Sunday, July 27, 2008

Cadernos do Euro: Dias e noites de Zagreb



Sempre a abrir a noite toda, sempre a rock'n'rolar, parece o lema de Slaven Bilić, o seleccionador croata e guitarrista da banda de heavy metal Rawbaw.
E a Croácia rola a bola o jogo inteiro sempre rockanrolar, do habitual 3-5-2 alterou o esquema táctico para um combativo 4-4-2 e limpou os 9 pontos na fase de grupos. A ferradura parece funcionar - palpita-me é que contra o crescente, não vai chegar.
A Croácia é assim, reconstruiu Dubrovnik em menos de um fósforo, mas isto de ter sido fronteira entre muçulmanos e cristãos tem que se lhe diga. Vislumbram-se milhões de possibilidades e, ora bolas, tropeça-se numa pequena adversidade. Azar, volta-se a cara para a ferradura e as inúmeras possibilidades e toca de recomeçar. Como Dubrovnik. Como Ivan Klasnić, será um milagre da medicina, mas a perseverança do jogador não pode ser ignorada, duplo transplante renal e continuar a ser atleta de alta competição, é obra!
Confesso que não atinjo o que terá o crescente para poder acrescentar à ferradura, quiçá um guarda-redes experiente, ou talvez a velha mania de que Deus é mais Deus que Alá, se vire em ocasiões contra os crentes ou, como os Deuses também consideram a bola redonda, palpita-me que, mais uma vez, isto não vai correr bem à cristandade.
Bilić, toca a tratar do Mundial... sempre a abrir o tempo todo, sempre a rock'n'rolar.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home