa?
Viva! Já estamos a discutir a próxima época!
Vinhas, tu concentra-te: Setúbal não é bairro de Lisboa, é tão distrito quanto Braga e, por enquanto, ainda se situa na Estremadura. Daí ao Alentejo é um passo, bem sei. Mas é um passo ainda por dar.
Quanto às Leças, são-me indiferentes. Dá igual, isso sabe a detergente - e viva a Estrella Galícia, grande cerveja, sissenhoras (a minha única recordaçãod e Vigo, tudo o resto se esfumou).
A desculpa dos rácios é interessante, mas não pega. Eu explico para que serve um estádio daquele tamanho: para receber 4 mil selvagens por ano e ter espaço à volta deles. Fora isso, para encher 5 ou 6 vezes por época, duas ou três no campeonato, mais umas quantas nas competições europeias. Não é desperdício, que as cadeiras não comem pão. De resto, temos sempre mais gente no estádio, tal como os números comprovam. Se não, provavelmente o mais produtivo dos estádios até é o Afonso Henriques.
Ah, e quem menosprezou o Guimarães foste tu, no texto, não fui eu.
Sobre poleiros e grandes: dá-me UM exemplo de grandeza do sportém num passado recente (falemos dos últimos 30 anos, vá). O Belém nem entra nestas contas, por favor...
Descansa. Tira uns dias. O Carnaval deixou-te grogue, bolas...
This comment has been removed by the author.
Bem, estavam vocês tão bem a morderem-se um ao outro e tiveram que me vir cá chatear. Então, vamos lá ver o passado recente olhemos de há 10 anos para cá:
SCP:
2 campeonatos (99/00;01/02)
2 taças de Portugal (01/02;06/07)
3 supertaças (99/00;01/02;07/08)
SLB:
1 campeonato (04/05)
1 taça de portugal (03/04)
1 supertaça (05/06)
Ou seja, NA ACTUALIDADE (ou quanto muito, num passado recente), 'o sportém' tem 7 títulos contra 3 d' O MAIOR! Surpreendido ou vens agora com saudosismos sobre o tempo da minha avó?
Tamos conversados. Mas podes continuar com a tua esquizofrenia sobre 'o sportém'. Acho-a gira...
E a ti, Vinhas, convido-te a vir a Setubal para veres se é dormitório de Lisboa ou já é Alentejo. Aproveitamos e até podemos ir comer um peixinho ao Cardador, ali na Fonte Nova. Infelizmente não tem Super Bock, só tem cerveja de homem. Para os miiúdos há frutol...
Acerca de Setubal, finalmente acertamos o passo. Não é Lisboa.Esta fora da muralha.quando falo em Alentejo é uma referencia de outros públicos a conquistar para quem não poderá crescer na zona de Lisboa.
quanto a titulos entre a 2ª circular diego lamento mas correu mal como mostra o Meszaros.
Quanto ao convite para Setubal aceito de bom grado mas beberei Tuborg.
Acho que não percebeste, Vinhas: Aqui só há cerveja de homem! Se queres beber tuborg, parece que vais ter que trazer a geleira...
Vinhas, será que as senhoras, no deserto, só bebem água ou ficam com bigode? ainda por cima no deserto há-de ser calor, sem uma cervejinha é lixado. Meszaros, em Tróia ainda é deserto?
Eu disse 30 ANOS! Acrescentas mais um campeonato e uma taça ao sportém... Ao Benfica nem sei. Mas tudo bem... De qualquer modo, a diferença entre os folcorruptorto e os outros todos é, neste momento, enorme.
Vinhas, a sério, sobre cerveja é melhor ficarmos assim. E Férenc, se falamos de esquizofrenias, o caso do Vinhas com "a Lisboa" e o "fora de Lisboa" é preocupante. Felizmente, Setúbal está a salvo do mal e da fonte da iniquidade, embora não seja "bem" Alentejo...
Se insistes então em falar dos últimos 30 anos, convém utilizar o tempo verbal correcto, tipo: 'O benfica FOI grande' ou 'O Benfica FOI o maior'. Apenas por uma questão de coerência, nada mais.
O Vinhas vai ter que dizer perante toda a blogosfera: 'Eu não sei mais do que um camionista'. Se quiser vir ao peixinho vem na camioneta da carreira senão ainda janta no Samouco. Ou em Alfama, fora das muralhas...
Alfama FICA fora das muralhas... Mas eu tenho de explicar tudo?
Sobre as grandezas, ok, chegámos a um entendimento, pronto. Ainda hei-de escrever sobre o assunto. Um dia.
Tenham medo, muito medo...
:)
Post a Comment
<< Home