Monday, July 21, 2008

A falta que faz o Scolari

Havia de me calhar a Roménia. Ou seja, apanhei o rol das desgraças todas!

Estes gajos chegaram à frente da Holanda na fase de grupos e depois é o que se vê! Já sabemos que o futebol não tem explicação, mas alguma coerência divina calhava bem.

Contrariamente aos checos, metade dos jogadores está na Roménia (o que lhes deveria abrir o apetite para brilharem de forma a arranjar um lugar na emigração); não sendo muito jovens, tinham apenas 3 jogadores com mais de 30 anos. Os romenos são 50% latinos e 50% eslavos o que até poderia ser uma garantia de espectáculo e de qualidade de jogo.

Já sei que ficaram num grupo lixado (?), de onde saiu o campeão. Mas se pensarmos bem, o que jogou a Itália e a França não poderia justificar mais alguma ambição?

O problema foi o receio instintivo de ser a menos cotada. Bastaria terem acreditado um pouco mais em si próprios e provavelmente conseguiriam chegar aos quartos.

O penalti falhado por Mutu expressa aquela sensação de “quase lá” com que se fica em relação a Roménia.

De resto, o raciocínio romeno é um pouco semelhante ao dos checos e croatas: tem tudo para se fazerem a um título mas falta sempre aquela vontade e ambição que justifique o esforço.

Esperava-se algo mais ameaçador, mais ofensivo, enfim, mais Vlad Tepes e não tanto Emil Cioran!

Faltou aqui a visão táctica de um homem como o Conde!

Mas o facto é que quem não joga para a vitória tem enormes probabilidades de perder e no caso da Roménia tanta cautela resultou em nada.

E é este pessimismo entranhado que faz com que as selecções do Leste se esgotem. Portugal tinha o Fado que não nos deixa ganhar nada (mas que permite bons negócios individuais…), os romenos tem um enfado natural pela conquista. Enfim, precisam de contratar o Scolari!

Alguém com um astral para cima, que de futebol perceba pouco mas que faça rezas no balneário, alguém que embirre que quer jogar assim porque quer. Provavelmente não ganharão à mesma! Mas durante uns tempos vão vender muitas bandeiras e ajudarão os têxteis… chineses e pôr os romenos à frente da TV, emocionados com o hino, a beber Bucegi e a acreditar que sim, é possível.


Vinhas

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

<< Home