Thursday, August 21, 2008

Melhor diálogo do fim-de-semana (Especial Pequim 2008)

À sombra de pinheiros bravos, para os lados da Ericeira, a seguir a um veranesco frango de churrasco. E minis.

(A mãe, lendo o Correio da Manhã): ... ai, eu acho isto muito mal...
(Eu, fumando e lendo Paul Auster, com indiferença pela paisagem): O quê?
(A mãe): Isto... da chinezinha.
(Eu): Qual chinezinha?...
(A mãe): Diz aqui que foi assim: uma cantou o hino. Mas não foi essa que apareceu na televisão. Foi outra. Porque a que cantou não era bonita.
(Eu): E a que apareceu?
(A mãe): Ai, a que apareceu era muito bonita. Ó. (mostrando-me a foto. Era bonita, sim.)
(Eu): Então e o que é que está mal?
(A mãe): A discriminação. Então, agora só porque a criança não é bonita, a cara dela não pode aparecer?... Eu acho mal...

(Pausa)

(Eu, expressivamente indagador): Estás a ver as coisas de um ponto-de-vista politicamente correcto.
(A mãe, franzindo os olhos): Ãh?
(Eu): Estás a ver as coisas de um modo moralista, mas não prático. Os chinocas foram directos ao assunto. Fizeram muito bem. Se é da imagem que precisam, escolhem uma miúda com imagem.
(A mãe): Então e a outra, coitadinha... a cantar escondida? Isso faz-se? Se calhar estava lá atrás de um pano qualquer... ou numa arrecadação... ou num balneário... pobrezinha...
(Eu): Continuo a achar que fizeram muito bem... Repara, podes ver as coisas ao contrário.
(A mãe franze mais os olhos... fica algures entre a incredulidade e a incompreensão)
(Eu): Sim... a voz da miúda bonita também não pôde aparecer. Porquê? Porque era feia. Portanto, o critério foi o mesmo. Se uma ficou na arrecadação por causa da imagem feia, a outra ficou sem som por causa da voz que não era bonita. É justo. Igualdade para um, igualdade para todos...

(A mãe folheia o jornal... Parece estar a processar o assunto)

(A mãe fala descomprometidamente, como se não falasse comigo... apenas deixasse assim as ideia no ar; as dela): (Encolhendo os ombros, lambendo o dedo para folhear mais um pouco) ... parvos dos chineses... uma criança já não pode... não pode ser menos bonita... coitadinha... fica logo proíbida de aparecer na televisão... estúpidos... devem achar que são muito bonitos... eles... com aquela pele amarelada... e olhos que vão até às orelhas... olha que trabalho... (para mim) olha, mais uma ourivesaria assaltada... em Odivelas... (para ninguém, novamente) isto está bonito, está... é os chineses, é os ciganos... pff...

1 Comments:

At 10:23 PM, Blogger Bulhão Pato said...

:-D

 

Post a Comment

<< Home